Vale a pena lançar um blog em 2022?

Penso que foi há dois ou três dias que li um comentário no Twitter de alguém que fez um comentário que lançara recentemente um novo blogue. Até hoje, penso que existem formas melhores e mais rápidas de ganhar dinheiro do que ter um blogue. Haverá muitas pessoas que dirão o contrário, mas isso é provavelmente porque o fazem há anos e não pensaram realmente no assunto. Há 17 anos que sou blogueiro.
É importante ter consciência das razões para se querer iniciar um blogue. Para mim, é algo pessoal. Faz parte do meu estilo de vida, é uma forma de meditar e uma espécie de herança para o futuro.
lançar um blog

Saúde mental

Um blog pode ajudar a manter a tua saúde mental. Por vezes temos um “puzzle” que não conseguimos processar. Refletir sobre isso através da escrita ajuda-me muitas vezes a encontrar uma solução para o problema. É uma forma de meditação. Alivia porque tem a possibilidade de pôr um pensamento de lado e não tens de o carregar contigo como um fardo emocional. Está lá, não está perdido, está apenas posto de lado para libertar algum “espaço mental” para poderes dedicar a tua energia a outras questões mais produtivas na altura.
A mim ajuda a manter a minha saúde mental. Estou a ver uma pessoa próxima que está a passar por uma depressão. É uma questão com a qual todos devem estar preocupados e ser proativos a este respeito para evitar cair num buraco quando questões difíceis se acumulam na sua vida são importantes.

Aprender sobre SEO

Especialmente quando somos jovens, temos tempo, mas falta-nos dinheiro, um blogue pode ser uma boa maneira de aprender sobre SEO sem ter de investir num curso.
Aprende-se fazendo. No final, o que pessoalmente me motivou nos meus primeiros anos como blogueiro foi analisar as estatísticas de tráfego e ver o impacto das ações que realizava. Hoje em dia não vou ao Analytics para ver quantas pessoas leram os meus últimos posts, mas, na altura, fazia-o várias vezes por dia.
Tudo sobre SEO pode ser encontrado em vídeos do YouTube, blogs, podcasts, etc. O conteúdo está lá todo. Se não quiseres passar tempo a pesquisar, podes comprar um curso de SEO que te ajudará a obter a informação de uma forma mais estruturada.

Criar uma comunidade

Especialmente se te concentrares num tópico específico e publicares um post que forneça valor dentro do teu nicho com frequência (por exemplo, uma vez por semana), verás que ao longo do tempo haverá leitores recorrentes. Eles irão interagir contigo através de comentários ou nas redes sociais. O LinkedIn e o Twitter são hoje em dia bons canais complementares para conduzir o tráfego para um blogue. Isto faz parte da aprendizagem sobre como construir uma comunidade, mas também te ajudará a gerir melhor as redes sociais. É um dois em um, se assim lhe quiseres chamar. Significa que podes facilmente passar 1-3 horas por dia a promover o teu conteúdo e a interagir com as pessoas que consomem o teu conteúdo dentro e fora do blogue.

Fazer networking

Um blog pode também ajudar a encontrar pessoas com quem vais querer trabalhar a nível empresarial. Podem ser tanto clientes como fornecedores. Isso ajudou-me a criar uma rede de contactos. Também serve como moeda de troca porque tenho algo a oferecer. É verdade que hoje em dia não presto muita atenção às propostas que me são apresentadas. Perdoem-me por não ser recetivo a propostas como “Escreverei um anúncio gratuito para os vossos leitores” ou “Tenho um anúncio por 25 euros para vocês”. Por vezes pode até ser que eu perca oportunidades que podem ser interessantes, mas no final não se pode estar em tudo. Há pessoas com um blog de marketing que as ajuda a ganhar a vida, mas sou eu quem decide se o meu blog vai ou não ser a minha principal fonte de rendimento.
O lançamento de um blogue em 2022 pode fazer sentido se for claro sobre o que procuras e o que vais obter. Para rentabilizar, existem provavelmente outras formas melhores. O YouTube vem à mente rapidamente, embora também seja muito mais difícil do que parece à primeira vista. Posso também pensar em formas mais divertidas de que falo neste blogue. No final, tens de dedicar o teu tempo a coisas que o façam crescer, se quiseres fazer destacar-se. Tudo tem um preço. O sofrimento faz parte disso. As coisas boas não vêm de graça nesta vida.

Deixa o teu comentário