Trabalhar no duro conduz realmente ao sucesso?

Levantar às 4 da manhã, comer saudável, meditar, ler livros, trabalhar 14 horas ou mais por dia de segunda a sábado, etc. Se segues pessoas “bem sucedidas” no YouTube, provavelmente já te terás deparado com todos os conselhos para trabalhar arduamente para ser bem-sucedido mais de uma vez.
Hoje vi um vídeo que me fez esta pergunta: temos mesmo de trabalhar tanto para sermos bem-sucedidos? Afinal o que é o sucesso?
sucesso

O que é o sucesso para ti?

Esta pergunta é a que tens de responder antes de começar. A parte importante é a parte “para ti”. Não se trata do que os vídeos do YouTube definem, que se resume a viajar pelo mundo, casas e carros de luxo, festejar todos os dias, etc.
O sucesso dos outros não tem de ser o mesmo para ti. Para ti, pode ser ter uma família feliz, trabalhar naquilo que amas, correr uma maratona em menos de três horas, etc.
Trabalhar arduamente sem parar pode ser contraproducente se perceberes que queres realmente passar mais tempo com a tua família. Podes já ter sucesso e nem sequer te aperceberes porque aplicaste a definição de sucesso de outra pessoa que não é realmente a tua.

Não existe uma ligação direta entre trabalho árduo e sucesso

Se o sucesso for definido para alguém como alcançar a liberdade financeira, não há ligação direta entre trabalhar arduamente e ganhar dinheiro. Basta olhar para os milhões de pessoas que trabalham toda a vida, mesmo com vários empregos em simultâneo, e mal conseguem cobrir as suas despesas mensais. Se o trabalho árduo fosse suficiente, estas pessoas já estariam num ponto diferente em termos económicos.
Trabalhar arduamente para ganhar dinheiro só funciona se cada minuto investido fizer aumentar a tua probabilidade de ganhar x euros mais em 1–36 meses numa percentagem elevada. Se fores um freelancer e fores bem pago por cada hora investida, a relação é direta. Cada hora investida aproxima-te de um possível objetivo de ganhar x dinheiro no tempo y.
Se és um empresário, a tua aposta é mais insegura. Há algumas empresas que te permitem fazer isto, mas chegar a este ponto não é sequer fácil. Para aqueles que criaram um funil de venda que passa por fazer leads, pode ser o número de vendas diretas que conseguem fazer diariamente. Para alguém que vende no Ebay, é o número de listagens de produtos procurados.

A coisa mais importante

Sempre o disse e repito-o. O importante não é atingir um objetivo distante, mas sim aproveitar as vistas ao longo do caminho. O que muitas pessoas experimentam em primeira mão quando atingem um objetivo que no início da viagem parecia tão difícil de alcançar é que em vez de se sentirem felizes sentem um vazio porque agora já não faz sentido levantarem-se às 4 horas da manhã e trabalharem 14 horas por dia.
Tenho vários objetivos na minha vida que provavelmente nunca irei alcançar. Não me deprime, mas dá-me esperança de continuar a levantar-me diariamente com o desejo de atacar o que tenho à minha frente. A ilusão dura para sempre porque a imaginação pode por vezes ser mais poderosa do que a breve realidade.
Stay tuned.

Deixa o teu comentário