virus de computador

Vírus de Computador: Conheça as Pragas mais Comuns e Aprenda a se Proteger

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog Dicas Dinheiro.

Os vírus de computador são programas maliciosos que visam prejudicar a máquina e o usuário. Bem como os vírus biológicos, esses softwares são capazes de se automultiplicar, espalhando a praga de forma independente para outros computadores.

É difícil encontrar alguém que nunca tenha sido prejudicado por um desses vírus. Entretanto, nem todos sabem que existem vários tipos desses ataques.

Pensando nisso, separamos os 5 vírus mais comuns, para que você possa identificar e proteger a sua máquina. Confira!virus de computador

 Vírus de Arquivo

Esse vírus fica armazenado, bem quietinho, dentro de arquivos executáveis ou programas. Para que ele prejudique a máquina é preciso executar o local onde ele está escondido.

 

Backdoor

Um dos vírus mais perigosos, o backdoor permite que o hacker tenha acesso remoto à sua máquina e sistema sem que você perceba. Assim ele consegue espionar o usuário, gerenciar arquivos, entre outros.

É comum que ele se instale na máquina a partir de downloads e links em e-mails falsos.

 

Alarme Falso

Como o próprio nome sugere, ele cria um alarme falso a respeito de um “perigoso vírus”, assim, fazem com que você instale um programa malicioso no seu computador, disfarçado de “solução”.

Ele também pode fazer com que você dispare um e-mail para a sua lista de contatos, espalhando o “vírus-boato”.

Hacker atacando computadores

Cavalo de Troia

A nomenclatura vem do fato dele ser um “presentinho” que vem junto, escondido, em outros programas baixados na internet que parecem inofensivos. É possível que você nem perceba a sua presença, pois ele fica oculto apenas coletando informações ou controlando o computador de diferentes formas.

 

Vírus de Boot

Um dos primeiros tipos de vírus, ele costumava infectar o computador através do antigo disquete. Na atualidade ele é espalhado por meio de outras mídias físicas, como o pen drive e USB. Ele afeta o disco rígido do computador e pode até impedir a utilização do computador.

 

Como Proteger o seu Computador dos Vírus

Computador protegido contra vírus

Essas são só algumas das ameaças que o seu computador pode sofrer. Todos os dias, milhares de vírus e malwares são criados por criminosos na tentativa de prejudicar e lucrar em cima de usuários desprevenidos.

Por isso, navegar com cuidado, evitando clicar em links duvidosos e fazer apenas downloads de fontes seguras são algumas das precauções.

Contar com um antivírus com proteção à internet, como o Internet Security da Bitdefender, também é essencial, pois é n a rede que a maior parte dos malwares estão.

Gostou de saber mais sobre os tipos de vírus existentes e como se proteger? Deixe o seu comentário!

 

Imagens: Technically Easy, Daily Express, CPO Magazine.

2

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.