SEO para WordPress: Primeiros passos

O meu CMS preferido, como já devem ter verificado é o WordPress, por tudo o que permite fazer sem requerer grandes conhecimentos técnicos, neste caso especifico para fazermos uma optimização do SEO para WordPress. Com o WordPress também é possível optimizar o nosso blog em termos de SEO mais facilmente e assim conseguirmos mais e melhor tráfego (mais visitantes). Por estes motivos vou começar uma série de artigos destinados a identificar alguns truques e técnicas para a optimização para os motores de busca do WordPress e assim obter melhores resultados e rankings nos resultados das pesquisas.

 

Visão geral e primeiros conceitos, no SEO para WordPress

  1. O seu objectivo é competir e sair vitorioso na luta pelas melhores posições de pesquisa com os seus concorrentes, aproximadamente uns 60 milhões de blogs.
  2. Primeiro há que escolher claramente o tema do blog. Escolha cuidadosamente um nicho e tenha em mente que deve conhecer exactamente tudo o que se relaciona com o tema, desde o principal até ao mais periférico.
  3. Saber quem são os seus concorrentes. Saber contra quem irá competir é uma das bases para poder competir. Tenha em mente os pontos fortes do seu tema e contra quem tem de competir em cada ponto.
  4. O primeiro são os visitantes. Deve atrair a atenção das suas visitas para que naveguem pelo conteúdo e permaneçam mais tempo no blog. Tenha sempre em consideração que está a escrever para pessoas. A optimização vem depois.
  5. O tráfego importante é obtido apenas depois de já ter escrito alguns artigos no seu blog. A maior parte do que escrever será para fidelizar e manter o interesse dos seus utilizadores habituais, que são os que o irão ajudar a promover o seu trabalho.
  6. A importância de uma página e o seu ranking nos motores de busca depende da importância e quantidade das ligações que conseguir obter, não pelo design, os comentários ou pela boa escrita. Mas para conseguir esses links tem que ter um bom design, ter o conteúdo bem escrito e obter alguma repercussão. Para conseguir links de qualidade a melhor forma é fazê-lo de forma natural, geralmente através das recomendações de outros webmasters.

Esquema SEO a seguir

Seguiremos quatro pontos importantes para a optimização do nosso blog WordPress:

  1. Optimização do blog
  2. Optimização do conteúdo
  3. Aumentar as visitas e a interacção com o exterior
  4. Conseguir backlinks

SEO para WordPress SEO para WordPress SEO para WordPress SEO para WordPress SEO para WordPress SEO para WordPress SEO para WordPress

Deixa o teu comentário