SEO

SEO para além dos motores de busca tradicionais



SEOUmas das coisas que me dou conta com frequência quando planeio novas estratégias de marketing digital, é que estamos obcecados com o Google e já não vemos mais nada para além dele. Em parte entendo esta situação porque existem imensos negócios que conseguem atingir grande rentabilidade concentrando-se apenas em:

  1. Trabalhar bem o SEO das suas páginas no Google.
  2. Criar campanhas bem segmentadas no Google Adwords.

Mas a verdade é que o SEO continua a diversificar-se e devemos também prestar atenção a outras coisas para além do Google. A questão fundamental que se coloca é a seguinte: Onde é que estão a ser feitas pesquisas relacionadas com o meu produto ou serviço? Sem mais rodeios, estas são as opções que podem ser contempladas para além do Google:

  • SEO para YouTube: Não nos esqueçamos que este é o segundo motor de pesquisa mais utilizado em todo o mundo e continua a subir cada vez mais, havendo a cada dia que passa mais conteúdos online. Para aprender a otimizar correctamente SEO dos teus vídeos, podes seguir este guia para optimização de vídeos no YouTube que aqui coloque recentemente.
  • SEO na Amazon: Aqui há um elemento muito interessante porque buscamos por algo completamente diferente daquilo que pesquisamos normalmente no Google (por exemplo). Aqui procuramos por produtos específicos e é um portal muito orientado para a compra. É cada vez mais interessante fazer SEO dentro deste marketplace.
  • SEO no Ebay: Muito parecido com a Amazon. Os elementos mais importantes são as “reviews”, comentários e o nível de atenção aos usuários.
  • ASO (App Store Optimization): O chamado “SEO para apps”. São tantas as apps já criadas que se torna imprescindível algum SEO na App Store e no Google Play para conseguir alguma rentabilidade na maioria dos projectos.

Como podes ver, o trabalho em SEO tem vindo a deslocar-se também para outras plataformas. Não me despeço sem antes dizer que vais precisar de fazer um estudo de palavras-chave para cada plataforma antes de começar. Talvez te possa ser útil esta ferramenta gratuita, mas se quiseres uma ferramenta mais profissional não deixes de ler esta análise ao Market Samurai.



Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.