seo

SEO – Optimização para motores de busca



SEO” é a sigla de “Search Engine Optimizer”. Trata-se da forma de fazer com que um website apareça nas primeiras posições dentro dos resultados de um motor de busca, em relação a uma série de palavras ou termos.

O “SEO” não tem que ser necessariamente feito pelo webmaster ou o responsável do website, pois este ultimo pode contratar os serviços a terceiros. Existem cada vez mais empresas especializadas em melhorar o posicionamento nos motores de busca, e oferecem ainda ajuda na melhor forma de estruturar os websites, de forma a melhorar a posição de ranking nos motores de busca.

Muitas empresa sabem que aparecer nas primeiras posições dentro dos resultados de pesquisa pode dar-lhes excelentes benefícios Há ocasiões em que o utilizador procura um serviço especifico, e estar na primeira ou na segunda posição poderá significar um cliente ganho ou perdido. Para os utilizadores, o trabalho realizado por um especialista de “SEO” pode ser um investimento recuperado em poucas semanas ou meses.

O “SEO” utilizará diversas técnicas de posicionamento para conseguir bons resultados nas pesquisas. É um grande conhecedor da WWW (os websites da Internet), e principalmente ajudará a conseguir backlinks de qualidade para o seu website, e a reestruturar, nos casos em que haja necessidade, do website e dos seus conteúdos.

É verdade que para obter boas posições nos resultados de pesquisa, há técnicas que são penalizadas pelos motores de busca, e estes podem inclusivamente eliminar dos resultados o website (mesmo que as “infracções” tenham sido cometidas pelo “SEO”). Há que ter muito cuidado com as penalizações, e desconfiar de qualquer “SEO” que se proponha realizar este tipo de técnicas com o seu website.

Se está a pensar em contratar os serviços de um “SEO”, leia detalhadamente estas informações do Google, que lhe proporcionarão uma série de conselhos úteis Não quer dizer que a Google recomende algum “SEO”, pois apenas faz uma série de advertências antes de trabalhar com algum.

A todos o motores de busca interessa-lhes manter a qualidade dos seus resultados, e por isso não estão dispostos a serem enganados por estas técnicas. Além disso, não hesitarão em eliminar (sem aviso) qualquer website que considerem que está a utilizar este tipo de técnicas.

Há ocasiões em que contratar os serviços de um “SEO” não supõe mais do que conseguir uma serie de backlinks e modificar ao de leve os conteúdos ou as URLs das páginas web. Na duvida, comprove quem é realmente a empresa “SEO” que vai contratar , e assegure-se que dispõe de profissionais com amplos conhecimentos do funcionamento e ultimas tendências dos motores de busca, além dos conhecimentos nos campo de webdesign, programação web e marketing na Internet.

Deixe bem claro, e por escrito, quais são os termos do contrato. Indique:

– Os objectivos de posicionamento prometidos (recorde que ninguém pode prometer uma determinada posição dentro dos resultados).

– As palavras de busca para as quais deseja um bom posicionamento.

– Prazos. O processo de posicionamento pode tardar várias semanas, ou mesmo meses.

– As condições que implicaria um hipotético redesign ou reestruturação do website.

– Medidas a tomar em caso de ser penalizado pelo motor de busca.



Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.