SEM – Search Engine Marketing

SEM – Search Engine Marketing



SEM” é a sigla de “Search Engine Marketing” (Marketing em motores de busca). O “SEM engloba muitos mais aspectos de que um trabalho de “SEO” (apenas posicionamento), e trata de tudo o que se relaciona com a promoção e aparição nos motores de busca.

Há que recordar que quase todos o motores de busca (Google, Yahoo, Bing, etc) incluem juntamente com os resultados os chamados “links patrocinados”. Trata-se de anúncios – geralmente de texto – que tratam da mesma temática que as palavras que o utilizador busca, e que o anunciante comprou previamente.

Muitas empresa são incapazes de chegar a todos os potenciais clientes que gostariam, apenas mediante o posicionamento. Assim recorrem a estes “links patrocinados”, os quais são facturados ao clique que o utilizador realiza sobre eles.

O grande avanço destes inovadores sistemas publicitários desenvolvidos pelos motores de busca é que a própria empresa que vende o produto pode gerir as suas campanhas publicitárias. Sem duvida, um expert “SEM” conta com uma larga experiência no sector, e proporcionará ajuda referente a :

1) Em que sistema publicitário anunciar

Actualmente, o sistema mais importante será provavelmente o AdWords, da Google.

O expert em “SEM” assegurar-se-à sobre que produto mais convirá a campanha publicitária, em função dos motores de busca nos quais o seu produto possa ter maior impacto.

2) Em que websites anunciar

Além disso, o AdWords dispõe de uma rede de afiliados (portais, e websites de diferentes temas) onde é possível inserir publicidade contextual (em função do conteúdo de que trate cada página web). Consulte o profissional “SEM” se achar conveniente a sua campanha publicitária a aparecer nestes sites.

3) Que palavras “comprar”

Um expert em “SEM” tem experiência das palavras a “comprar” numa determinada campanha publicitária nos motores de busca, pois existem inúmeros termos que poderão atrair visitantes que não sejam potenciais clientes.

Por exemplo, se uma empresa que vende planos de pensões online compra a palavra “pensões”, poderão aceder ao seu website utilizadores que procuravam informação sobre pensões para alojamento durante as férias. Neste caso o melhor teria sido comprar o termo “plano de pensões”.

4) Com que pressupostos contar

As tarifas dos sistemas publicitários dos motores de busca são estabelecidas através de “pagamento por clique” (PPC), ou seja apenas se paga quando o utilizador clica no anúncio. Além disso, o valor a pagar e a posição do anuncio dentro dos resultados de busca é determinada através de um sistema de licitação que requer alguma prática.

O expert em “SEM” ajudará a determinar que preço deverá pagar, assim como qual é o pressuposto sobre o qual deve ser feita cada campanha em função das suas necessidades.

5) Que textos escolher

Grande parte do êxito de uma campanha publicitária está no texto dos anúncios Além de chamar a atenção de muitos mais utilizadores (o que suporá mais clientes potenciais), em alguns casos (AdWords) também será suposto um melhor posicionamento dentro do grupo dos “links patrocinados”. Este sistema “premeia” os anúncios que têm melhor percentagem de cliques com melhores posições, e castiga os que não conseguem chamar a atenção do utilizador inclusivamente com a eliminação dentro de determinadas buscas.

O profissional de “SEM” ajudará a redigir e a optimizar o texto que, em muitos casos, não superará os 100 caracteres.

6) Que segmentação utilizar

Alguns dos sistemas publicitários em motores de busca são capazes de segmentar os anúncios em função da localização geográfica do utilizador, ou do idioma em que é feita a busca.

Talvez lhe interesse mostrar a sua publicidade apenas aos que realizam buscas na mesma região onde se encontra o seu negócio, ou situados dentro de um raio de 50 km.



Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.