facebook

Qual o melhor dia e hora para publicar no Facebook?



Qual o melhor dia e hora para publicar no Facebook? Esta é uma das perguntas que mais vezes é feita por quem realiza campanhas no Facebook. É importante saber a que horas uma publicação irá gerar mais impressões, porque disso irá depender o facto da mensagem atingir ou não o publico alvo, tal como a quantidade de interacções dos usuários com a publicação.
Como até ao momento não existe muita informação sobre este assunto, usamos a intuição no sentido de analisar os hábitos dos nossos visitantes, da mesma forma que usamos as ferramentas de outras plataformas, mas torna-se rapidamente obvio que os usuários de comportam de forma distinta num site e numa rede social. No final, fazendo uma tabela em Excel com as publicações e a quantidade de impressões acumuladas, foi possível estabelecer um padrão acerca de quais são as horas mais indicadas para publicar no Facebook.
A semana passada, uma empresa americana chamada Vitrue publicou um estudo, realizado durante 3 anos, onde foram investigadas precisamente as melhores horas para publicar no Facebook e como varia o comportamento do usuário ao longo dos dias da semana.
Quem quiser fazer download do estudo, pode-o fazer neste link (em inglês).
Embora estes dados sejam referentes aos EUA, na minha opinião existem alguns dados que podemos extrapolar para a Europa.
As conclusões mais interessantes deste estudo são os seguintes:
– As publicações feitas da parte da manhã são as que geram uma maior quantidade de comentários e de interacções. As publicações feitas durante a parte da manhã tiveram uma participação 39,7% mais alta do que as feitas à tarde. Em princípio, isto será devido ao facto das publicações feitas de manhã serem mais escassas, pelo que estão em destaque durante mais tempo, ganhando assim maior visibilidade. No entanto, se forem feitas muitas publicações durante a manhã, pelo contrário, reduz-se a visibilidade e a interacção dos usuários.
facebook– Há 3 picos de actividade no Facebook durante os dias da semana: pelas 11h, pelas 15h e pelas 20h
facebookfacebook– Quando há menos actividade é aos domingos, entre as 14h e as 18h
– Parece que o dia da semana, onde acontecem mais comentários e interacções, é às quartas-feiras, seguido das terças-feiras, das quintas-feiras.
Pessoalmente, penso que é preciso analisar com prudência estes dados e as conclusões do estudo. No entanto, devo reconhecer que corresponde bastante com o que posso observar diariamente nas campanhas feitas no Facebook, e certamente permitirá a todos ter um termo de comparação em relação às suas próprias campanhas.
Recomendo a leitura completa deste estudo para entender a metodologia do mesmo e o porquê de terem chegado a estas conclusões.
O que te parece? Estás de acordo com as conclusões do estudo?



Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.