como ganhar dinheiro com blogue

Qual a altura certa para começar a ganhar dinheiro com o meu blogue?



Ganhar dinheiro com um blogue é um efeito secundário muito agradável para todos quantos se dão conta que o seu passatempo pode-se transformar numa boa fonte de rendimentos. Mas para se conseguir melhores resultados não devemos começar a monetizá-lo logo a partir do primeiro dia.

A grande maioria dos blogueiros não começa um blogue com o objectivo de ganhar dinheiro. A principal motivação é partilhar uma paixão por algo e colocar à disposição dos leitores os seus conhecimentos através dos artigos sem esperar nada em troca.

Com o tempo vão-se dando conta que as visitas aumentaram. De repente há empresas que mostram interesse em anunciar no blogue. Muitos blogueiros são tentados a começar imediatamente a monetizar o seu blogue mas não sabem muito bem como o fazer. Será que os leitores irão levar a mal ou será mesmo o momento certo para o fazer?

como ganhar dinheiro com blogue

Vantagens de não ter publicidade no blogue

Monetizar um blogue é uma opção, mas também há algumas vantagens de não incluir anúncios publicitários demasiado cedo. A publicidade num blogue pode prejudicar os leitores se não for bem feita. Quando lançares um blogue novo não é recomendável colocar publicidade logo a partir do primeiro dia.

  • Maior credibilidade do blogueiro: pode haver conflitos de interesse entre a opinião do blogueiro e aquilo que ele pensa sobre um anunciante. Podem surgir dúvidas sobre uma opinião positiva acerca de um produto. Será que é uma opinião realmente honesta, uma vez que a marca está a patrocinar o blogue ao mesmo tempo?
  • Carregamento mais rápido do site: incluir qualquer tipo de anúncios pode tornar mais lenta a velocidade de carregamento do blogue. A publicidade surge através de um código que faz uma chamada para outro servidor. Em função do carregamento teu site e no caso de haver picos de tráfego (ou da própria empresa de alojamento), pode haver casos extremos de levar vários segundos até serem apresentados os conteúdos.
  • Mais backlinks: os backlinks ou referências em outros blogues são o maior prémio e reconhecimento na Internet. Outros blogueiros costumam evitar colocar ligações para outros blogues se estes tiverem publicidade, mesmo quando gostam dos conteúdos.

 

Como saber se é uma boa altura para começar a incluir publicidade

Não é muito complicado começar a ganhar dinheiro com um blogue sem incomodar demasiado os leitores. É perfeitamente compreensível que com o passar do tempo também queiras ganhar alguma coisa com o teu trabalho, desde que sejam os artigos e não os anúncios o principal conteúdo no blogue.

  1. Ofertas de anunciantes: se és contactado por um anunciante para colocar publicidade no teu blogue isso é um bom sinal. O aparecimento de interessados em colocar publicidade é a altura perfeita para começar a rentabilizar um blogue. A oferta de campanhas com vários modelos publicitários ou a simples publicação de notas de imprensa não costumam ser oferecidos a blogues criados há pouco tempo. Mas quando começam a aparecer anunciantes dispostos a pagar-te 50-100 euros por mês para ter um banner, então porquê dizer que não?
  2. Número mínimo de visitas: não esperes milagres de início. Se tens poucas visitas não faz muito sentido colocar publicidade, como por exemplo o Google Adsense. A partir de umas 1.000 visitas por dia pode-se receber aproximadamente 50 euros por mês. O que ganhas pode variar muito em função da principal temática abordada no blogue.
  3. Massa crítica de artigos publicados: ter um blogue apenas para ganhar dinheiro vê-se também reflectido no número de artigos publicados no blogue. Até teres pelo menos uns 100 artigos criados não faz muito sentido colocar publicidade. O leitor não gosta de ter a sensação que a principal preocupação de um blogueiro é ganhar dinheiro.
  4. Novo design do blogue: um novo design para o blogue pode ser uma boa altura para incluir publicidade, caso estejam cumpridos os critérios mencionados anteriormente. Poucos têm em conta que um template engloba também os espaços publicitários. Visto que não se tem em conta desde o princípio a introdução de banners publicitários, isso pode estragar bastante a aparência visual de um blogue. Se mudares de template, essa também poderá ser uma boa altura para começar a monetizar o teu blogue.
  5. 5. Promoção de produtos próprios: um leitor aceita sem grandes problemas a inclusão de publicidade e autopromoção do próprio blogueiro. Isso pode até ser visto como um valor acrescentado se estivermos a fornecer algo que o leitor precisa.

É um pouco complicado encontrar o momento perfeito para incluir anúncios num blogue. Mas também há muitos blogueiros que o fazem logo desde o primeiro dia e que com o tempo conseguem igualmente bons resultados.

As visitas ou ofertas de anunciantes podem até ser uma boa orientação. Para cumprir a maioria destes critérios é normal que passe mais de 1 ano. Não esperes milagres do teu blogue logo no início. Ele é ainda um bebé e é preciso dar-lhe tempo para crescer e evoluir.

Quais são os teus conselhos para encontrar o momento certo para monetizar um blogue?



Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.