palavras-chave

Porque não devemos olhar apenas para o número de pesquisas mensais



Quantas pesquisas mensais deveria ter uma determinada palavra-chave para a considerarmos em SEO? Isto é uma das perguntas mais frequentes feitas pelos proprietários de lojas online. A resposta pode variar, mas nunca será totalmente correcta. Na realidade, o erro começa logo com uma questão equivocada.

Esta é uma situação que inicialmente não é muito evidente. À priori parece ser de senso comum, até porque uma vez posicionada no top 10 do Google, mais tráfego deveria significar mais vendas. Vamos ver alguns pormenores para além do volume de buscas que também é preciso ter em conta na escolha das palavras-chave.

pesquisas mensais

Há mais concorrência nas palavras-chave com mais volume de pesquisas

Isto é evidente, quanto maior for o volume de pesquisas mensais, mais concorrência irás encontrar pelo caminho. Em alguns nichos será mesmo necessário investir alguns anos de esforço, sem nunca haver uma garantia de sucesso.

 

Nunca irás ter 100% das visitas

O facto de haver 10.000 pesquisas mensais para uma determinada palavra-chave significa que no melhor dos casos apenas irás conseguir transformar 35 a 40% dessas pesquisas em visitas no teu site. Isto é a média aproximada que um site na primeira posição dos motores de busca irá conseguir ter.

 

Concentra-te em palavras-chave comerciais

Nem todas as palavras-chave têm a mesma taxa de conversão. A palavra “marketing” pode ter um volume alto de pesquisas mensais, mas não tem qualquer utilidade comercial. “Marketing de conteúdos” é um pouco melhor, mas também não tem muito potencial. “Consultor de marketing de conteúdos”, por outro lado, é a palavra-chave que provavelmente tem menos tráfego, mas a nível comercial é a mais atraente. As keywords com mais de duas palavras costumam ter, de uma forma geral, uma taxa de conversão mais elevada.

palavras-chave

Estabilidade de pesquisas durante todo o ano

Consoante a ferramenta utilizada para fazer a análise das palavras-chave, há que ter cuidado porque poderá calcular apenas a média mensal baseada no total anual. Muitas vezes há uma pesquisa fortemente sazonal por trás de uma determinada keyword (p.ex. “esquiar” ou ”Halloween”). É preciso identificar quais são as palavras-chave que têm uma distribuição equitativa ao longo do ano.

O ideal é concentrarmo-nos em Quick Wins. Isso significa identificar as palavras com potencial comercial e com um nível de concorrência moderado. São essas palavras que ajudam a captar tráfego de forma mais fácil e rápida para a tua loja online.

Para além de uma boa escolha de palavras-chave, há que incluir vídeos, fotos, mapas, noticias, etc., ou qualquer outro tipo de conteúdos que façam sentido para o teu negócio. Desta forma, iremos conseguir ter mais pontos de contacto no top do Google, aumentar as possibilidades de alguém clicar em algum dos nossos resultados e consequentemente ter visitas no nosso e-commerce.



Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.