Pagerank

Pagerank



PageRank (PR) é um valor numérico que representa a importância que uma página web tem na Internet. O Google tem uma ideia de que quando uma página coloca um link para outra, que é feito um voto para esta ultima.

Quantos mais votos tenha uma página, será considerada mais importante para o Google. Além disso, a importância da página que emite o seu voto também determina o peso deste voto. Desta forma, o Google calcula a importância de uma pagina graças aos votos que recebe, tendo em conta também a importância de cada página que emite o voto.

O PageRank (desenvolvido pelos fundadores Larry Page e Sergey Brin) é a forma que o Google tem de decidir qual a importância de uma página. É um dado valioso, porque é um dos factores que determinam a posição que irá ter uma página dentro dos resultados de uma pesquisa. Não é o único factor utilizado pelo Google para classificar páginas, mas será certamente um dos mais importantes.

Há que ter em conta que nem todos os links são tidos em conta pelo Google. Por exemplo, são filtrados e descartados todos os links de páginas dedicadas exclusivamente a colocar links (chamadas de “link farms”).

Além disso, o Google admite que uma página não pode controlar os links que apontam para ela, mas sim que pode controlar os links que são colocados para outras páginas. Por isso, links de outras páginas não podem prejudicar, mas pelo contrário os links que sejam colocados para websites penalizados já podem ser prejudiciais para o Pagerank.

Se um website tiver PR0, geralmente é uma página penalizada, e seria pouco inteligente colocar um link para ela.

Uma maneira de conhecer o Pagerank de uma página é fazendo download da barra de pesquisa do Google (apenas disponível para Internet Explorer da MS). Aparece uma barra que mostra a verde o valor de Pagerank numa escala de 1 a 10. Websites com PR10 serão por exemplo a Yahoo!, a MicrosoftAdobeMacromedia, ou a própriaGoogle.

O algoritmo que determina o Pagerank foi patenteado nos Estados Unidos no dia 8 de Janeiro de 1998, por Larry Page. O titulo original é “Method for node ranking in a linked database”, e foi-lhe atribuído o número de patente 6,285,999.

NOTA IMPORTANTE: PageRankTM é uma marca comercial de Google Inc.

 



2 Comentários

  1. Edgar Costa
    Dezembro 7, 2012
  2. Ana Silva
    Julho 24, 2013

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.