ganhar dinheiro na Internet

Os nichos mais rentáveis para ganhar dinheiro na Internet



ganhar dinheiro na Internet

Quando se é já um blogueiro com alguns anos de experiência, podemos observar certas tendências e perguntas que estão constantemente a surgir.

A pergunta mais comum delas é: “Como posso encontrar o melhor nicho ou o mais rentável para ganhar dinheiro na Internet?”

De uma forma geral, o cérebro de muitas destas pessoas até fica a arder de tanto tentarem encontrar uma resposta para esta questão.

Usam ferramentas muito úteis (se forem bem usadas) como o Market Samurai para investigar os backlinks da concorrência (sim, é possível fazer isso!) e ver se existe alguma possibilidade de melhorar o seu blogue e passar à frente dos outros.

Mas embora estes métodos tenham as suas virtudes, há algo que está a faltar. Alguma coisa não está bem.

Neste artigo, quero falar sobre isso, ou seja, quais são os nichos mais rentáveis para ganhar dinheiro na Internet.

Espero que leias este artigo até ao final porque pode poupar-te muito tempo, dinheiro e sofrimento.

 

Como encontrar os nichos mais rentáveis para ganhar dinheiro

Ao longo dos anos em que tenho tentado ser blogueiro, tenho notado um facto curioso. Como blogueiros, é difícil fazer funcionar um blogue sobre uma temática que não nos interessa ou do qual nem sequer gostamos muito.

Porquê?

Porque não nos interessa o suficiente de forma a podermos escrever diariamente sobre esse tema. Cada vez que o administramos aborrece-nos e por isso acaba por se tornar uma tarefa chata, de tal forma que o mais provável será o blogue acabar abandonado.

 

Tipos de motivação

Um aspecto importante a trabalhar antes de iniciar um blogue é a motivação de cada um para blogar. É preciso descobrir o que te motiva e inspira a seguir em frente. De seguida podemos ver os 2 tipos de motivação que existem:

  • Motivação Intrínseca: Este é o tipo de motivação onde fazes as coisas simplesmente porque gostas. Exemplo: Andar de bicicleta porque é agradável dar um passeio, ao contrário do que acontece quando andamos de bicicleta para perder peso.
  • Motivação Extrínseca: É quando fazes algo motivado por um benefício externo que irás conseguir no futuro. Exemplo: Criar um blogue sobre um nicho que não te agrada, apenas porque esperas ganhar dinheiro com ele.

Naturalmente que as motivações intrínsecas são as mais poderosas.

 

Lição:

Não comeces nenhum projecto se não gostas do tema ou não te agrada o trabalho que isso envolve. Vais estar a torturar-te a ti mesmo, e isso não permitir-te dar o melhor de ti, impedindo-te de alcançar as tuas metas.

 

As motivações intrínsecas e a rentabilidade

Uma característica importante que tenho notado é que as pessoas que costumam ter sucesso com os seus blogues são aquelas que realmente gostam do que estão a fazer e que têm prazer em falar sobre um tema de forma surpreendente.

Alguns deles têm blogues sobre nichos que para mim podem ser aborrecidos, e que aparentemente não são rentáveis, mas a verdade é que conseguem ganhar muito dinheiro assim. Porquê? Porque gostam realmente do que estão a fazer, e os seus leitores confiam nas suas opiniões a ponto de comprarem produtos sugeridos por eles.

Não é preciso ter um blogue com muitas visitas e pouca concorrência. É possível ter um blogue num nicho mais competitivo e com menos visitas, mas mesmo assim ganhar mais dinheiro do que através de um blogue com muitas visitas.

 

Então qual é o nicho mais rentável para ganhar dinheiro?

De seguida apresento alguns dos nichos que de uma forma geral podem ser mais rentáveis, de acordo com as estatísticas e os rendimentos do Adsense ou de programas de afiliados:

  • Cartões de Crédito
  • Finanças
  • Tecnologia
  • Telemóveis (Celulares)
  • Jogos
  • Entre outros

No entanto duvido muito que estes nichos possam ser rentáveis para ti. E porquê?

Porque os nichos que vão ser mais rentáveis para ti são os nichos com temas que te agradam. E se o nicho ainda por cima te motivar interiormente, irás conseguir manter-te activo mesmo quando pensas que já não podes dar mais.

 

Esclarecendo um mito: Blogues sobre “Aprender a ganhar dinheiro na Internet”

Sei que muitos pensam que os blogues sobre marketing digital e aprender a ganhar dinheiro com blogues são os que mais dinheiro dão a ganhar aos seus autores, mas infelizmente isso está muito longe da realidade.

Os blogues sobre marketing e aprender a ganhar dinheiro geram em média 80% dos seus rendimentos de forma indirecta, vendendo produtos ou serviços relacionados com a temática.

Mas este tipo de rendimento é possível de obter em qualquer outro nicho. Apenas é preciso encontrar ou criar um produto ou serviço relacionado, e oferecê-lo aos visitantes do blogue.

 

Conclusão

Nunca penses que o nicho mais rentável é aquele onde há menos concorrência, ou que é o mais popular, ou porque simplesmente as estatísticas assim o dizem.

O nicho mais rentável será sempre aquele que realmente te apaixone, a ponto de nunca te aborreceres de escrever novos artigos. Apenas assim é possível conseguir chegar mais longe.

Em primeiro lugar, o teu público vai notar se tens ou não uma verdadeira paixão sobre o tema que estás a escrever. Em segundo lugar, se tiveres interesse e paixão suficientes sobre o tema, mesmo se não conseguires atingir os resultados esperados, certamente que não te irás aborrecer, e sobretudo, poderás ter prazer naquilo que fazes.

Se não gostares do que estás a fazer, podes até mesmo ter algum sucesso a curto prazo, mas a longo prazo é que se mede o sucesso de um blogue, e somente com paixão pelo tema é que podes continuar a escrever no teu blogue e conseguir realmente ganhar dinheiro na Internet.

Imagem @Will Lion



Um comentário

  1. Tiago
    Julho 8, 2015

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.