seo

O SEO não é a solução para todos os problemas



seoSerá que sabemos ou estamos a aproveitar ao máximo cada visitante que chega ao nosso website, quer seja um blogue ou um e-commerce? Aparentemente há muita gente obcecada com o tema do SEO mas não fez os trabalhos de casa.

A chave não está apenas em atrair trafego, apesar de ser muito importante, mas no valor que somos capazes de criar.

O SEO morreu, viva o SEO. O SEO é importante, claro, mas não é assim tanto se não fizermos o básico antes de nos dedicarmos a fundo a ele.

Por isso, deixo aqui algumas das chaves sobre que é preciso ter em conta para atrair tráfego a um website antes de nos concentrarmos numa estratégia de posicionamento.

 

A primeira impressão: os primeiros dois segundos são essenciais

É um ponto essencial ter um website ordenado, com um bom design e conteúdos bem estruturados. Quando um visitante chega ao nosso site proveniente de uma ligação (backlink) ou do Google, toma uma decisão logo nos primeiros 1-2 segundos se vai continuar a ler e a pesquisar. Por essa razão, é um ponto essencial criar uma boa primeira impressão aos visitantes. Para além de um desenho limpo e atraente, os conteúdos que o usuário procura devem estar bem estruturados e organizados. A usabilidade do website é um factor essencial para o sucesso.

 

Aumenta as vendas: optimização com Landing Pages

Isto é algo muito importante quando queres vender um produto ou serviço. Existem muitos especialistas em design de landing pages e templates à venda já prontos a usar. Os resultados entre diferentes versões de landing pages podem ter grandes variações, comparando com o facto de não se ter uma página específica com um objectivo claro e bem definido.

Imaginemos o potencial da optimização de uma landing page em comparação com os esforços necessário para atrair mais tráfego através do trabalho de SEO.

 

Recomendação de terceiros: O teu website é viral?

As recomendações feitas por terceiros ajudam a aumentar o alcance e a conseguir potenciais clientes. A arte de criação de uma página não está somente em conseguir que os usuários realizem determinadas acções quando visitam o nosso site. Existe um potencial enorme através das recomendações que estes visitantes podem fazer aos seus amigos, colegas de trabalho e conhecidos.

 

Marketing Indirecto: Valor acrescido em forma de conteúdo no blog

Uma estratégia de venda ou a realização de uma determinada acção imediata não é necessariamente a melhor solução. É preciso criar uma relação de confiança através de conteúdos que interessem verdadeiramente aos visitantes.

Tens de te conseguir posicionar como um líder de opinião e especialista na tua área. Isto pode ser conseguido com informação onde se demonstre que sabes o que estás a dizer ou a comunicar.

Esta estratégia de marketing indirecto pode não dar origem a vendas rápidas e imediatas, mas irá ajudar a fomentar a viralidade e recomendações por terceiros.

Quem conseguir dominar bem estes temas está a realizar um bom SEO indirecto: conteúdos de qualidade com palavras-chave, páginas bem estruturadas, ligações internas e externas com mais informações, etc.

O valor que fornecemos aos visitantes das nossas páginas devia ser o nosso maior objectivo. Tudo o resto são efeitos colaterais! 😉



Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.