aprender seo

O que podemos aprender sobre SEO com a Wikipédia



aprender seoUm bom SEO é um bom copiador. Costuma analisar a concorrência, copiar a estratégia, e se for possível aumentar os seus conhecimentos. Há quem saiba muito mais sobre SEO do que eu, pelo que provavelmente haverá ainda muito mais a dizer sobre este tema.

Certamente que já reparaste que quando pesquisas alguma coisa no Google vais dar quase sempre à Wikipédia. É indiferente o tema. Acabamos quase sempre por lá ir parar. Sabes porquê? É simples: porque o Google gosta da Wikipédia.

Dado que os SEOs são bons a copiar, também tomam como referência a Wikipédia para ajudar a posicionar as suas páginas. Qualquer um deles te daria provavelmente estes mesmos conselhos.

 

Conteúdos da actualidade, de qualidade e relevantes

Por fim sabemos de forma oficial quais são os 3 principais factores para rankear no Google. Juntamente com os backlinks, os conteúdos lideram este trio mágico. A Wikipédia é um meio criado de forma colaborativa com pessoas que fornecem os seus conhecimentos e tempo de forma desinteressada.

De uma forma geral, o conteúdo é sujeito a várias revisões e alterações, pelo que é sempre actual e relevante. Ambos os factores são muito importantes para o Google.

Também existe um controlo exaustivo para que ninguém possa colocar ligações para os seus projectos com o objectivo de conseguir tráfego ou conseguir backlinks para o seu website.

Lição sobre SEO: actualiza com frequência conteúdos existentes. O Google gosta de páginas que não se centram unicamente em fornecer conteúdos de qualidade, mas também que se preocupam com o factor actualidade. Há muitos proprietários de páginas que passaram a ocultar as datas de publicação dos seus artigos. Isto não será suficiente para melhorar os rankings se não for acompanhado de uma ampliação e/ou modificação de um artigo publicado anteriormente.

wikipedia

Uma estrutura cómoda de navegar para uma melhor experiência do usuário

Se já passaste algum tempo a navegar pela Wikipédia provavelmente já reparaste que a navegação é muito cómoda e intuitiva. É por isso que o usuário pode ler um conteúdo e passar imediatamente para o seguinte. O facto do tempo passado a ler os conteúdos (duração média da sessão) e das páginas vistas por usuário serem elevados (p.ex. >2-3) envia um sinal positivo ao Google. Estes são indicadores que demonstram que a experiência do usuário está a ser positiva. Este é um ponto fulcral para os motores de busca. No caso de alguém fazer uma pesquisa e acabar decepcionado com a qualidade do conteúdo “recomendado” pelo Google torna as alternativas (p.ex. o Bing) mais relevantes. Mas enquanto o Google puder garantir que mostra conteúdos relevantes não terá de se preocupar em perder usuários para a concorrência.

Lição sobre SEO: põe o usuário no centro das atenções. Tanto as ligações internas como a integração de um índice no início de um artigo facilitam a navegação. Este é um plugin do WordPress que recomendo para o efeito e foi o que comecei a utilizar há já algum tempo neste mesmo blogue.

seo

Uso de ligações internas e externas

As ligações não servem apenas para uma navegação mais cómoda. São também essenciais para mostrar ao Google onde se encontram os nossos conteúdos mais relevantes. Tudo isto é o que designamos por SEO Onpage. Trata-se basicamente de utilizar a inércia de uma página para concentrar a força e autoridade nas páginas que nos interessa mais destacar. Uma das chaves está também na variação das palavras-chave dentro do anchor text sem abusar demasiado do termo que queremos empurrar em direcção ao top 10 do Google.

Pode surpreender o facto de o Google não analisar somente a estrutura de ligações internas mas também valorizar de forma positiva o tipo e a qualidade das ligações. O Google quer ver se és um “expert” na tua área de conhecimento pelo que as referências a websites com autoridade são também muito importantes para ganhar visibilidade.

Lição sobre SEO: não sejas avarento a fazer uso de ligações externas no teu website. Não te preocupes tanto pelo facto do usuário sair do teu website ou poderes perder link juice. O Google valoriza positivamente as referências a páginas de qualidade. É normal os meios digitais mais conhecidos colocarem ligações para a Wikipédia como forma de mostrar ao Google que estão ligados a páginas com autoridade. Quando colocares ligações internas não abuses do anchor text da palavra-chave central. É bom e recomendável variar e fazer uso de sinónimos para que tudo pareça mais natural.

Copiar é uma boa estratégia para começar no SEO. Mas fazer o mesmo que a Wikipédia não é garantia para conseguir chegar às primeiras posições nas SERPS. Existem centenas de factores envolvidos neste processo, pelo que nunca podemos ter a certeza sobre o resultado final. O SEO tanto pode ser uma disciplina técnica como uma arte, mas em ambos os casos isso passa por fazer experiências e aprender com os erros. Os melhores marketeers investem centenas de horas e cometem imensos erros antes de acertarem. Se estás a partir do zero não esperes chegar muito mais rápido, por isso vai com calma e aprende o que puderes sobre SEO… 😉



Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.