seo

O que é SEO e o que não é SEO?



O que é SEO e o que não é SEO? Uma questão que todos acabam por fazer mais tarde ou mais cedo. Vamos tentar desmistificar um pouco estes termos tão técnicos, mas que devem ser conhecidos por todos os que têm alguma ambição em ganhar dinheiro online.

Posto isto, hoje vamos falar do tão citado SEO – Search Engine Optimization ou posicionamento em motores de busca. O que parece uma fácil definição é um conjunto de acções, tarefas e relações entre trabalhadores com distintos perfis dentro do marketing online. a pergunta que gera a primeira discussão é: o que é SEO e o que não é SEO? E na sequência: o que é SEM?

 

SEM é PPC

 

Uma das maiores confusões, é o facto de muitos especialistas dizerem que: ‘o SEM é pagar para ter uma boa posição nos resultados, o SEO é o posicionamento orgânico natural’. É a definição habitual dos links patrocinados, pois o SEM aplica-se quando se paga aos motores de busca para aparecer em destaque.

 

O SEM de que falam os responsáveis de posicionamento orgânico (SEO) designa-se por PPC (Pay Per Clic). Repito para que fique claro, quando num blog SEO se fala de SEM é para fazer referência aos links patrocinados ou PPC. Podemos repetir mais uma vez, ou mil, mas por muito que se explique, os especialistas de SEO irão sempre chamar SEM ao PPC. Pode pensar-se que está bem ou mal, mas irá poupar energia se encarar a realidade. Por mim, desde há algum tempo que faço o esforço de chamar PPC aos links patrocinados, mas é bastante habitual que de vez em quando o continue a designar por SEM.

 

Parece uma estupidez, mas uma confusão tão básica quando se fala de investir em SEO, em SEM ou em PPC, acaba por se tornar uma confusão ainda maior em quem não domina estes termos e pretende investir algum dinheiro próprio na promoção dos respectivos sites. Se uma discussão disto se colocar num congresso de marketing online, então o tom da discussão irá subir aos céus.

 

A maioria dos especialistas em SEO pensa que quem trabalha em SEM, perdão, em PPC não é grande profissional, porque com dinheiro é fácil conseguir visitas. Por outro lado, a maioria de especialistas em PPC (agora disse bem) pensam que os SEOs são pessoas em quem não se deve confiar, pois não pode garantir nunca em que posição irá aparecer um resultado. Também será certo que quem pensa assim (os dois lados) estará totalmente equivocado (essa é a minha opinião).

 

SEO é SEM

 

O SEO faz parte do SEM, pois este último inclui todas as acções relacionadas com a aparição de um website nos resultados de um motor de busca, as quais incluem SEO, PPC (sim, disse bem), criação de conteúdo para aparecer nos resultados da pesquisa (sim, na Universal Search do Google), no Twitter e na secção de Noticias (também do Google).

 

Uma vez que a internet se baseia em links e os links são um factor básico em SEO, tudo o que tenha um link numa página web tem a ver com SEO. Mas por outro lado, como os links estão sempre num contexto de conteúdo e o conteúdo é tarefa de outra área do marketing online, o conteúdo não é parte do trabalho SEO. Bem, talvez o seja, mas apenas em parte.

 

A segunda confusão vem da parte dos artigos que tentam relacionar os Social Media, as redes sociais, os blogues e tudo o que tenha a ver com o conteúdo e tentar associá-lo ao SEO, às acções de SEO ou ao trabalho SEO. As perguntas: SEO ou PPC? SEO ou Social Media? SEO ou o que quer que seja ? Não têm sentido, pois a resposta será sempre: SEO e PPC, SEO e Social Media, SEO e o quer que lhe ocorra fazer em marketing online.

 

O SEO tem que ver com os links na web. Os conteúdos têm links, as redes sociais têm links, no Twitter há links, até mesmo os vídeos do YouTube têm links, mas nenhum SEO terá a mínima vontade de criar todo esse conteúdo. Não pelo que cobram, isso é certo.

 

SEO é apenas SEO

 

Esses mesmos links no conteúdo, tanto podem fazer bem como mal ao posicionamento de uma página web nos motores de busca, afectando o SEO. Assim… tudo é SEO? Não, claro. A única coisa que um SEO pede é que o resto dos profissionais saibam um pouco, apenas um pouco em como o conteúdo que é criado afecta o posicionamento.



Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.