O que é Marketing de Conteúdos?

Marketing de Conteúdos
Marketing de conteúdos ou como criar conteúdos relevantes e valiosos para atrair um público-alvo bem definido, com o objetivo de os levar a tornarem-se futuros clientes.
Embora o Marketing de Conteúdos seja uma das disciplinas de marketing online mais na moda, não é exatamente algo que tenha sido inventado recentemente. Há já 12 anos que Joe Pulizzi falou sobre Marketing de Conteúdos, tendo-o descrito desta forma:
Uma técnica de marketing de criação e distribuição de conteúdos relevantes e valiosos para atrair, adquirir e atrair a atenção de um público-alvo bem definido, com o objetivo de os levar a tornarem-se futuros clientes.
Surpreendentemente, nada mudou 12 anos mais tarde nesta definição.
A maioria dos utilizadores pensa que o marketing de conteúdos tem apenas a ver com a criação de conteúdos. Bem, eles não estão errados, o problema é que criar conteúdo não é necessariamente marketing de conteúdo.
Praticamente todos se concentram na primeira fase, é talvez a mais simples e a que mais interiorizamos, dado que, no fim de contas, se trata apenas de criar conteúdos para gerar visibilidade.

Qual é o principal objetivo da comercialização de conteúdos?

O objetivo da comercialização de conteúdos é atrair e reter potenciais clientes através de conteúdos relevantes e valiosos.

Porquê fazer marketing de conteúdos?

  • Melhora a imagem de marca. Se fornecer aos seus utilizadores conteúdos úteis e personalizados, irá melhorar a sua reputação e visibilidade.
  • Permite gerar relações diretas e estreitas com os seus utilizadores de uma forma natural e aberta.
  • É mais barato e mais rentável.
  • Melhora o seu posicionamento nos motores de busca.
  • Faz-lhe inevitavelmente pensar nos seus utilizadores, com as inúmeras vantagens que isso implica.
E se isto não for suficiente para o convencer, 78% dos comerciantes acreditam ser o futuro, e 78% é muito.

Como e onde?

Existem infinitas opções para promover conteúdo. Não se preocupe com as coisas fáceis: Facebook, Twitter e pouco mais. Inovar, experimentar coisas novas: nunca carregou uma apresentação no Slideshare? É outra forma de obter tráfego. De que está à espera? TikTok? Ainda mais sites de nicho ou redes intencionais como a Houseparty?
E se quiser que isto funcione, não se concentre apenas num formato. Diversifique formatos para diversificar o seu público.  Posts, imagens, infográficos, vídeos, webinars, screencasts, ebooks, podcasts, apresentações, etc. Aproveite ao máximo as vantagens de cada um sem perder de vista os objetivos da campanha.
E prepare um bom plano de conteúdo com o calendário editorial correspondente para saber antecipadamente o que deve fazer, quando, como, onde e porquê. Esta é a única maneira de ter sucesso.
Nunca deixe de ouvir os seus utilizadores e recolha feedback para descobrir o que eles precisam. Só então conseguirá gerar conteúdos que lhes tragam valor e os ajudem a divertir-se e a aprender. Só então o verão como uma fonte de confiança e poderá passar à fase seguinte deste processo.

Deixa o teu comentário