google

O Adsense é sustentável e viável a longo prazo?



Há muitos editores que dependem completamente do Adsense para manter o seu negócio ou fonte de rendimentos. Isto significa que se um dia o Adsense deixar de funcionar, ficam sem nada.

É evidente que a publicidade na internet ou a publicidade “por cliques” irá continuar a crescer e será sempre uma das melhores opções de rentabilização, mas se falamos apenas de Adsense, colocam-se algumas questões.

O valor pago pelo Adsense tem vindo a diminuir progressivamente e parece uma tendência que se irá manter, pelo menos actualmente. Irá chegar a um ponto em que alguns editores verão que não é rentável investir esforço na construção de boas páginas que o Google nunca irá “rankear” bem e se o fizer será com um PPC muito baixo.

 

Será que o Adsense poderá desaparecer?

Quem poderá responder com segurança a esta questão? O que podemos dizer por agora é que provavelmente não, pois enquanto existir o Google, existirá também o Adsense.

 

Desaparecerá este tipo de publicidade?

Parece que não, mas é preciso estar atento nos próximo anos.

 

Deixará de ser rentável o Adsense para um website profissional?

É provável em muitos casos que o Adsense será o último recurso de monetização – ou um recurso/complemento secundário – para complementar os rendimentos totais. O Adsense é o mínimo denominador comum da publicidade: apenas é necessário colocar um pequeno código no website e pronto, está a funcionar. No entanto, os ganhos também são os mais baixos no que diz respeito à publicidade na internet.

 

Será o Google ou o mercado que farão com que o Adsense deixe de ser rentável (no caso de isso acontecer)?

A sensação é que o mercado continuará a crescer, sendo cada vez mais provável que seja o Google a ir fechando a torneira. Mas tudo isto são apenas impressões.

 

Alternativas ao Adsense?

Diversificar, não deixar tudo nas mãos do Adsense. Os websites de conteúdos irão ser cada vez menos relevantes na internet, devido ao facto de haver cada vez mais e melhores websites com o mesmo conteúdo. Subscrições. Publicidade directa, etc.

 

Conclusão

A conclusão é simples: de momento o Adsense funciona, mas podemos confiar, mesmo que tudo corra bem, que o Adsense nos permita pagar a prestação da casa cada daqui a 10 ou 20 anos, por exemplo? Será que não irá ficar obsoleto este tipo de publicidade?

 

O que pensas deste tema, que cada vez mais preocupa os webmasters? Questão semelhante em WW.



Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.