Google

Nova alteração no algoritmo do Google. Já tens o teu site optimizado para dispositivos móveis?



Google

A partir de amanhã (terça-feira) quando pesquisares por determinadas páginas através do teu smartphone, será provável que os resultados sejam diferentes do habitual. Isto acontece porque os resultados da pesquisa do Google vão passar a privilegiar as páginas “mobile-friendly”, ou seja, as que melhor se adaptem ao formato reduzido dos ecrãs dos smartphones. No computador, tudo deverá permanecer na mesma.

Foi o próprio Google a anunciar no seu blogue oficial para webmasters que a partir do dia 21 de Abril haverá uma mudança realmente radical no algoritmo. Em consequência, os websites que não estiverem adaptados para dispositivos móveis (ou seja, que não tenham um design responsivo) perderão posições nas SERPS.

Podemos ler muitas notícias sobre esta “ameaça” em vários meios digitais, mas penso ser importante para o leitor e webmaster que se ressalve o seguinte: dizem que se não tivermos um website “responsivo” no dia 21 desaparecemos que nem um fantasma atormentado numa noite fria…

Mas pelo que eu entendi não será exactamente assim, uma vez que o que irá acontece será podermos perder posições nos rankings (algo que já é um desastre). Mas se extrapolarmos isso para os resultados da pesquisa de um usuário médio, será quase o mesmo que dizermos que vamos “desaparecer” dos resultados, uma vez que 50 a 60% dos usuários não costumam passar dos 3 primeiros.

Outra coisa muito importante a ter em conta é que a afirmação “é preciso ter um website responsivo para superar o algoritmo” não é 100% exacta. Ou seja:

  1. O Google apenas diz que é preciso ter um website adaptado a dispositivos móveis, nada mais. Isto por sua vez implica que…
  2. Há muitos websites que não são “responsivos”, mas que passam no teste compatibilidade “Mobile Friendly” do Google (mais abaixo deixo o link) embora tal não seja habitual.
  3. Não obstante, isto não significa que não se deva fazer nada, e o melhor será sempre jogar pelo seguro e ter um website totalmente “responsivo” e também adaptado a dispositivos móveis.

E porque digo também? Porque existem alguns temas com um design responsivo em relação ao texto, mas que não levam a cabo essa mesma adaptação “optimizada” em relação às imagens do blogue, acontecendo situações em que as fotos ficam meio cortadas ou a sair para fora do monitor.

 

Como saber se o meu website passa no teste “mobile friendly” do Google?

É muito simples. O Google às vezes gosta de nos facilitar a vida e disponibiliza uma ferramenta onde podemos inserir o url da nossa página para verificarmos se está ou não adaptada às novas exigências.

Faz o teste e diz-me se concordas com os resultados do teste. OK? 😉

 

Teste de compatibilidade para dispositivos móveis. Irás passar no teste?

 

Se os resultados forem maus, é bem provável que deixes de aparecer nas pesquisas feitas a partir do smartphone. A alternativa é seguir as directivas do Google para melhorar o desempenho e apresentação do seu website.

Já agora, não queres aqui deixar a tua opinião sobre esta nova alteração do algoritmo do Google? Concordas ou não com estas alterações?



Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.