Nichos de Mercado Inexplorados

Um dos primeiros artigos que decidi partilhar convosco neste blog tem a ver com a dificuldade de alguns novatos do mundo internet marketing em descobrir nichos de mercado inexplorados.
Para muitos, a entrega a uma carreira sólida a ganhar dinheiro na internet começa numa má escolha de nicho de mercado, o que provoca a sensação que ganhar dinheiro online é de todo impossível, uma mentira, um mito urbano.
Mas como a maioria de vós bem sabe, isso é uma estupidez. Perguntem aos donos dos sites com Adsense que ocupam o top 5 por palavras-chave relacionadas com crédito pessoal ou voos low cost se a conta bancária deles é um mito urbano.
Posto isto, vamos lá falar de nichos de mercado inexplorados.
Eles existem. Eles dão dinheiro. Eles estão livres. Basta saber onde e como procurar.
Para muita gente a procura de nicho é difícil. Mas acreditem que descobrir um nicho de mercado inexplorado ou com pouca concorrência nos motores de busca não é impossível.
Existem algumas técnicas e truques que simplificam esse processo, e é precisamente sobre isso que vamos falar na parte dois deste artigo sobre Nichos de mercado inexplorados.

Nichos de mercado inexplorados, sem competição, ou com fraca competição nos rankings?

Um nicho de mercado inexplorado não quer dizer um mercado sem competição ou sem produtos. Não estamos a falar somente de descobrir um nicho com anunciantes de Adwords e sem competição nos rankings.
Longe disso, pois a experiência diz-nos que muitas das vezes, lá porque existem 2 milhões de páginas nos rankings, elas não possam ser vergadas à nossa metodologia, métodos de trabalho de optimização.
Na verdade muita competição não quer dizer competição forte.
Ou seja:
Na internet podemos assumir um nicho de mercado inexplorado como uma fatia de determinado mercado sem competição, OU que já tem competição MAS que tem uma concorrência nos rankings do Google muito fraca.
Por vezes os webmasters portugueses pensam que por ter competição nos rankings, não vale a pena investir nesse mercado.
Puro engano, pois 2 milhões de páginas nos resultados do Google por (palavra-chave exemplo) nem sempre se traduz num Top 10 forte e difícil de bater, com sites antigos, de alto Page Rank, alta autoridade no meio, ou referências importantes nesse mercado.
A análise cuidada ao Top 10 pelas palavras-chave desse nicho de mercado é que nos indica se realmente é um nicho de mercado inexplorado ou não.

Afinal existem ou não nichos de mercado sem competição?

Nichos de mercado inexplorados nem sempre se resumem a nichos com poucas páginas no Google…
Na grande maioria dos casos, e falando exclusivamente do mercado na internet portuguesa, ainda existem muitos nichos com muitas páginas, mais de 2 milhões, mas onde a competição é fraca.
Esses nichos são perfeitos para quem deseja atacar um só nicho e dedicar todo o seu tempo.

Novos Nichos de Mercado são outra boa aposta!

Um dos segredos da busca por um mercado mais acessível tem muito a ver com a tua capacidade de antecipação do que está para chegar.
Imagina que tinhas dominado desde cedo o mercado das férias no Algarve. Hoje em dia terias um valor acrescido na tua rede de sites, poderias estar a dominar palavras-chave bastante interessantes a nível de tráfego e de conversões.
Mas a verdade é que todos os dias aparecem novidades do mercado. Umas mais visíveis que outras. Umas mais atraentes à primeira vista, outras nem por isso. Mas isso não significa que daqui por 6 meses não tenhas na mão um dos melhores mercados.
A capacidade de antecipação é fundamental para teres acesso a nichos de mercado inexplorados, não há duvidas disso.
Quando penso que todos os dias existem milhares de pesquisas que NUNCA foram feitas antes no Google, percebo que a aposta em mercados verdes pode ser a melhor das apostas hoje em dia.
Por exemplo, aqui à uns meses vi um documentário na RTP2 sobre determinado assunto. Quando comparei a situação portuguesa, percebi que o mercado é verde, praticamente não tem empresas nessa área, mas é seguramente um mercado que nos próximos anos vai dar muito dinheiro na internet.
Em terra de cegos, quem tem olho é rei. E atualmente ainda existem muitos nichos por atacar na web portuguesa…
Descobrir nichos de mercado inexplorados nem sempre passa por seguir o caminho habitual, por vezes pode e deve ser uma aposta no futuro.

Deixa o teu comentário