Mitdenken

Mitdenken



MitdenkenMitdenken é um conceito alemão que aqui em Portugal nos poderia resolver muitos problemas. Significa ser proactivo, mas dentro de um contexto muito mais amplo.

“Mitdenken” é uma dessas palavras alemãs fantásticas que não se podem traduzir para o português de forma simples. E expressa tanto com apenas 9 caracteres. Fazendo uma pesquisa rápida no Google podemos verificar que se está a debater a melhor forma de traduzir esta palavra para o nosso idioma, mas também não encontrei uma boa resposta para esta tradução (pelo menos do meu ponto de vista).

O meu primeiro pensamento seria no sentido de que se trata de pensar de forma proactiva, mas na realidade é mais do que isso. De cada vez que estás envolvido na gestão de processos onde participam várias pessoas, provavelmente gostarias de ver todos a fazer mais: mitdenken.

Mitdenken tem um significado bastante amplo no mundo germânico num contexto de negócios e para além disso:

  • Antecipar passos e solucionar possíveis problemas antes destes acontecerem.
  • Fazer as tarefas de tal forma que quando for necessário dar o próximo passo seja necessário o mínimo trabalho possível porque tudo foi feito na perfeição.
  • Significa evitar perguntas tolas quando a resposta está no Google ou apenas precisa de uma pesquisa que demora 2 minutos, evitando que o colega tenha de perder tempo.
  • Consiste em responder a tempo aos e-mails e entregar trabalhos dentro do prazo acordado sem estar a pensar que posso adiar ou se irei ter algum problema.

Por outras palavras mitdenken significa poupar trabalho aos nossos colegas mesmo que a nós custe mais um pouco a terminar o trabalho. Irás ver que não é fácil fazer isto porque é preciso ser disciplinado. Mas se todos seguíssemos um pouco mais desta “filosofia” mitdenken e pensássemos menos que o colega do lado podia fazer o nosso trabalho, certamente que seríamos 5 vezes mais rápidos e produtivos.

Imagem: Nick Youngson via Creative Commons 3 – CC BY-SA 3.0



Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.