O que é o marketing de influenciadores e quais são os seus benefícios

O marketing de influenciadores tornou-se uma das ferramentas mais utilizadas pelas empresas e marcas para promover os seus produtos e serviços. Nos últimos anos, tem havido um crescimento na utilização de redes sociais e com elas as vendas online. Isto faz com que as marcas decidam optar por este meio e colaborem com os influenciadores.
Como marca, talvez tenha considerado lançar uma campanha de marketing de influenciadores, mas não conhece muito bem os resultados que pode alcançar. Uma das partes mais importantes é a escolha certa dos influenciadores, uma vez que esta escolha marcará o sucesso ou não da campanha. Neste artigo mostramos-lhe os benefícios do marketing de influenciadores.
marketing de influenciadores

O que é o marketing de influenciadores?

Marketing de influenciadores ou influencer marketing é a colaboração entre uma marca ou empresa e um influenciador nas redes sociais. Os influenciadores caracterizam-se por serem especialistas num determinado tópico, quer seja Moda, Beleza, Viagens, etc.
Dependendo dos objetivos da marca, são selecionados um ou mais influenciadores por campanha. Cada um deles tem uma capacidade diferente de transmitir uma mensagem e com públicos diferentes. É importante colaborar com influenciadores especialistas na sua área e com um público semelhante. Para verificar este tipo de dados, pode optar por procurar influenciadores diretamente nas redes sociais e enviar-lhes uma proposta ou pode utilizar uma plataforma de marketing.
A segunda opção oferece vantagens tais como encontrar e analisar influenciadores rapidamente, a possibilidade de descobrir milhões de influenciadores num determinado nicho e de poder ter tudo organizado na mesma plataforma.

Os benefícios do marketing de influenciadores

Visibilidade de marca

Graças aos influenciadores, os produtos ou serviços serão expostos a um público difícil de alcançar através de outras estratégias de marketing mais tradicionais. Os Influenciadores têm seguidores muito leais e estão dispostos a experimentar os produtos comercializados. Também trazem credibilidade à sua marca, caso tenha acabado de ser lançada, podendo ser uma boa altura para criar uma campanha de marketing  de influenciadores.

Acesso a novas audiências

Ainda relacionado com o benefício anterior, graças aos influenciadores pode ter acesso a novas audiências. Talvez o seu produto só seja conhecido num país, no entanto, pode procurar influenciadores noutros países para que eles possam promover a sua marca.
Ao trabalhar com influenciadores de outros países, é importante poder comunicar com o influenciador sobre a campanha, os termos acordados, e como quer que a sua marca seja mostrada no país. Para procurar influenciadores noutros países, pode aceder a classificações de influenciadores ou utilizar uma plataforma para os encontrar com base na sua localização, categoria, compromisso, etc.

Impulso à sua estratégia de conteúdos

Muitas vezes as empresas têm estratégias muito monótonas em termos de conteúdo e não se destacam dos seus concorrentes. Graças ao marketing de influenciadores é possível analisar uma nova estratégia de marketing e verificar se é eficaz para a sua implementação numa base recorrente.
Sempre que possível, analise as estratégias de marketing dos seus concorrentes: Estão presentes nas redes sociais, que tipo de campanhas realizam, têm trabalhado com influenciadores? Estas são algumas das questões que deve colocar a si próprio para poder lançar uma campanha de marketing de influenciadores.

Melhorar o posicionamento SEO

Se precisar de melhorar o seu SEO em relação aos seus concorrentes, uma campanha de marketing de influenciadores pode ajudar a consegui-lo. Quando escolhe os influenciadores, eles são especialistas na sua área e capazes de falar sobre produtos específicos que irão melhorar o tráfego para o seu website e a visibilidade da marca.
As campanhas nem sempre acontecem no YouTube ou no Instagram. As marcas podem optar por colaborar com bloggers com uma forte presença online onde mencionem os seus produtos e marcas e os redirecionem para o seu website. Melhore a sua reputação e autoridade de domínio colaborando com estes tipos de influenciadores e verá resultados efetivos após algum tempo.

Conclusão

A indústria de marketing de influenciadores está em contínuo crescimento e é por isso que é necessário as marcas e empresas optarem por este tipo de estratégias. Está provado que é mais benéfico do que as campanhas publicitárias convencionais e isto pode levar a uma melhoria da marca, posicionamento, vendas, entre muitos outros resultados.
A procura e seleção de influenciadores é um ponto muito importante e deve sempre escolher pessoas que se enquadrem nos objetivos e valores da sua marca. Assim, o seu público será semelhante ao da marca e não haverá problemas para comunicar e partilhar os produtos com os seus seguidores.

Um comentário

  1. Simone Maio 23, 2021

Deixa o teu comentário