marketing de afiliados

Marketing de afiliados: uma boa forma de ganhar dinheiro online



marketing de afiliadosSe já te interessaste em algum momento pelas diferentes formas de rentabilizar um blogue e gerar receitas com ele, certamente que já ouviste falar sobre marketing de afiliados. Trata-se de uma das técnicas preferidas por muitos bloggers que decidem rentabilizar o trabalho que têm com os seus blogues. Com efeito, são muitos os bloggers que têm a sua principal fonte de receitas através desta forma de rentabilização, de tal forma que se pode mesmo dizer que já são pro-bloggers. O marketing de afiliados é realmente uma das melhores formas de gerar receitas com a publicidade online.

 

O que é o marketing de afiliados?

Antes de mais nada, é importante saber o que é o marketing de afiliados. Trata-se de obter uma comissão através do envio de tráfego do nosso blogue para o website de um terceiro elemento onde se pretende que o visitante faça uma compra ou execute uma determinada acção. Em poucas palavras, trata-se de promover o produto de terceiros, quer seja um blogger, uma empresa que oferece certos serviços, ou uma loja online, e conseguir que este usuário compre alguma coisa. Em contrapartida, nós conseguimos obter uma comissão porque desempenhámos uma função comercial, ou seja fomos os vendedores.

 

Vantagens do marketing de afiliados

afiliadosA parte boa do marketing de afiliados é que se trata de uma estratégia em que todos saem a ganhar. Por um lado, tu consegues obter um rendimento sem grande esforço, o cliente deverá estar contente porque conseguiu obter um produto que precisava e tem a garantia da tua recomendação (alguém em quem confia), e por último a empresa conseguiu fazer uma venda e obteve um novo cliente sem investir em marketing para além da comissão que te pagou.

A grande vantagem para nós do marketing de afiliados é que o produto que se está a promover não tem qualquer custo para nós. Não existe um processo de criação, nem de manutenção, ou serviço de pós-venda, pois apenas foi feita uma recomendação. O melhor de tudo é que nunca vais perder, e no pior dos casos não irás ganhar nada mas também não vais perder dinheiro por tentar vender um produto.

 

As chaves para uma boa estratégia de marketing de afiliados

marketing de afiliadosSe chegaste até aqui talvez penses que o marketing de afiliados é a receita ideal para uma fonte de rendimento passivo através da Internet. Mas é preciso ter muito cuidado porque este é o principal erro de muitos bloggers que rapidamente desistem porque não conseguem ter quaisquer resultados. Para promover os produtos de outras pessoas é necessário muito mais do que apenas elogiar e criar posts onde apenas se tenta vender um produto. Para levar a cabo uma boa estratégia de marketing de afiliados há que ter em conta os seguintes pontos:

  • Criar valor: É sempre importante dar antes de receber e ainda mais no caso de um blogue que utiliza plataformas de afiliação. Porque irá alguém fazer caso do que escrevemos? Primeiro há que criar valor, criar uma comunidade, ser uma referência na área e é só a partir daí é que alguém poderá começar a confiar em ti quando recomendares um produto, nunca antes.
  • Experiência própria: Programas de afiliação existem muitos, por isso o melhor é que tu próprio testes os produtos. Nada melhor do que a tua própria experiencia para ajudar a escolher os produtos que realmente sabes que podem funcionar e que cumprem as expectativas.
  • Credibilidade: Muito relacionado com o ponto anterior, não faz muito sentido vender um produto que nunca experimentaste ou que não utilizas. Habitualmente o que se faz é oferecer produtos que o próprio blogger usa porque gosta, pois isso dá credibilidade. Se eu recomendar um hosting e tenho o meu blogue alojado noutra empresa diferente, não dá qualquer credibilidade à minha recomendação, pois não?
  • Conflito de interesses: Vamos continuar com o exemplo do hosting pois trata-se de um caso frequente. Nestes casos o blogger poderá não estar a recomendar o melhor produto mas simplesmente o que oferece a maior comissão. Vale a pena ganhar um pouco menos por cada venda e ser honesto porque isso irá ajudar-te a manter uma estratégia de marketing de afiliados a longo prazo.
  • Pensa nas necessidades da tua audiência: Há programas de afiliados para quase tudo mas isso não quer dizer que se possa oferecer qualquer coisa. Deves adaptar-te à tua audiência e pensar quais são os serviços que são realmente interessantes. As empresas de hosting oferecem comissões atraentes, mas se tiver um blogue de moda ou de beleza não faz qualquer sentido estar a recomendar empresas de hosting. Irás ter que centrar a tua atenção em produtos de cosmética e complementos de beleza e trabalhar com lojas online que tenham programas de afiliados.

 

Principais plataformas de afiliação

Agora que conheces todas as vantagens e os pontos a ter em conta sobre o marketing de afiliados é altura de passar à acção. Existem grandes lojas online como por exemplo a Amazon que tem os seus próprios programas de afiliados. No entanto, existem também plataformas genéricas conhecidas como marketplaces onde poderá encontrar todo o género de produtos através do sistema de afiliação.

  • Netlucro: trata-se de uma plataforma portuguesa e a parte boa é que também tem programas de afiliados para o Brasil.
  • TradeDoubler: Uma das mais populares plataformas de afiliados na Europa devido à grande variedade de produtos que representa. Se procuras variedade esta pode ser uma boa escolha.
  • Zanox: Outra plataforma muito popular juntamente com a anterior e que promove produtos e serviços de forma contínua. Tem ainda algumas ofertas pontuais e sazonais.

Existem muitas outras plataformas de afiliação assim como empresas que oferecem os seus próprios programas de afiliação, mas para começar e pensando num público latino-americano estas serão um bom ponto de partida com uma grande diversidade de produtos e serviços.

 

O marketing de afiliados pode ser a melhor forma de garantir rendimentos constantes com o teu blogue mas deves ter em conta os aspectos que referimos anteriormente. Elogiar um produto e vender de forma directa e agressiva não funciona. Deves criar valor e recomendar apenas os produtos que sabes que realmente funcionam e que tu próprio comprarias.



2 Comentários

  1. magda cavalheiro
    Maio 7, 2015

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.