Lista definitiva de aplicações e ferramentas que todos os redatores precisam ter

Os redatores são como os “chefs” da escrita. Eles juntam cada ingrediente até obterem a receita perfeita. Mas, como qualquer bom cozinheiro, precisam das melhores ferramentas para realizar o seu trabalho da melhor maneira possível. Assim, hoje vou partilhar convosco a lista definitiva de aplicações e ferramentas que todos os redatores necessitam de ter no seu arsenal.
E se não és um redator, mas gostas de escrever ou estás a treinar para ser um, estas aplicações e ferramentas funcionarão maravilhosamente para impulsionar o teu trabalho. Escrever um texto é mais do que escrever um texto persuasivo, é uma tarefa que requer muito estudo, prática e esforço. É por isso que uma boa ajuda nunca é demais.
ferramentas

Aplicações e ferramentas para redatores: copywriting

Muitos profissionais não gostam da ideia de escrever os seus textos em “Microsoft Word”. Especialmente se trabalham numa agência onde têm de partilhar o seu trabalho ou se gostam de fazer um esboço de ideias. Abaixo vou mostrar várias opções, para que possas escolher a melhor para ti, bem como outras ferramentas que irão impulsionar a Tua escrita.

Scrivener

Esta é uma aplicação utilizada por todos o tipo de escritor. Permite criar um esboço onde podes escrever as tuas ideias e depois desenvolvê-las de acordo com as necessidades. Também permite ver a tua investigação em conjunto enquanto trabalhas, para que não tenhas de trocar de ecrãs.
É muito fácil de usar e promete oferecer todas as ferramentas de edição necessárias para tornar o teu trabalho 100% profissional e adequado para publicação. Podes exportar os textos em formato Word, PDF, Rascunho Final ou texto simples.

Word Counter

Não só permite saber quantas palavras tem o texto, como também a sua legibilidade. Outro fator que diz é quanto tempo levaria uma pessoa a lê-lo e dez palavras-chave que poderiam funcionar para dar um impulso o teu texto.

LanguageTool

Este é um software que pode ser instalado gratuitamente como uma extensão do navegador. Esta incrível ferramenta é muito precisa quando se trata de corrigir a gramática e a ortografia. Podemos ser muito bons nos dois últimos, mas como humanos podemos cometer erros e podemos perder alguma coisa, por isso o LanguageTool ajuda-nos a evitar que isso aconteça.

Google Drive

O Google Drive permite-nos criar documentos e partilhá-los com a equipa. É muito fácil de usar e tem todas as opções para escrever textos surpreendentes. Uma coisa muito boa sobre este instrumento é que não só corrige erros ortográficos, como também erros gramaticais.
Várias pessoas podem colaborar ao mesmo tempo e poderás ver as alterações feitas pela tua equipa, bem como deixar notas e mencionar outras pessoas para colaborar. Salva os textos automaticamente tanto online como offline, pelo que é uma das melhores opções.

Aplicações e ferramentas para organização

Um bom redator precisa de aplicações e ferramentas para manter tudo organizado. Recomendo o trabalho em blocos, especialmente se estiver a trabalhar em vários projetos ao mesmo tempo. E deixo-vos com algumas opções maravilhosas para escolheres à vontade.
  • ClickUp: o melhor para organizar os teus projetos, colaboradores e horários. Podes carregar os documentos e partilhá-los com a equipa para feedback. Também permite estabelecer um prazo e muitas outras opções.
  • Trello: podes fazer uma espécie de quadro com cada tarefa. Também podes anexar ficheiros e organizar uma lista de verificação espantosa. Funciona muito bem para principiantes porque é mais básico e fácil de usar do que a ferramenta anterior. Contudo, é uma opção muito boa para te organizares facilmente.
  • Monday: podes criar o teu fluxo de trabalho ideal em minutos ou escolher entre mais de 200 modelos prontos a usar. As atualizações desta aplicação sincronizam em tempo real e mantêm-se dentro do contexto do projeto, fluxo de trabalho, processo, ou qualquer outra coisa.

Aplicação e ferramentas para a criação de conteúdos

  • Gerador de ideias do Hubspot: Quando estiveres a meio de um bloqueio, esta ferramenta será o teu melhor aliado. É baseado no browser e tudo o que tens de fazer é digitar cinco palavras e dar-te-á uma lista de tópicos e ideias sobre as quais podes escrever.
  • Más Titulares: Esta ferramenta está em espanhol (ou castelhano para os mais puristas). No entanto, e por mais simples que pareça, basta digitar uma palavra-chave e esta ferramenta dar-te-á opções de tópicos super poderosos com títulos para podcasts, artigos, ficheiros para download e muito mais. Tem apenas o “problema” de estar apenas em castelhano, mas a língua não é muito diferentes do português e é um excelente ponto de partida para nos dar ideias para novos conteúdos.
Lembra-te que estas aplicações são apenas uma ajuda e um reforço para os teus textos e para a evolução do teu trabalho. O que é realmente importante é o desejo que se põe nele e o quanto te esforças por aprender e melhorar todos os dias para escrever textos que convertam mais.
Se és redator, diz-me, para além destas 9 opções, que outras aplicações e ferramentas utilizas?

Deixa o teu comentário