Um dos pontos mais importantes em termos de SEO é o linkbuilding. Este artigo será dividido em 2 ou 3 partes, dependendo de quão extenso ficar.
Vejamos o que se deve fazer em termos linkbuilding neste ano de 2013:
Sabe-se que os backlinks sempre foram a coluna vertebral de uma campanha SEO. Obviamente que continuam a ser importantes mas com menor grau de importância.
Anatomia dos links em 2013
- Volume
- Número de Domínios (C-Class IP)
- Variação Natural
- Diversidade do Anchor Text
- User driven anchor text
- Brand Links
- Links de qualidade alta e baixa
- No follow de autoridade
- Localização do link
- Evitar picos temporais
- Qualidade
- Sites de autoridade
- In-text
- Relevância
- Backlinks naturais
- Links na Homepage
- Qualidade editorial
- Negative SEO
Vejamos ponto por ponto
Volume
Será realmente o volume um factor importante em linkbuilding em 2013? A resposta a esta questão é forte e clara: NÃO. Os algoritmos evoluíram e protegem-se do SPAM e não nos enganemos: o facto de se estar a criar milhares e milhares de backlinks nada mais é do que SPAM.
Dica nº 1: Deve-se basear na qualidade e na autoridade dos backlinks e não no volume.
Número de domínios (C-Class IP)
Este é outro ponto importante a ter em conta. A diversidade de links provenientes de diferentes C-Class IP é muito importante. Para aqueles a quem C-Class IP aparenta ser código Morse, deixo aqui um link para a Wikipédia para descobrirem um pouco mais sobre o tema http://en.wikipedia.org/wiki/Classful_network
Também podemos dispor de uma ferramenta de controlo em SEOCHAT para comprovar se os links que apontam para o nosso site estão alojados na mesma classificação de IP de classe C
http://www.seochat.com/seo-tools/class-c-checker/
Variação Natural
Como introdução, deixo aqui um vídeo da SEOMOZ onde é explicado parte do processo de forma muito didáctica.
Como podemos ver o Google está a centrar-se cada vez mais na experiencia do usuário e na naturalidade do backlink. Se pensarmos bem é uma situação lógica, dado que o negócio da baseia-se em tentar oferecer a melhor experiencia ao usuário, de forma a ter um utilizador feliz e sobretudo fiel aos seus produtos e serviços.
Diversidade do anchor
Tal como foi comentado no vídeo anterior, a diversidade do anchor text é imprescindível numa campanha de linkbuilding efectiva.
É por esta razão que a nossa campanha devia ser composta por 3 grandes pilares:
- Keyword Partial Match: Este conjunto de keywords devería formar a nossa keyword principal a posicionar as suas variantes. Por exemplo, se a nossa keyword principal fosse linkbuilding, o nosso conjunto de keywords poderia ser:
- Linkbuilding
- Linkbuilding 2013
- Backlinks
- Estrategia de backlinks
- User Driven Anchor Text: Este tipo de keywords caracteriza-se por ter um anchor genérico que não leva a nossa keyword principal nem qualquer outra das keywords Partial Match. As mais comuns entre elas são:
- Clique aqui
- Continuar a ler
- Visitar o site
- Brand Links: As Brand Links como o nome indica, são backlinks de marcas, seja com o respectivo nome ou com a URL do site, como por exemplo:
- McDonald’s Portugal
- www.mcdonalds.pt
Na variação natural também deve ser contemplado o mix de links de alta e baixa qualidade, porque não é natural que todos os links sejam provenientes exclusivamente de sites de alta qualidade.
Dica nº 2: Embora se deva ter um mix de backlinks de alta e baixa qualidade, é importante ter em conta a relevância dos mesmos no nosso nicho de mercado.
Bem, por hoje é tudo, no próximo artigo iremos continuar com mais estratégia de Linkbuilding.
Gostei muito do artigo, com essas técnicas recolhidas aqui nesse rico conteúdo tenho plena certeza que poderei construir ligações de qualidade para meu site.
Muito obrigado pelas dicas…
Ricardo – Afiliados info digitais