Google: “O PageRank não é a quinta-essência do SEO”

Google: “O PageRank não é a quinta-essência do SEO”



Ainda hoje em dia, o PageRank continua a ser o elemento mais famoso do Google e é precisamente pela sua fama que poderá mesmo estar a tornar-se num problema para eles. Já há vários anos que vêm dizendo, activa e passivamente, que o PageRank não é relevante relativamente às métricas de medição de uma página web ou dos próprios rankings.

Isto não parece calar os webmasters que continuam presos à barra verde como factor relevante do seo, descuidando as métricas realmente importantes. E o Google quer que tiremos o máximo rendimento das nossas páginas web porque desta forma irão também aumentar os seus ganhos.

Num post na Webmaster Central, não apenas realçam a pouca importância do PageRank, como também nos indicam outras métricas mais importantes em termos de SEO:

“Eu afirmo que nenhum de nós deve realmente preocupar-se com o PageRank como um objectivo final. O PageRank é apenas um substituto do que realmente queremos: levar os nossos sites a fazer mais dinheiro, a atrair mais leitores, a gerar mais e mais inscrições, etc. O enfoque do PageRank como um indicador de êxito apenas funciona se se assumir que a um PageRank mais alto se consegue um melhor ranking, e que com mais tráfego no seu site, mais gente fará uma conversão”

 

Métricas realmente importantes

Os factores que os webmasters deveriam olhar como mais importantes para conhecer o êxito dos nossos sites são:

  1. Conversion rate – taxa de conversão
  2. Bounce rate – taxa de rejeição
  3. Click through rate (CTR)

Ou seja, o PageRank não nos diz de nenhuma forma se os nossos website rendem a 100% da sua capacidade, os três factores anteriores se:

Se nos fixarmos na Descrição da tecnologia da Google, irá dar-se conta de que a relevância é um dos ingredientes mais importantes nos nossos resultados de procura. Porque não existe tanto interesse pela relevância como existe pelo PageRank? Eu creio que é porque o PageRank mostra um número e a relevância não. A Relevância e o PageRank incluem uma grande quantidade de factores complexos – contexto, a intenção de pesquisa, popularidade, confiança – mas é fácil fazer um gráfico do PageRank em 5 minutos e apresentar ao seu CEO, não sendo assim com a relevância. Eu acredito que a simplicidade do PageRank converteu-o numa métrica principal para os webmasters nos últimos anos, mas apenas porque seja algo fácil de seguir, não significa que represente com exactidão o que se está a passar com o seu website.

É difícil dizê-lo mais claramente. Mas penso que por muito que digam que o PR não é importante, existe uma coisa muito importante contra e que não irão conseguir superar até que não seja eliminada por completo a barra verde: o link building. A relevância consegue-se com links desde websites relevantes. E qual é a principal maneira de medir a relevância de uma página? O PR. E em relação a esta situação não me parece que nada vá mudar, pelo menos num futuro próximo.



Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.