Email Marketing

O Email Marketing é uma das ferramentas mais poderosas para fazer Marketing na Internet.

Quando falo de Email Marketing não me estou e referir a spam ou a envío de correio electrónico não solicitado, pelo contrario, estou a referir-me a construir uma lista ou uma base de dados dos seus subscritores feita por subscrição voluntaria.

 

Qual o objectivo do Email Marketing

Colocar uma mensagem activa à vista de compradores predispostos a realizar uma acção.

Quando falo de mensagem activa, refiro-me a que de certa forma os emails têm “vida” porque podemos interagir com eles (entrando nos links activos existentes no email).

De todas as ferramentas de marketing online, o email marketing é a única que estabelece um diálogo bidireccional, o qual quando bem utilizado, permite não só um diálogo continuo com o cliente, como ainda oferece a possibilidade de se poder estabelecer uma relação de confiança com eventuais clientes.

No entanto, esta relação deve basear-se na permissão, de tal forma que temos de pesquisar e descobrir quais são os meios ideais para conseguir a sua autorização para lhes enviar emails e não incorrer em práticas pouco recomendáveis como o SPAM.

 

O email marketing é uma ferramenta poderosa?

Sem dúvida, uma vez que através do email marketing, qualquer empresa pode colocar à vista de eventuais clientes os meios ideais para que estes possam fazer uma compra, preencher um questionário ou receber mensagens comerciais segmentadas e personalizadas promovendo os seus produtos ou serviços.

Desta forma, de todas as ferramentas de marketing online, o email marketing é a que tem os racios de resposta (entendendo resposta como clicar nos links existentes no email) ou CTR e de conversão mais elevados. Se a tudo isso ainda acrescentarmos que:

  • Permite um diálogo continuo com os clientes
  • A mensagem chega aos destinatários numa questão de minutos ou no máximo nalgumas horas.
  • É uma ferramenta de marketing online barata.
  • Permite analisar os resultados das campanhas de email em pouco tempo, apresentando uma informação muito completa sobre o número de emails abertos, links utilizados, pessoas que se interessaram pelos nossos serviços, pessoas que fizeram uma compra, etc, e em função destes dados tomar as medidas mais apropriadas.
  • Permite a utilização de diferentes formatos (texto ou html), permitindo assim acompanhar a evolução dos formatos usados (multimedia).

 

Se quiser saber mais um pouco sobre serviços de email marketing, já aqui abordámos uma das empresas que trabalham nesta área no seguinte artigo, a E-Goi:

E-mail marketing: Software versus Serviços Online

Para aceder ao site da E-Goi clique neste link: E-Goi.

 

Por aqui podemos ficar com uma idéia das vantagens do email marketing, que penso serem das mais importantes existentes dentro das ferramentas do marketing, de uma forma geral.

Deixa o teu comentário