Como deve ser um backlink perfeito
- Website relacionado. A primeira característica do nosso backlink perfeito deve ser a procedência do mesmo. A página deve ter um conteúdo relacionado com o nosso site, pois o Google conhece os temas tratados por cada site, e se o outro site não for da mesma temática, então esse link não vale nada e até pode ser prejudicial. O conteúdo deve ser sempre relacionado e de qualidade para incluir o backlink dentro do mesmo e não levantar suspeitas.
- Website no mesmo idioma. Antes era normal procurar links em sites de qualquer lingua. Apenas nos interessava o Page Rank e por vezes nem sequer isso. Hoje é fundamental que a página seja na mesma língua que o nosso site.
- Website com poucos links. Se conseguirmos um link de um website que é um “banco de links”, isso de pouco nos servirá. O ideal é que o site tenha poucos links e que o nosso seja um deles. Pelo menos é recomendável que tenha uma relação estável entre os links recebidos e os links enviados.
- Website de qualidade. Não menos importante é a qualidade do website. Mesmo que o conteúdo seja relacionado, se procuramos obter um backlink perfeito, este deve proceder de um site de qualidade, bem posicionado, que não esteja penalizado, e se tiver um bom Page Rank ainda melhor.
- Backlink dentro do conteúdo. Os backlinks no footer ou na sidebar não só retiram importância ao nosso link, como ainda podemos ser penalizados por isso. É obrigatório que o backlink recebido esteja dentro do conteúdo, ou seja, deve ser um link contextualizado.
- Anchor text diversificado. Um backlink perfeito será o que tiver a keyword que pretendemos posicionar, mas também utilizando outros termos relacionados e diversificados. Por exemplo, 10% uma keyword, 5% a nossa marca, 10% o nosso url, etc. Já dá para ter uma ideia. Caso contrário podemos ter problemas com o Google já vamos estar a dar e entender que estamos a realizar uma campanha de obtenção de backlinks de forma artificial.
- Página de destino diversificada. De novo as páginas às quais os backlinks são dirigidos devem ser diversificadas. Se queremos que o nosso link seja perfeito, devemos seguir uma proporção natural em relação às páginas de destino. Por exemplo, podemos ter uns links dirigidos à homepage, outros aos artigos do blogue, a páginas, etc.
Se o teu backlink cumprir todos estes requisitos, esse link irá dar maior autoridade ao teu website e fazer-te ganhar posições nas SERP’s.