on page seo

Dicas para um bom SEO on Page



on page seoQuando alguém pensa em levar o seu blogue até ao próximo nível, recorre quase sempre ao SEO, mesmo que nem esteja verdadeiramente a pensar nisso. E neste aspecto os bons links podem valer o seu peso em ouro. No entanto, o que nem todos sabem ou fazem correctamente, é a forma de criar links dentro do nosso próprio blogue, ou seja, como fazer um bom SEO on page. Um aspecto tanto ou mais importante do que o SEO off page.

Para começar, há que saber que todos os artigos do nosso blogue (assim como as páginas estáticas), devem ter uma serie de links internos que comuniquem com as outras páginas ou artigos. Podemos desta forma conseguir vários objectivos.

Em primeiro lugar, conseguimos oferecer tanto aos motores de busca como aos visitantes uma informação adicional à que já estamos a proporcionar, já que assim estamos a informar da existência de mais informação relacionada com o tema daquele artigo, complementando o artigo em si, e diminuindo a taxa de rejeição. Por outras palavras, trata-se de armar uma pequena rede que gire em volta do nosso site, de tal forma que a força que possa ter uma página concreta ou um artigo em particular, se possa repartir de forma efectiva pelo resto do site.

Apesar disso, é preciso ter em consideração sobre o que podemos chamar de links relevantes, ou seja links que os motores de busca possam considerar como sendo de interesse para os visitantes.

Os vários motores de busca não gostam da ideia do nosso website poder ser um “buraco negro”. Ou seja, não gostam do facto de ver que uma vez estando dentro do site não ofereçamos qualquer informação alternativa e complementar em relação ao artigo. Isso não só é mau de um ponto de vista prático, pois seguramente que existem outros sites que abordam a mesma temática, como ainda não se torna credível aos olhos do próprio Google. Para além disso, estamos a ir contra a filosofia da internet, ou seja, que estamos todos interligados. É por essa razão que se deve ter pelo menos um link para outro blogue externo, o qual deve ser da máxima relevância e autoridade possível, para oferecer outras opções aos visitantes.

Em conclusão, é verdade que os backlinks para o nosso site são uma parte importante do SEO. No entanto, há que ter cuidado com os detalhes que referimos anteriormente, pois se deixarmos isso ao acaso, o nosso projecto irá ressentir-se negativamente.



2 Comentários

  1. marcelo
    Dezembro 18, 2014
  2. Patricia Oliveira
    Abril 25, 2015

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.