marketing de conteúdo

Conselhos para criar conteúdo e aumentar o tráfego orgânico



marketing de conteúdoO marketing de conteúdos é cada vez mais uma peça essencial para conseguir ter sucesso num empreendimento digital. Existem diferentes formas de gerar conteúdo de valor e também de dirigir o tráfego para o nosso site.

O objectivo principal de qualquer empreendimento digital é a geração de tráfego. A melhor forma de gerar tráfego orgânico constante deve ser baseada num boa estratégia de marketing de conteúdos. Isso começa logo na criação do próprio conteúdo. Deve ser fresco, original e criativo. É fundamental começar com um título atractivo, poderoso e que capte a atenção ao leitor. Também é importante que cumpra aquilo que promete e que no final do texto o usuário tenha aprendido alguma coisa. Um conteúdo de sucesso é aquele que oferece sempre soluções.

Tens de melhorar a tua produção de conteúdo para criar compromisso e participação social, sendo peça essencial desta estratégia os comentários e as críticas dos leitores. Por outro lado, o teu conteúdo deve estar preparado para o que o espera nos motores de busca como o Google ou o Bing. Segundo uma infografia realizada pelo QuickSprout, apenas 49% dos marketeers têm uma estratégia de conteúdos no seu site, algo que podes aproveitar para marcar a diferença.

 

O que precisas para dirigir mais tráfego para o teu site?

O primeiro ponto é ter conteúdo com valor e interesse para os leitores. Se ofereceres conteúdo de baixa qualidade ou sem nenhum valor acrescentado, essa estratégia não deverá funcionar. No entanto, se ofereceres um conteúdo valioso vais precisar que este seja fresco e que nunca esteja desactualizado e que esteja optimizado com bastantes palavras-chave para ajudar a subir nos resultados de pesquisa. Seguindo estas linhas gerais, irás conseguir muito provavelmente obter ligações em sites de alta qualidade.

Mas tenção que é importante optimizar a produção de artigos com palavras-chave para melhorar os teus rankings e conseguir subir às primeiras opções dos motores de busca.

 

Que tipo de conteúdo é valioso graças ao marketing de conteúdos?

Antes que mais nada, deves pensar por que razão é tão importante criar conteúdos com valor. E a razão é simples, com artigos interessantes irás conseguir mais facilmente com que os teus conteúdos sejam mais partilhados nas redes sociais e em sites importantes. Isto vai-te levar a ter mais referências, e consequentemente a obter mais backlinks. Se o teu conteúdo for valioso, será partilhado e referenciado constantemente, e isto enviará mais tráfego directamente para o teu site.

Existem três tipos de conteúdos a que os outros sites gostam de se ligar.

tráfego orgânico

Em primeiro lugar, conteúdo baseado no estudo de dados e de casos exclusivos. Em segundo lugar, listas e guias que forneçam conselhos e soluções. Por último, os artigos baseados numa perspectiva única sobre um tema popular ou pouco convencional.

Baseados nestes 3 temas, foram analisados os 10 artigos mais partilhados no Hubspot, Quicksprout e Social Media Examiner. 5 artigos do Hubspot e 6 do Social Media Examiner estavam centrados em estudos de dados e casos exclusivos. 7 dos 10 artigos do Quicksprout tinham como conteúdo listas e guias com conselhos e dicas. Por outro lado, 6 destes 30 artigos tratavam de temas populares ou não convencionais vistos a partir de uma perspectiva original.

Podes gerar tráfego tendo em consideração qual o tipo de conteúdo que o usuário considera ter valor. Para além disso, não deves ignorar o que é preciso para conseguir o primeiro lugar no Google. E o ponto mais importante é que o teu conteúdo nunca fique obsoleto, pois deve ser intemporal e sempre mantido actualizado, uma vez que desta forma nunca deixará de atrair tráfego para o teu site.

Tens uma estratégia de marketing de conteúdos? O que achas destes conselhos para atrair mais tráfego para o teu site?



2 Comentários

  1. Lucio Silva
    Novembro 7, 2015

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.