Conhecimentos Essenciais Para Ter Liberdade Financeira

Alcançar a liberdade financeira é um tema popular. Para muitos é mais uma visão do que uma realidade alcançável. Esta é a base para não sonhar apenas com ela.
Cada vez mais pessoas sonham em poder deixar de trabalhar aos 40 anos ou antes, graças ao movimento FIRE. Para mim já é demasiado tarde, mas tu ainda podes ter tempo.
A poupança é importante mas o efeito multiplica-se se fores bom a ganhar dinheiro. Especialmente os três primeiros pontos da minha lista estão relacionados com isto.
liberdade financeira

Especialização

Esta é uma forma relativamente fácil para quem estiver disposto a sair da sua zona de conforto e não desistir, se após 3-6 meses continuarem a não ver resultados, e acharem que isso apenas coisa de freelancer.
Já mencionei aqui mais do que uma vez que no marketing digital é possível começar do zero sem qualquer conhecimento prévio. Não tem necessariamente de ser este campo. Poderia também ser outros. O importante é que se trata de uma área especializada de conhecimento.

Iniciar um negócio

Outra alternativa seria tornares-te um empresário, embora não veja isto tão fácil como a primeira. OK, nada na vida é simples, mas digamos que é “muito viável” se não se desistir facilmente.
Eu olho para o empreendedorismo como uma forma de investimento. Podemos criar projetos para transformar em empresas (startup’s). Estes investimentos se forem bem planeados podem render um bom dinheiro todos os meses.

Investir

Outra chave para alcançar a liberdade financeira é investir o teu dinheiro de forma mais inteligente do que as outras pessoas. Aqui não apostaria necessariamente em coisas como criptomoedas ou NFTs. Podes até ter alguma sorte, mas interessa também ter menos riscos e crescer de forma mais sustentável. Os ETFs têm sido algo assim no passado, embora isso não garanta a mesma evolução que no passado. Uma aposta nesta altura seria o setor imobiliário, mas deves primeiro informar-te dos riscos e escolher algo à tua medida e da tua sensibilidade ao risco. Para começar vê qual o teu perfil de risco, defensivo, moderado ou agressivo, e depois escolhe os produtos financeiros adequados para ti.

Controlo financeiro

Agora vem a parte de não gastar desnecessariamente e de saber bem onde vais gastar o teu dinheiro.
Esta parte é essencial para que todo o dinheiro que entra não volte a sair para parte incerta.

Impostos

Saber guardar e manter um registo não é necessariamente o mesmo que ter mais controlo sobre os teus assuntos fiscais do que o teu conselheiro no banco.
É preciso ter ideias sobre o que é legalmente possível. Há muitas opções e é preciso saber o que é necessário ter e fazer para criar um novo negócio.

Comercial

Saber vender é possivelmente uma competência tão boa para ganhar mais como freelancer, como também para ter os teus próprios projetos.
Poucas pessoas gostam de ser vendedores. Se ganhas a vida como empregado, é obrigatório teres conhecimentos e trabalhar nesta área.
Espero que com esta pequena lista vos tenha dado algumas ideias para ajudar a alcançar o possível objetivo da liberdade financeira. Não é fácil, mas vale a pena, ou assim gosto de pensar.

Deixa o teu comentário