blogger profissional

Como ser blogger profissional



blogger profissionalQueres ser um blogger profissional? É algo como querer ser actor ou cantor. Poucos o conseguem e a maioria desiste a meio caminho.

Quem nunca ouviu falar dos “bloggers profissionais” ou “blogueiros profissionais”? Será que existem mesmo? Sempre achei interessante esta designação porque não é muito fácil conseguir ser um profissional desta área em Portugal (nem noutros países). Mas o que é realmente um blogger profissional? Como se pode ser blogger profissional?

 

Definição de blogger profissional

Um blogger profissional é uma pessoa que conseguiu transformar uma actividade que era apenas um passatempo ou hobby no seu trabalho. Por outras palavras, é alguém que conseguiu atingir algo que somente uma percentagem muito baixa consegue: viver apenas dos blogs que criaram e que vão mantendo.

Um blogger profissional terá uma média de 3 blogs, publica 2-3 vezes por semana e demorou mais de 4 anos para conseguir chegar a este ponto segundo um estudo realizado há já algum tempo. Se queres seguir este caminho, então prepara-te porque não vai ser fácil.

 

Como ser um blogger profissional

Isso de ser blogger profissional é provavelmente um pouco como querer ser actor ou cantor. Sê-lo é relativamente fácil, mas ter sucesso já é outra coisa. Apesar de ter algumas facetas em comum com o mundo artístico, o blogging depende menos do factor sorte ou talento e mais das horas investidas (trabalho) para conseguir chegar o mais longe possível.

ser blogger profissional

  1. Paciência: isto não é um sprint mas uma maratona. Se depois de 1 ano ainda não conseguiste ganhar 100 euros por mês, não desesperes porque isso é normal. Tudo é possível, mas serias uma excepção à regra.
  2. Não deixes o teu emprego: mostrar compromisso para com um objectivo está muito certo, mas não te esqueças que precisas de dinheiro para viver. Não te atires de cabeça para o vazio porque é preciso tempo para conseguir visitas, captar leitores, etc.
  3. Cria um plano de negócios: por outro lado é preciso levar as coisas a sério. Se queres transformar o teu hobby no teu trabalho, então deves planear o caminho. Não é preciso ter um plano de negócios detalhado, basta ter uma folha de cálculo para ir medindo os avanços.
  4. Publica sempre que puderes: “é melhor publicar qualidade do que quantidade.” Isso é óbvio, mas como pensas conseguir chegar a um nível superior se não praticares a escrita? Cada dia em que não publicas é uma oportunidade perdida para chegar à tua audiência. Haverá outro que irá preencher o vazio deixado por ti.
  5. Formação profissional: Eu tenho vindo a aprender tudo o que sei com conteúdos gratuitos e com a prática. É possível encontrar muita informação espalhada pela Internet, mas é preciso procurar. Mas se tiveres pouco tempo disponível então uma formação paga pode ser uma boa alternativa para aprender mais rápido e de forma estruturada.
  6. Colabora com outros bloggers: esta será provavelmente a melhor forma de conseguir novos leitores. Eles podem-te apresentar à sua comunidade como sendo alguém da sua confiança, o que é sempre uma mais-valia em relação a um blogger desconhecido.
  7. Criação de uma comunidade: juntamente com as colaborações com outros bloggers, a criação de uma comunidade em volta do teu blog é também um ponto muito importante para se poder ter sucesso no mundo online. Trata-se de ajudar e ser ajudado. Tenta ajudar os teus leitores de forma a criar ligações fortes com eles. Em troca, eles irão ajudar-te a tornar-te mais conhecido porque confiam em ti e nos teus conselhos. Digamos que é uma espécie de karma.
  8. Aprende a monetizar o teu blog: a primeira coisa que vem à cabeça de um blogger principiante é o Google Adsense. Infelizmente, esta é uma das opções menos rentáveis para monetizar um blog pois necessita de muito tráfego para poder ser rentabilizado. Há muitas outras opções para monetizar um blog para além do Adsense.

 

Ser um blogger profissional não é propriamente fácil. Pelo contrário. O ideal será começar como um hobby ou passatempo e depois ir evoluindo. No entanto, é preciso ter paixão pelo tema e essa paixão tem de estar reflectida nas palavras dos artigos que vão sendo escritos. Caso contrário, essa evolução é muito mais lenta pois estarás a escrever sobre algo que não te apaixona e essa falta de interesse irá transparecer para os leitores.

E tu o que achas? Tens outros conselhos para quem quer ser blogger profissional?



Um comentário

  1. Larissa Zorzenone
    Outubro 20, 2017

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.