como optimizar posts antigos

Como optimizar posts antigos



como optimizar posts antigosUma das principais tarefas de um blogger é a criação de novos artigos para continuar a alimentar a sua comunidade. No entanto, também podemos optimizar posts antigos e tirar partido deste conteúdo que ficou esquecido nos arquivos do blog.

A principal razão principal para muitos dos nossos artigos ficarem esquecidos no oceano da “Internet” é a falta de visitas, quer seja por não estarem bem posicionados nos motores de busca, quer seja devido à falta de links externos que lhes tragam tráfego.

Hoje vou mostrar como podemos optimizar esses posts antigos e como conseguir mais visitas para esses artigos.

 

Classificação do conteúdo antigo

Se temos um blog onde publicamos frequentemente, teremos provavelmente dezenas ou centenas de artigos, muitos dos quais já nem sequer nos lembramos deles.

Neste ponto vamos classificá-los para saber quantos artigos temos e quais podem ser reutilizados.

 

Faz uma lista de todos os teus posts

Aqui há várias formas de extrair todos os artigos do teu site. Uma das mais rápidas e simples é listar os artigos através do sitemap. Quer uses o plugin All in One SEO ou o Yoast SEO para WordPress, basta um minuto para exportar para Excel todos os post publicados.

 

Identificar os artigos com mais valor

Uma vez feita a lista, temos de identificar os artigos que realmente nos estão a trazer valor.

A utilidade para um blog vem do tráfego gerado por esses conteúdos, através dos links obtidos e do número de vezes que o artigo foi partilhado nas redes sociais.

 

Verificar quais são os artigos com mais tráfego

Para verificar quais são os posts com mais visitas basta ir ao Google Analytics e na secção Comportamento – Conteúdo do site – Todas as páginas, onde podemos ver quais são as páginas que foram mais visitadas no período de tempo seleccionado.

 

Ver quais são os artigos com mais links

Aqui existem várias ferramentas para saber quais foram os artigos mais partilhados.

A primeira delas é através da Search Console do Google (na secção Trafego de pesquisa – Links para o seu site) para ver quais são as páginas com mais links para o teu site, bem como o número de links por página e o número de domínios de origem.

Outra das ferramentas gratuitas onde podemos ver os nossos backlinks é o openlinkprofiler. No entanto, se tiveres alguma ferramenta paga como o Ahrefs, Open Site Explorer da Moz ou o SEMrush, podes analisar estes dados com maior profundidade.

 

Identificar os post mais partilhados nas redes sociais

Saber quais são os artigos do teu blog que tiveram mais partilhas nas redes sociais pode dar-te muitas pistas para identificar o conteúdo mais valorizado pelos usuários.

Para o efeito existem várias ferramentas na Internet que te oferecem estes dados. Entre elas estão o buzzsumo.com.

optimizar posts antigos

Possíveis acções a realizar

 

Redireccionar conteúdo antigo para novos conteúdos

Se o teu artigo está perdido na estratosfera da Internet, então uma possível acção é fazer um redireccionamento 301 dos artigos antigos com pouco movimento para novos artigos da mesma temática ou então para a categoria correspondente (se a categoria estiver indexada nos motores de busca). Isto pode ser feito facilmente no arquivo .htaccess ou com plugins de WordPress como o “Redirection”.

Nunca apagues um artigo antigo porque pode estar indexado nos motores de busca e ter links de outra página. Podes pensar que basta apagá-lo do painel para ele desaparecer, mas o usuário pode encontrar com um belo “error 404” quando entrar nessa página.

 

Partilhar artigos em canais online

Podes tentar reactivar estes artigos através de diferentes acções de marketing digital como por exemplo:

  • Partilhar estes artigos mais antigos nas várias redes sociais.
  • Na zona de artigos relacionados do WordPress podes injectar algum tráfego para esses artigos antigos. Há diversos plugins para fazer isso. Também podes criar links de texto em posts antigos para os teus novos conteúdos e dar-lhes mais “força”.
  • Criar links para posts que te podem interessar nos menus laterais.
  • Incluir estes artigos em listas de temas como “o melhor de…”
  • Enviar os artigos por email marketing como conteúdo relacionado de outros artigos mais recentes.

 

Actualizar conteúdo antigo

Se estás a pensar renovar alguns post que já tinhas esquecido, então podes fazê-lo mudando a data de publicação para que apareça na zona superior do teu blog. É provável que muitos dos teus leitores não tenham visto esses artigos que foram publicados há muito tempo. Ou então podes alterar esse conteúdo acrescentando mais valor para o usuário. Aqui estão várias opções:

  • Incluir um vídeo sobre esse conteúdo. Trás mais valor para o usuário.
  • Actualiza o conteúdo sobre as últimas novidades sobre o tema tratado.
  • Incorpora uma infografia com os dados mais relevantes do artigo.
  • Cria um e-book com vários artigos parecidos e promove-o para captar mais subscritores.

 

Vantagens de optimizar conteúdo antigo

  • Aumentar a audiência. Reutilizar url’s esquecidas com conteúdo antigo. Podem trazer valor aos novos leitores do teu site que não tenham lido esse artigo por ser mais antigo.
  • Recuperar bons artigos. Com uma actualização podes relançar algum artigo que já tenha trazido bom tráfego anteriormente.
  • Podes aproveitar para melhorar o SEO dos artigos acrescentando palavras-chave relacionadas que tenham surgido após a publicação do artigo.

 

Já sabes, se tens artigos obsoletos, faz um estudo dos mesmos e começa a trabalhá-los. É outra forma de conseguir ter mais tráfego.



Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.