aumentar o tráfego SEO

Como optimizar os post antigos para aumentar o tráfego SEO



aumentar o tráfego SEOSão muitos os blogueiros que melhoraram de forma considerável a sua forma de escrever posts para que estes se tornassem mais atraentes aos “olhos” do Google. Se bem que as redes sociais tenham vindo ajudar muito na difusão dos conteúdos, o SEO continua a ser uma parte fundamental para o êxito de um website.

O Google valoriza o conteúdo fresco e de qualidade, sendo essa a razão pela qual se recomenda a escrita de artigos com alguma frequência, de forma que o Google Spider tenha sempre algo novo para descobrir e indexar. É claro que gerar novos conteúdos é importante para atrair visitas e continuar a oferecer posts aos teus leitores, mas se procuras uma forma de aumentar o número de visitas através do SEO ainda há muito mais que é possível fazer.

 

Post antigos que estão a gerar tráfego

Se já escreves há algum tempo, certamente que as visitas oriundas do Google são uma parte importante do tráfego total. Logicamente, estas visitas chegam através de determinados posts que estão bem posicionados e que aparecem na primeira página do Google. No entanto, apesar de ser uma boa noticia estar na primeira página entre os 10 melhores resultados, em muitos casos é possível ainda melhorar o posicionamento.

Estou a falar dos posts que talvez estejam na quinta ou sétima posição, apenas para dar um exemplo, e dos quais ainda é possível tirar mais partido através de uma melhor optimização. Para isso, há que primeiro detectar quais são esses posts através da secção “Tráfego de pesquisa” do Webmaster Tools, onde podemos ver quais são as palavras-chave que estão a gerar tráfego, mas cuja posição média é ainda passível de ser melhorada dentro das 10 primeiras posições. Selecciona as palavras-chave que te pareçam ser mais interessantes e clica sobre elas para descobrir qual a página do teu blog que está a gerar o tráfego. A partir deste momento, é chegada o momento de lançar mãos à obra e começar a trabalhar para melhorar tanto a optimização SEO On page como Off page.

 

Como optimizar um post que já está posicionado no Google

Analisando os post que escolheste através do Google Webmaster Tools é possível encontrar detalhes a melhorar.

  • Imagens: Podes ver se utilizaste a palavra-chave ou um sinónimo, tanto no título como no ALT da imagem. Se o post for suficientemente longo, podes ainda acrescentar mais uma imagem ou talvez inserir uma infografia relacionada com o assunto tratado.
  • Vídeos: Os vídeos no YouTube estão normalmente bem posicionados, pelo que se conseguires encontrar um que realmente acrescente valor e complemente o texto podes inseri-lo no final do artigo.
  • Conteúdo: Se o post for antigo pode ser interessante actualizar parte do conteúdo, caso este tenha ficado desactualizado. De qualquer das formas é sempre possível complementar um pouco mais a informação, de forma a tornar o post mais completo.
  • Links: Tentar conseguir um link de qualidade através de um guest post seria também uma situação muito interessante para impulsionar novamente um artigo.

Redes sociais: Por último, não te esqueças de voltar a promover o artigo nas redes sociais e de tentar com que seja novamente partilhado pelo teus leitores.



Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.