ganhar dinheiro com um blog

Como monetizar e ganhar dinheiro com um blog



ganhar dinheiro com um blogPara monetizar um blog, é preciso ter em conta o tema do blog, porque nem todas as temáticas são monetizadas de igual forma. É recomendável não começar logo a monetizar o blog desde o seu inicio. Deve-se esperar algum tempo até já haver uma boa quantidade de visitas, e depois de já termos um bom posicionamento nos resultados de pesquisa. Naturalmente que para se poder ganhar dinheiro com um blog é preciso ter visitas, um tema que nos agrade e um bom posicionamento no Google.

O mais habitual é usar Adsense, mas nem todas as temáticas são aceites. Por exemplo, um blog de warez nunca poderá usar Adsense. Por essa razão é preciso recorrer a outras opções de monetização. Pode-se combinar diferentes tipos de publicidade, como por exemplo banners e links dentro dos artigos, ou popup’s.

Outra forma de monetização é através dos programas de afiliação. Com os programas de afiliação, e conforme o tema do nosso blog, podemos fazer análises sobre um determinado produto e colocar o nosso link de afiliado. Depois é esperar para receber uma comissão por cada compra ou registo efectuado. Veja-se o exemplo de um blog de tecnologia, onde é possível fazer a monetização sem grandes problemas através de links para lojas de tecnologia.

A venda directa de espaços publicitários é também outra boa forma de monetização, que consiste em vender directamente banners de publicidade no nosso site. No entanto, aconselha-se que esta publicidade seja relacionada com a temática do nosso blog.

Outra forma de monetizar um blog, é através das análises de produtos, que normalmente devem estar relacionados com o tema do nosso blog, embora também possa ser de temáticas não relacionadas. No entanto, esta prática que não é muito recomendável em termos de SEO.

A venda de links é também uma opção de monetização, mas não se recomenda porque o Google não olha para isso com bons olhos, e pode penalizar o nosso site.

Outra forma de monetização é a venda de e-books, algo que não é possível de fazer em qualquer temática, mas sempre que for possível é uma boa forma de ganhar dinheiro.

Dependendo da temática, podemos oferecer cursos ou assessorias para além de prestação de serviços, o que é também uma boa forma de ganhar dinheiro. Por exemplo, o webmaster de um blog sobre Android pode oferecer um curso sobre programação de apps.

De uma forma geral existem muitas formas de ganhar dinheiro com um blog, é somente uma questão de escolher qual a que se adapta melhor ao nosso blog, e que nos seja mais conveniente.

 

O exemplo da monetização deste blog

Vamos ver um exemplo de monetização de um blog, tomando este blog como exemplo, e que pode ser monetizado de muitas formas diferentes.

Em primeiro lugar, este blog pode ser monetizado sem problemas com Adsense (como aliás está a ser feito), embora não seja uma grande fonte de receitas, uma vez que esta temática é muito competitiva porque existem muitos blogs concorrentes.

Em segundo lugar, outra opção de monetização deste blog, são os programas de afiliados de empresas de hosting e domínios, como por exemplo a hostgator, banahosting, namecheap, name, etc. A chave está em fazer análises aos serviços destas empresas, e inserir um link de afiliado no texto, esperando que alguém se registe através dele. No entanto é preciso convencer os leitores a fazê-lo, mas de forma indirecta. De momento não estou a fazer isso, mas é uma opção a não descartar a curto prazo, pois é uma boa forma de ganhar dinheiro.

Em terceiro lugar, outra forma de monetização para este blog, seriam os e-books, cursos, serviços, etc. Podia também oferecer perfeitamente os meus serviços para montar fóruns e blogs com WordPress ou fazer manutenção destes. Também podia escrever um e-book completo sobre o mundo do webmaster em geral (e vendê-lo, claro), algo que talvez ainda faça no futuro. Por outro lado também podia oferecer um curso sobre WordPress, embora de momento não tenha intenção de o fazer. Talvez mais tarde.

Outras formas com que podia ganhar dinheiro com este blog, seria através da venda de reviews, naturalmente relacionados com esta temática. Obviamente que não faria qualquer sentido fazer análises de um site sobre animais.

Em relação à venda de links, também poderia ser uma forma de monetização para este blog, mas é uma prática de que o Google não gosta muito, pelo que para já penso não valer a pena.

A publicidade directa é também uma opção, embora de momento não tenha vendido ainda qualquer espaço publicitário no blog. Se o fizer, penso vender poucos espaços para publicidade, uma vez que isso vai afastar potenciais leitores, que mais tarde poderiam rentabilizar o blog através de alguma das outras formas de monetização que já referi.

Em resumo, este blog pode ser monetizado de diversas formas:

  • Adsense
  • Programas de afiliados
  • Venda de e-books
  • Oferecer serviços e cursos
  • Análises de produtos
  • Venda de links
  • Venda de espaços publicitários

Para terminar, os recursos para webmaster são uma temática rentável, e que pode ser monetizado de muitas formas, ao contrário por exemplo de um blog de crítica política, pois apenas seria possível de monetizar com Adsense, e espaços publicitários, não sendo possível usar programas de afiliados, nem vender e-books ou serviços.



2 Comentários

  1. magda cavalheiro
    Maio 7, 2015
  2. aline
    Junho 21, 2015

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.