Como melhorar o posicionamento do seu blog WordPress nas pesquisas do Google?

Como melhorar o posicionamento do seu blog WordPress nas pesquisas do Google?



Existem dois pontos-chave para conseguir uma boa posição nas pesquisas (SERP’S) do Google,

  1. Que a sua página esteja bem optimizada para os motores de busca
  2. Que muitos sites importantes de web tenham links para o seu blog (o Google entende isso como um voto de confiança)

 

Neste artigo vamos tentar ajudar no primeiro destes pontos. Para o ponto dois já depende muito da importância e nível do conteúdo publicado no blog (que deve ser original, nunca copiado), e naturalmente que muito depende da sua habilidade nas áreas da promoção, relações públicas e obtenção de links.

Hoje graças ao WordPress, e à ajuda do plugin “All in One SEO Pack” (plugin gratuito que podemos encontrar no directório de plugins do WordPress.org), é mais fácil conseguir ter uma página optimizada para os motores de busca e sem a necessidade de ter muitos conhecimentos em webmarketing (SEO).

Antes de vermos as características e benefícios deste poderoso plugin, é importante ter em conta um conceito chave: “O Google não olha, o Google apenas lê”. O que significa isto? Que o um blog pode ser esteticamente um espectáculo (para os olhos humanos), mas isso pouco interessa ao Google.

O que o Google adora é o texto e as páginas fáceis de interpretar (páginas que tenham configurado um título, palavras chave, descrição, alt nas imagens, etc.) dado que isso facilita muito o trabalho de rastreio do Google e mais facilmente indexa essas páginas.

Recordemos que os motores de busca não são uma equipa de pessoas a navegar pela web e a medir a importância de cada site (isso seria impossível devido à enorme quantidade de sites existentes). Em vez disso são sistemas automatizados (spiders) que navegam pelos sites e apenas conseguem ler, não ver.

Por tal motivo, é grande a importância que tem o texto (e não tanto as imagens) do ponto de vista SEO.

Comecemos então a aplicar as primeiras melhoras de optimização!

Na sua administração do WordPress, após instalar o plugin “All in One SEO Pack”, entre no menu “Opções” e depois em “All in One SEO”.

Aqui podemos configurar o título (title), descrição (meta description) e as palavras-chave (meta keywords) para a página inicial (Home).

Depois, quando escrevemos ou editamos algum artigo do blog, iremos ver alguns campos adicionais para configurar o título, a descrição e as palavras-chave específicas para aquele artigo.

Porque é tão importante configurar o título, a descrição e as palavras-chave de cada artigo?

Basicamente por três motivos:

  1. Estes parâmetros definem como se irá apresentar o resumo do artigo nos resultados de pesquisa orgânica do Google (*1). É muito importante que esta informação descreva com exactidão a temática do artigo. Assim podemos captar a atenção dos usuários e motivá-los para entrarem no blog e lerem o artigo.
  2. Se não estiverem configurados, o Google terá que verificar todo o conteúdo do post para identificar qual a temática abordada (o que levará mais tempo e esforço).
  3. O Google pode enganar-se e não identificar o conteúdo mais relevante do post. Será muito melhor sermos nós próprios (autores do artigo) a especificar de que trata o artigo e definir esses dados para os leitores.

(*1) Nota: Pesquisa orgânica são os links e artigos que aparecem de forma natural nas pesquisas do Google. Recordemos que também existem os anúncios patrocinados, ou seja, que são pagos para aparecer ali.

Nota: Ter o ter blog nos primeiros resultados da página de pesquisa do Google é a nossa real e verdadeira possibilidade de sucesso, pelo que devemos tentar diferenciar-nos em relação aos outros sites concorrentes que aparecem nos resultados da pesquisa. Para isso existem recomendações em relação à quantidade de caracteres no Title, na Description e nas keywords.

Outro ponto muito importante na optimização de um blog é a velocidade com que é carregado. Se o Google verifica que o blog é lento a abrir, isso irá afectar negativamente a posição do blog nas serp’s, porque o Google não quer que os usuários tenham uma má experiência ao entrar num determinado blog, sendo a lentidão uma dos factores que contribuem negativamente para o efeito.

Isso não quer dizer que se deve comprar um servidor de hosting dedicado e exclusivo para alojar o blog, o que poderia sair muito caro. Existem alternativas de Hosting a preços muito acessíveis, onde o blog irá partilhar o servidor com outros sites, num ambiente controlado pela empresa de hosting. Ali iremos ter, em princípio, a performance e estabilidade de serviço suficientes para um blog com algumas centenas ou mesmo alguns (poucos) milhares de visitas. Este mesmo blog está alojado num serviço de hosting partilhado e não tem tido problemas de funcionamento.

Aqui ficaram então os principais cuidados a ter para optimizar cada artigo do seu blog. É um trabalho não muito divertido, que até não apresenta resultados concretos no curto prazo, mas posso garantir que se tudo for bem aplicado e optimizado, irá certamente notar melhorias nas posições dos seus blogs, nas páginas de pesquisa do Google a médio e longo prazo. E o principal, irá ganhar mais audiência para o seu blog.



Um comentário

  1. Mestre do Marketing
    Maio 7, 2012

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.