seo

Como ganhar dinheiro com um blog – Primeira parte



Para ganhar dinheiro com um blog é primeiro preciso primeiro aprender alguns conceitos. Vamos começar por descobrir esses conceitos que espero sejam do agrado de todos e que sirvam para ganhar algum dinheiro com o seu blog.

Sem mais rodeios vamos ao que interessa “como ganhar dinheiro com um blog”.

Muitos bloggers quando começam a trabalhar não têm muito bem a noção da direcção a seguir e cometem erros que podem tornar-se caros quando tentam ganhar dinheiro com um blog. Antes de mais há que criar um plano, ou seja, não escrever artigos apenas por escrever, mas começar a escrever com o objectivo definido de ganhar dinheiro e ao mesmo tempo desfrutar dos texto que se vai escrevendo.

Desta forma, o primeiro passo é a criação de um plano – tal e qual como se aprende nas universidades- . Este plano não tem de ter nada de extraordinário, mas permite que nos centremos em duas coisas: O que pretendemos alcançar com o blog? e Como o vamos conseguir fazer? Ao ter uma ideia mais clara do que queremos e devemos fazer para o atingir, as coisas simplificam-se bastante, além de nos permitir, sempre que temos dúvidas, ir dar uma vista de olhos e rever o plano, permitindo voltar ao caminho que traçamos.

Nesta fase, normalmente já sabemos o que queremos, mas  o que temos de fazer para o conseguir? Como ganhar dinheiro com o meu blog? A resposta não é fácil de encontrar. Há que investigar bastante e usar muito o Google para encontrar a resposta às nossas questões. No entanto, mais cedo ou mais tarde, as horas investidas na procura do conhecimento irão dar. frutos. Existem muitas formas de rentabilizar um blog e tudo depende apenas de nós mesmos. O passo seguinte é por as mãos à obra

Comecemos por investigar um tema de que gostemos e que também seja um tema rentável onde possamos usar programas de afiliados, além claro, do Google Adsense. Para encontrar esse tema, usemos uma ferramenta disponível e conhecida por todos, o Google Keywords. Com esta ferramenta podemos comparar duas coisas principalmente: se existe um nicho (relacionado com algo sobre o qual gostaríamos de escrever) e se existem anunciantes dispostos a pagar publicidade dentro desse nicho. Ou seja, se existem muitos anunciantes dentro desse tema.

Aqui podemos finalmente descobrir se existe então algum nicho com as características que procuramos.

Uma vez identificado o nicho. Há que ler o mais possível sobre SEO, pois neste ponto já sabemos com o que podemos contar e sobre o que escrever, mas ainda não sabemos como fazer chegar tráfego ao nosso blog. Hoje em dia os livros que posso recomendar sobre SEO são: The Art of SEOSEO: Search Engine Optimization Bible e SEO Warrior. Neles poderão encontrar informação muito valiosa que irá permitir aprender tudo o que é necessário para levar tráfico ao seu blog. Para mim são leituras obrigatórias para todos aqueles que desejam aprender SEO.

Depois de descobrirmos sobre o  que é que gostamos de escrever,  um nicho rentável e SEO., temos pela frente a tarefa de criar um blog baseado no objectivo que tínhamos traçado no principio, assim como o caminho temos de seguir para alcançar essa meta.

Para não me estender demasiado neste artigo, penso que será melhor repartir este tema em duas ou mais partes. Espero publicar as partes seguintes o mais breve possível.

Se tiver alguma duvida sobre o que aqui foi escrito deixe o seu comentário.

No próximo artigo falarei  sobre: Qual a plataforma a utilizar? Webhosting? Como aplicar SEO? etc…



Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.