Como escolher um bom nome para um domínio (método rápido)

Quando decides criar uma nova página web, quer seja do teu blogue ou de um negócio, surge sempre esta dúvida: “Que nome de domínio devo escolher. Qual será o melhor nome para a minha página web?”
É uma situação que todos os webmasters conhecem bem, mas para alguns ainda pode ainda ser algo complicado. No entanto, basta seguir estes conselhos e verás que não é nada de especial. Vais ver. Em poucos minutos já terás uma ideia para escolher um bom nome para o teu domínio.

Características de um bom nome de domínio

O nome de um domínio deve preencher estes 3 requisitos:
  • Ser fácil de recordar – uma vez escutado ou lido, as pessoas devem lembrar-se do que têm de pesquisar para te voltar a encontrar
  • Estar relacionado com a temática da tua página
  • Ser único – uma vez que a tua página deve diferenciar-se das demais.

2 métodos para escolher um bom nome para o teu domínio / blogue / página web

A primeira opção que tens é: Criar o nome da página usando palavras relacionadas com o teu tema ou nicho.
Por exemplo, suponhamos que queres abrir um blogue sobre reparações de carros. Vai buscar uma folha de papel e anota todos os nomes relacionados com o tema: reparar, reparações, carros, mecânico, etc.
Depois combina 2 ou 3 palavras para criar um nome único. Este nome deve ser automaticamente reconhecido e ligado ao teu domínio/blogue/pagina web.
A segunda opção é: Usar o teu próprio nome, como o nome da tua página.
Por exemplo: josecarlos.pt, marcomartins.com – esta é uma boa opção se estás a pensar em partilhar a tua própria opinião, se queres ser reconhecido pelos teus seguidores, ou se estás a pensar em fazer crescer a tua marca pessoal (ou seja, crescer como um especialista num determinado nicho).
Para além disso, é também uma boa opção se ainda não estás seguro do tipo de informação ou serviços que vais apresentar na página. O teu nome próprio será sempre relevante, não sendo importante se fizeres mudanças com o tempo.
Outra dúvida que podes ter é sobre a escolha do tld, ou seja a terminação depois do final do nome da tua página.

O que escolher? .pt, .com, .com.br ou outro qualquer?

Aqui, a regra é a seguinte:
Se fizeres uma página com serviços dedicados para um país específico, como por exemplo Portugal, então considera criar a página com o final .pt (.com.br para o Brasil).
Se a tua página for internacional, ou seja pensas ter visitas de todo o mundo, então o melhor é usar o .com
.com é o mais universal. Eu tento sempre usar em todos os meus domínios (quando disponível).
Se já tens ideias para o nome da tua página, precisas de verificar se esse nome já está a ser usado por mais alguém.
Como saber se podes usar um determinado domínio?
A forma mais fácil é ver aqui: WHOIS. Encontrarás aqui uma pesquisa, onde colocas nome e vês se está disponível.
Tens de ter a certeza do domínio que vais comprar porque alguém já se pode ter adiantado e o ter adquirido. Nesse caso tens de voltar atrás e escolher outro nome (ou tld).

Onde posso comprar o domínio?

Se ainda não tens um alojamento web, é provável que quando comprares o hosting recebas um domínio grátis. Muitas empresas de alojamento fazem isso para atrair mais clientes.
E se não precisas de comprar o alojamento web, ou então simplesmente queres comprar um novo domínio? Acho que todas as empresas de alojamento permitem a compra de domínios, mas se quiseres ser tu a gerir os domínios, então experimenta a NAMECHEAP.
A Namecheap é onde encontrei os melhores preços. Por essa razão é que são ali comprados milhares de domínios por pessoas de todo o mundo.
Penso que com esta informação já serás capaz de escolher o melhor nome para a tua página. Se tens alguma questão ou dúvida, espero por ti nos comentários.

Deixa o teu comentário