alojamento web

Como escolher o melhor alojamento web para um blog?



alojamento webSabes o que é um alojamento web? Qual é a diferença entre um alojamento gratuito e um alojamento profissional? Como escolher o melhor alojamento web em Portugal para o teu site? Neste artigo vou falar sobre um dos aspectos mais importantes na criação de um website, que é a escolha de um alojamento web, quer seja um hosting profissional ou um alojamento web gratuito.

Há muitos aspectos a ter em conta na criação de um blog ou de uma página web, mas um dos mais importantes e que muitas vezes não é abordado, é a escolha de um hosting para alojar o projecto online.

Contratar um webhosting adequando para o teu website devia ser uma das prioridades quando estamos a planear a criação de um blog ou página web, até porque acertar na melhor opção é uma das decisões mais importantes para o eventual sucesso do teu website.

Mas escolher o melhor alojamento para o nosso projecto não é fácil. Existem muitas plataformas e muitos pontos (características, preço, qualidade, opiniões, etc.) a ter em conta quando tentamos encontrar o que mais nos convém.

Por essa razão vou hoje tentar resumir de uma forma fácil e sem aprofundar a parte técnica o que é preciso saber para escolher um alojamento adequado para um blog ou website, quer seja um alojamento gratuito ou profissional.

 

Mas o que é um webhosting ou um alojamento web?

Um hosting profissional ou um hosting gratuito é um serviço que oferece um servidor para que o nosso website possa aparecer na Internet. Neste servidor ficam armazenados os arquivos do website como por exemplo a informação, imagens, códigos, vídeos, etc.

É fundamental saber que o blog ou website depende do hosting para poder estar visível online e que que por essa razão este é um ponto muito importante ou mesmo fundamental.

 

Características de um alojamento web:

Alguns dos serviços mais comuns que costumam estar presentes num hosting são:

  • Acesso via FTP aos ficheiros do website (uploads, downloads, edição, etc)
  • Criação da base de dados em MySQL;
  • Cópias de segurança;
  • Gestão e controlo de domínios e subdomínios;
  • Oferecem contas de email ou correio electrónico com domínio próprio;
  • Acesso a estatísticas de tráfego web;
  • A capacidade de largura de banda e espaço de armazenamento;
  • Permitem alojar aplicações web compatíveis (HTML ou PHP), etc.

 

Tipos de alojamentos web mais comuns

É importante conhecer os tipos de alojamento básicos existentes, pois está dependente de vários factores (tráfego, tamanho, capacidade) a escolha entre uns e outros.

 

Webhosting gratuito

Um hosting gratuito é um tipo de alojamento limitado quando comparado com um alojamento profissional, uma vez que os serviços e recursos que oferecidos são menores e mais limitados. Para além disso costumam adicionar publicidade ao website.

É uma opção recomendada para websites de teste e quando não queremos investir dinheiro por não serem projectos importantes.

 

Alojamento web partilhado

O alojamento partilhado é o serviço mais utilizado pela maioria dos webmasters. Trata-se de um serviço onde estão alojados vários sites no mesmo servidor.

Os recursos de hardware são partilhados pelos diversos sites alojados, o que costuma reduzir o rendimento do blog ou da página web pois depende dos recursos utilizados pelos demais utilizadores.

Esta é uma opção os websites pequenos e médios ou com um tráfego não muito grande.

 

Hosting Virtual ou VPS

Este tipo de servidor tem características superiores ao alojamento partilhado e ao gratuito. É conhecido como um servidor virtual privado e onde podemos alojar projectos com um elevado número de vistas.

Devido às suas características serem superiores, também o preço é superior aos alojamentos anteriores.

É recomendado para sites com grande volume de tráfego e empresas de programação ou webdesign.

 

Hosting dedicado

O servidor dedicado é o oposto de um hosting gratuito ou partilhado uma vez que todos os recursos do servidor estão reservados apenas para o nosso projecto.

Entre as opções mencionadas, esta é a mais potente, mas o preço é também superior às demais opções.

Os servidores dedicados são recomendados já para empresas médias ou grandes.

 

Hosting Cloud ou alojamento web em nuvem

Esta opção de alojamento web é muito interessante porque permite contratar apenas aqueles serviços que precisamos e assim apenas pagar pelos serviços utilizados.

É um servidor muito seguro e que garante o serviço contratado. Isto é algo que normalmente poucos serviços podem garantir (quedas de serviço, saturação de conteúdos, etc.)

 

Alojamento gratuito ou profissional?

 

Vantagens de escolher um hosting gratuito

  • A maior de todas é o preço;
  • Espaço e transferências sem custos.

 

Vantagens de optar por um alojamento web profissional

  • Garantia: por ser um alojamento pago costuma funcionar a 100% todos os dias. Para além disso, tens onde reclamar se algum dia desaparecer alguma coisa do teu site;
  • Aparência profissional: a aparência que este tipo de webhosting permite é muito mais profissional;
  • Cópias de Segurança: permitem realizar e controlar as cópias de segurança;
  • Software: confiança que o software do servidor está actualizado e que tem as versões mais recentes;
  • Suporte técnico: tens um suporte técnico para ajudar em qualquer questão;
  • Não tem publicidade: por ser pago, não apresenta publicidade no nosso website, etc.

 

Mas afinal, qual o tipo de alojamento mais adequado para o meu site?

Na minha opinião, devias ter em consideração qual a finalidade do teu site para depois escolher entre um hosting profissional ou um hosting gratuito.

Ou seja:

  • Se queres criar um website de valor e que seja importante para ti, deverias optar pelo hosting pago, sem sombra de dúvidas. Tem mais funcionalidades, uma imagem mais profissional, mais segurança, etc.
  • Se for um website de testes ou apenas pretendes aprender um pouco, a opção por um hosting gratuito é a melhor opção uma vez que não vais gastar dinheiro e podes abandoná-lo quando quiseres.

Resumindo, se estás a começar com o teu blog ou website e estás a encarar isso como uma coisa de futuro, então o meu conselho vai no sentido de escolheres um alojamento partilhado numa empresa fiável.

Agora que já vimos o que é um alojamento web, as suas características e as diferenças entre o alojamento pago e gratuito, vou mencionar alguns dos mais conhecidos.

 

Alojamento Web Profissional

 

Ptisp

É o alojamento onde este blog está actualmente alojado. Destaco a qualidade do serviço oferecido, diferentes planos que se adaptam às necessidades de cada um, preços competitivos e uma boa velocidade de carregamento.

Para além disso ainda oferece um suporte em português 24/7, boa segurança e um instalador automático de aplicações e CMS.

 

PtServidor

É uma das empresas portuguesas de alojamento web mais conhecidas e bem cotadas. Tem uma boa qualidade de serviço, excelente serviço técnico e preços competitivos.

Para além disso ainda oferece um suporte em português 24/7, boa segurança e um instalador automático de aplicações e CMS.

 

Hostgator

Uma das empresas mais conhecidas em todo o mundo e que tem preços muito competitivos, assim como uns planos que se adaptam às nossas necessidades, sem limites de transferência e sem limites de espaço em disco, etc.

 

Alojamentos gratuitos

 

Hostinger

É um dos melhores serviços de alojamento web gratuitos. É um hosting gratuito que oferece um espaço de armazenamento com 2000MB de espaço disponível, 100GB de tráfego, uso de PHP e Mysql, para além de não ter publicidade no site.

Muito interessante se for necessário fazer testes ou experiências online.

 

ByetHost

É outro serviço de hosting interessante para fazer experiências já que oferece um painel de controlo simples e equipado com PHP, FTP, MySQL. Oferece um espaço em disco de 1000MB e 50GB de tráfego.

 

000WebHost

Outra plataforma que podes utilizar para testar alguns sites já que oferece uma boa capacidade de espaço (1500 MB) e 100GB de tráfego. Não acrescenta publicidade no teu site e tem MySQL e PHP.

 

Agora que já tens uns quantos exemplos de alojamento web pago e gratuito, vou dar-te uma série de conselhos a ter em conta quando fores decidir o que escolher.

 

7 Chaves a ter em conta para escolher um alojamento web

 

Alojamento web português ou estrangeiro?

Esta é uma pergunta importante pois é importante reduzir o tempo de latência do alojamento. É preferível que seja português e com o mesmo fuso horário. Hoje em dia já existem serviços muito excelentes em Portugal. No fórum MaisTrafego existe uma secção com os melhores e com os comentários dos utilizadores acerca da sua experiência com os mesmos.

 

Fácil gestão

É um dos pontos mais importantes a ter em conta já que é importante que o painel de controlo seja fácil de usar para poder gerir e fazer alterações sempre que for necessário, sem ter de recorrer aos serviços técnicos. Deve ainda ter um serviço de auto-instalação de aplicações, muito útil para instalar o teu WordPress apenas com um clique.

 

Alojamento web seguro

Este é outro ponto muito importante a ter em conta. Um hosting que ofereça garantias de segurança é meio caminho andado para podermos dormir tranquilamente todas as noites e sabermos que no dia a seguir o nosso site ainda está online e a funcionar sem problemas.

 

Webhosting rápido

Outro aspecto muito importante para escolher o melhor alojamento web é saber se tem boa velocidade de carga. Nunca optes por servidores lentos porque isso é um dos factores com mais influência em termos de SEO.

 

Atendimento ao cliente de qualidade

Pensamos que este ponto é comum a todos quando contratamos um serviço mas nem sempre é assim. Recomendo que leias os comentários de outros clientes, que investigues um pouco sobre esse serviço e tenhas a certeza que a rapidez e a qualidade do serviço de atendimento ao cliente é boa.

 

Serviço 24 horas e em português

Um serviço de atendimento ao cliente em português 24 horas por dia e 7 dias por semana é outro ponto fundamental já que não sabes quando poderás vir a ter algum problema com o teu website e não te podes dar ao luxo de esperar até ao dia seguinte.

Imagina que de repente encontras o teu site offline, o que vais fazer?

Verifica se existe um número de telefone de atendimento ao cliente disponível 24 horas por dia, um chat online permanente ou um contacto por email.

 

Possibilidade de mudar de plano ou acrescentar outros serviços

Inicialmente esta opção não deverá ser muito necessária, mas aconselho a ter esta hipótese em consideração quando escolheres o teu servidor porque nunca sabes quanto poderá crescer o teu website e quando irá ser necessário ter melhores prestações, como por exemplo maior largura de banda, mais memória RAM, mais espaço em disco, etc. Se isso for necessário (e esperemos que sim), esta opção irá facilitar essas alterações.

 

Conclusão

Espero que este artigo tenha sido útil para entender o que é um alojamento web ou webhosting, quais os tipos de alojamento e as suas características para saber melhor como escolher qual o alojamento web mais adequado os teus projectos online, independentemente de ser um hosting gratuito ou pago.

Neste post pretendi mostrar que não é preciso ser um especialista nesta matéria para decidir qual é o servidor se adapta melhor às tuas necessidades. Basta saber qual o tipo de projecto que vais criar e verificar quais as características oferecidas por cada empresa de alojamento web, para depois ver quais se adaptam melhor às tuas necessidades.

No entanto, nunca te deixes influenciar apenas pelo preço. Sempre ouvi dizer que o barato sai caro. Há muitas empresas com planos muito económicos mas que depois é só problemas atrás de problemas. Cuidado com isso.

Qual o tipo de alojamento web que preferes? Hosting pago ou gratuito?

E já agora, que outros conselhos podes dar para escolher melhor a empresa de alojamento web ou webhosting?



2

4 Comentários

  1. Marco Ferreira
    Novembro 20, 2018
  2. Paulo António
    Novembro 20, 2018
  3. Paulo Santos
    Agosto 6, 2019

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.