nicho de mercado

Como encontrar um nicho de mercado



Para que um blog com menos tráfego do que os “tubarões” tenha êxito, é fundamental concentrar os seus esforços num grupo de visitantes especifico, cujas necessidades ainda não tenham sido cobertas por outros blogues, ou seja em encontrar um nicho de mercado.

Uma das vantagens dos blogues mais pequenos consiste na capacidade de centrar os seus esforços num tema ou nicho de mercado especifico e satisfazer as necessidades desses leitores através de novos produtos e serviços, diferentes dos que são oferecidos pela concorrência. Ao concentrar os esforços num segmento especifico, conseguem ser rentáveis e manter-se na luta contra os grandes blogues.

Falando em termos empresariais, um nicho de mercado define-se como um pedaço de mercado, cujos membros possuem características e necessidades semelhantes, as quais não estão totalmente cobertas pelas grandes empresas. Caracterizam-se por ter tamanho suficiente para gerar lucros, além de não contar com mais do que um ou dois concorrentes para satisfazer as necessidades. Além do mais, muitas vezes os anunciantes estão dispostos a pagar mais para apresentarem os seus anúncios, pelo que pode apresentar um bom CPC (custo por clique).

O problema que muitos blogues enfrentam é que ao escolher o seu nicho de mercado não encontram procura suficiente para o tema que abordam. Para encontrar um nicho de mercado minimamente rentável recomenda-se:

1. Investigar a procura: Se já tem uma ideia em mente, simplesmente comece por investigar porque as pessoas poderiam procurar esse tipo de produtos ou serviços. Para o efeito, fale com familiares, amigos e conhecidos; verifique através de fóruns, blogues e websites do mesmo tema (nicho). Identifique as características principais de um potencial consumidor.

Se não tem uma ideia específica, pode começar por averiguar quais são as principais falhas dos blogues já existentes para satisfazerem os seus leitores. É preciso saber ler nas entrelinhas para se poder fazer uma ideia do que poderá resultar num ideia rentável e que poderá ter êxito no futuro.

2. Estudar a concorrência: É fundamental identificar quantos blogues abordam o mesmo tema que você e se existe ainda espaço para outros. Para isso, recorra ao amigo Google, pesquise as palavras chave e veja quantos concorrentes existem. Por outra lado, é fundamental estudar como reagem os concorrentes e quais as barreiras que será necessário superar para ter êxito nesse nicho de mercado.

3. Certifique-se de que se trata de um nicho com procura suficiente e potencial: Ou seja, que seja rentável explorar e com rendimentos suficientes, seja AdSense ou programas de afiliados e que sejam capazes de assegurar uma procura constante no tempo.

4. Marketing: Uma vez encontrado esse nicho específico que pode tornar rentável um blog ou mesmo um negócio por internet, utilize ferramentas de marketing para atrair visitantes e potenciais compradores: Escolha a mensagem certa para captar os seus futuros visitantes.



Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.