Para promover o nosso blog e ter um melhor Pagerank são importantes os backlinks provenientes de sites .gov e .edu. Com o Google podemos encontrar rapidamente esses sites e conseguir backlinks para o nosso blog.
Toda a promoção de um blog implica o que é conhecido por SEO ou optimização para motores de busca, ou seja, de forma natural (sem sistemas pagos como o Google Adwords), tentar chegar à posição mais alta nos resultados quando alguém pesquisa por uma determinada palavra chave.
O SEO divide-se em duas vertentes, entre SEO On-page (ou optimização interna) e SEO Off-page (ou optimização externa), e é neste último item que se torna extremamente importante conseguir backlinks de outras páginas web que apontem para o nosso blog, dado que os principais motores de busca associam estes links a uma maior qualidade e relevância.
É importante que os backlinks sejam de qualidade, como os .gov e .edu, ou então backlinks em blogs com bom tráfego e/ou Pagerank elevado. No entanto, conseguir este tipo de backlinks sem fazer nada, ou seja, esperando que os outros blogs façam referência ao nosso blog ou a algum dos nossos artigos, é uma tarefa deveras complicada, devido principalmente ao excesso de informação existente na internet.
Como obter backlinks de sites .edu e .gov através do Google
Como já referimos, conseguir que alguém cite algum dos nossos artigos de um novo blog (supondo que o blog é novo), e que ainda por cima esse blog seja um .edu ou .gov é muito improvável, para não dizer quase impossível. Com efeito, apenas poderão reparar no nosso blog no caso de termos um conteúdo muito específico e com uma qualidade profissional (teses de doutoramento, investigações, etc.), ou então se publicarmos uma notícia de interesse antes de qualquer outro meio de comunicação o fazer.
Por outras palavras, teremos de ser nós próprios a criar esses backlinks .edu e .gov de forma manual, e para isso, devemos procurar encontrar blogs que permitam deixar um backlink através do Google. Para conseguir isso, iremos pesquisar no Google o seguinte:
site:edu inurl:blog “leave a comment” -“comments closed” -“you must be logged in to comment” “palavras chave”
O que significam estes comandos?
Em primeiro lugar, é importante digitar tudo de forma exacta, tal e qual como indicado acima (sinal menos incluído). No exemplo podemos também obter backlinks .gov, simplesmente trocando o “edu” por “gov”.
leave a comment: Com este comando estamos a dizer ao Google que pesquise por blogs com formulários para deixar comentários.
Comments closed: Com estas palavras estamos a dizer ao Google para não apresentar sites que não aceitam comentários.
you must be logged in to comment: O Google exclui dos resultados os blogs que obrigam a estar ligado e registado para comentar.
Palavras chave: Aqui devem ser colocadas as palavras chaves que pretendemos linkar. Por exemplo, se o seu blog fala sobre “maçãs maduras”, então essas seriam duas das keywords, da mesma forma que ao deixar um comentário num blog deve colocar como “Website” o seu blog e no “Nome” as keywords para as quais queremos linkar, neste caso “maçãs maduras”.
Desta forma, o Google interpreta que devem ser associadas as palavras chaves “maçãs maduras” ao seu blog.
E você que estratégias usa para conseguir backlinks?
Ok!
Vou colocar em prática estas dicas, sao excelentes..
Boas dias, o melhor é buscar blogs com dominio .gov e .edu porque google da uma certa prioridade nesses dominios.
Vamos que vamos a PR5
Shoppocos Classificados
Ola… ótimas informações
estou investindo em links .gov e .edu
obrigado pelas dicas!
muito util essa dica..
boa , vou colocar em pratica 3, 2 ,1 ….
Excelente dica. Abços.
haha adorei muito obrigado pelas as dicas meu site está fraquinho mas vou tentar fazer esse subir no momento ele se encontra na terceira pagina de buscas obg dicas de ouro sucesso cara
Ótima dica!!!
obrigado, esses comandos me ajudaram muito
Excelentes dicas.
Apesar de ser uma metodologia muito eficaz eu percebi que a maioria dos posts deixados necessitam de uma validação do administrador, claro, para evitar spam. Aproveito para deixar uma dica que tem funcionado. Leiam os posts antes de deixar o comentário, e façam um comentário relacionado ao post, caso contrário as chances de não aprovarem serão grandes. Um pouco de conhecimento em inglês e espanhol ajuda quando o site for gringo.
Parabéns pelo post!
Olá Anderson e obrigado pelo seu comentário.
Tem toda a razão no seu comentário. Se não se estiver a acrescentar nada de relevante ao conteúdo do artigo não faz qualquer sentido estar a comentar e o mais certo será não ter o comentário aprovado pela administração do site. No entanto, se for feito direitinho como você explicou não deverá haver qualquer problema em aprovar o comentário. Boa dica.
Essas técnicas não são banidas pelo Google?
Se seguirmos à letra as indicações do Google pode-se dizer que sim.
No entanto, se seguirmos tudo à letra, ou seja, apenas utilizarmos técnicas “white hat”, nem sequer podemos divulgar um link no Facebook porque também estaríamos a quebrar as regras do Google.
Mas para entender a dinâmica dos backlinks aconselho a dar uma vista de olhos a este artigo: https://dicasdinheiro.com/em-busca-do-backlink-perfeito-conselhos-para-obter-backlinks/
Penso que tudo tem de ser equilibrado, ou seja, não se deve abusar destas técnicas. No que me diz respeito sou mais pelas técnicas “grey hat”…
Já agora gostaria de acrescentar que estas técnicas não têm hoje em dia nenhuma importância (a menos que se seja citado no texto do artigo). Fazer comentários neste género de sites já não têm nenhuma relevância actualmente.
Bacana o post cara! Estou começando agora com SEO e pegar dicas assim e sempre muito legal!
Obrigado Thomas.
uma grande iniciativa
Muito bom! Obrigado!
Opa! Testando as dicas, obrigado!
parabéns pelo post e obrigado pelas dicas
Realmente a questão de fazer backlinks é muito dificil, mas com esses mecanismos de buscas avançadas irei colocar em prática e usando os sites com maior DA e PA. Muito obrigado pelas dicas
Parabens pelo post excelente artigo me ajudou muito
Adorei as dicas excelente,muito obrigado por compartilhar