como começar um blog

Como começar um blog: coisas que gostaria de ter sabido quando comecei no mundo dos blogs



como começar um blog

 

O blogging leva o seu tempo

Levo aproximadamente hora e meia a duas horas a escrever um post. Neste tempo tento documentar-se, escrever e procurar as fotos ideais. São posts cada vez mais completos porque quero realmente proporcionar alguma informação útil a quem está interessado nesta área. É por isso que o ritmo de publicações baixou deste que comecei até agora.

Dantes escrevia sobre um tema que tinha visto e achava interessante, dava a minha opinião publicava-o. Agora os conteúdos já são mais elaborados e com um cunho mais pessoal.

Se estás a começar nesta área, então recomendo que faças um planeamento de artigos com calma e sem obrigação de publicar dois ou três artigos por dia. Vais ter sempre mais tempo para publicar conteúdos relevantes porque poderás escrever sem pressão. Não te esqueças de guardar algum tempo para depois partilhar os conteúdos nas redes sociais.

 

Programa os artigos

Por outro lado há que ter algum cuidado com a procrastinação e com o adiar constante do que é preciso fazer. É preciso ter alguma disciplina, mas sem ficar com ansiedade a ponto de não conseguirmos fazer nada porque depois as coisas não fluem naturalmente e os conteúdos não saem à altura das nossas expectativas.

Usa um calendário e leva o tempo necessário para pensar nos teus conteúdos. Traça um plano de divulgação nos meios sociais e tenta viver mais relaxado programando os artigos. Quer o WordPress, quer o Blogger têm a opção de agendar artigos.

 

Sê original

É muito importante respeitar o conteúdo dos outros. Se vês alguma coisa que te agrada e apetece-te partilhá-lo, então verifica se não há restrições de direitos de autor. É provável que o autor desse conteúdo até goste de ver o seu trabalho reconhecido e partilhado com outras audiências, mas isso só irá acontecer se citares a fonte e deixares um link para o conteúdo original.

 

Um bom design é tão importante como escrever um bom artigo

É frequente não darmos muita importância ao design de um blog. Mas é preciso ver que um blog é como a nossa casa: imagina que entra um convidado em tua casa. Certamente que gostas de ter a casa arrumada, ou não? Se a tua casa, o teu blog, tem um design desordenado e com uma navegabilidade complicada, então será provável que os teus posts não recebam a atenção que merecem. O design é importante porque pode impedir a leitura de um conteúdo de qualidade. Pensa, por exemplo, num post cujo fundo é demasiado escuro ou com desenhos e uma tipografia a negro. Ninguém vai ter vontade de ler o post até ao fim. Ter um blog bonito e organizado não custa nada.

 

Conhece os teus vizinhos

Se queres deixar a tua marca na rede, então tens de conhecer os blogs que publicam conteúdos parecidos aos teus. Dessa forma podes ser mais original, criar novas conexões e até mesmo amizades. São relações que te poderão abrir portas e possibilitar novas oportunidades de negócio.

 

É provável que até já sejas um blogger com experiência. O que gostarias de ter sabido quando começaste o teu blog? E se estás a começar que dúvidas tens? Gostavas que escrevesse mais sobre este tema para saberes como resolver as tuas dúvidas sobre como começar um blog? Deixa as tuas questões na caixa de comentários.



2

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.