Como começar um blog de nicho sem dinheiro? Começando do zero

Podes ter-te interessado pelo mundo dos websites e também querer criar rendimentos com eles.
O problema surge quando mal temos poupanças e não podemos investir em coisas como conteúdo, backlinks, etc.
Deixem-me dizer-vos que todos aprendemos a rastejar primeiro e só depois nos conseguimos levantar. Imagino que muitos estarão sem emprego e sem dinheiro, mas terão tempo livre e desejo de viver com alguma liberdade através de projetos online.
Neste artigo quero dar-te algumas dicas se vais começar do zero com pouco investimento, para que possas encará-lo com a mentalidade certa e com algumas dicas sobre como eu o faria se tivesse de recomeçar.
Estás interessado? Vamos ao que interessa!
blog de nichos

É preciso ter dinheiro para criar o teu primeiro blog de nicho?

Se tens acompanhado os meus artigos já reparaste que investo em websites. Alguns poderão dizer que faço até carreira nesta área (o que não será bem assim). A verdade é que não esbanjo e meço bastante bem o dinheiro que invisto para que os nichos que crio comecem a ser rentáveis o mais rapidamente possível, e se algum falhar que a perda do investimento é pequena.
No entanto, nem sempre foi este o caso, se voltarmos a alguns anos atrás o dinheiro estava bem longe de ser abundante, mas tinha algum tempo livre.
Tens duas opções para criar o teu website; tempo para fazer tudo sozinho ou dinheiro para pagar a outras pessoas que o vão fazer por ti.

O que faria eu se tivesse de começar do zero?

Se eu acordasse amanhã e voltasse à estaca zero, sem dinheiro no banco e com muito tempo livre, provavelmente mudaria alguns dos erros que cometi no passado.
Por isso, vou dar-vos algumas dicas se eu recomeçar de novo para vos dar um ponto de vista diferente que vos possa ajudar no início da vossa viagem.
A primeira coisa a fazer resumiria em 3 pontos muito básicos e importantes:
  1. Se estou a trabalhar não deixaria o meu emprego até ter um rendimento estável com os meus nichos e pelo menos 2-3 websites diferentes se um cair numa atualização ou similar não ficar de “calças na mão”. Não compreendo porque é que muitas pessoas deixam o seu emprego para se aventurarem no mundo online sem terem a certeza do que vai correr bem. É preciso pisar sempre em segurança, cabeça antes do coração.
  2. Se não tenho ideia por onde começar, a melhor coisa a fazer é poupar onde puder e fazer um curso com pessoal conhecedor para aprender rapidamente de uma fonte confiável. Se começares a ler 20 blogs diferentes onde cada um diz uma coisa diferente, isso só te vai paralisar e trazer mais insegurança. Talvez valha a pena investir num bom curso pago, poupando assim meses de tentativa e erro. Eu, por exemplo, estou agora a começar a investir no mercado de valores, mas há demasiada informação que não sei se é boa ou má, pelo que estou a pensar comprar um curso a alguém conhecer da área, poupando muitos meses de pesquisa e provavelmente evitando perder dinheiro fazendo testes errados.
  3. Seria claro que estou a começar, estou a começar do zero e tenho poucos rendimentos para investir, por isso a coisa será lenta e durante os primeiros meses o meu objectivo seria mais focado na aprendizagem do que ganhar fortunas com o meu primeiro website. Provavelmente durante os primeiros 6 ou 12 meses estará a dar só trabalho, a menos que tenha tido um treino realmente bom, algo que por vezes é difícil de encontrar. O meu primeiro website foi um fracasso, mas permitiu-me ver como funcionava tudo antes de fazer o segundo com o qual comecei a ganhar algum dinheiro.
Quando tiveres estes 3 pontos esclarecidos, é tempo de ver as diferentes fases de criação de um website e algumas coisas que eu teria em conta.

1. Escolher um nicho de acordo com o meu nível

Devemos ser realistas, se acabamos de começar nesta área não podemos tentar cobrir mais do que somos capazes.
Somos novos e não temos muita ideia, devemos escolher um tema simples para começar, onde temos de lutar com o menor número possível de pessoas para aparecer entre os primeiros e se são pessoas do nosso nível de conhecimento, em vez de serem nichos muito concorridos.
Para começar no mundo dos nichos eu escolheria um dos dois tipos mais clássicos de monetização:
  1. Nichos de Afiliados da Amazon: são o tipo de web com que vai obter mais retorno por 1.000 visitas e têm um nível de entrada simples se estiver a começar, pois todos seguem o mesmo padrão.
  2. Nichos Adsense: São websites com conteúdo informativo que é relativamente fácil de obter muito tráfego e rentabilizar facilmente colocando anúncios no Google.
Existem outros métodos de monetização tais como Dropshipping, CPA, diferentes plataformas de afiliados, etc., mas são mais complicados quando estamos a começar, não sendo recomendável começar logo por este caminho.

2. Despesas iniciais

Já sabemos o tipo de website que vamos criar, temos um tema que gostamos e pensamos que é acessível ao nosso nível.
Chegou a altura de criar o website e aqui vêm algumas dúvidas:
1. TENHO DE GASTAR DINHEIRO NUM DOMÍNIO E NUM ALOJAMENTO? 
Sim, neste momento nunca deverá utilizar domínios gratuitos como www.oteuwebsite.wordpress.com ou www.oteuwebsite.blogger.com.
Para o teu website deves ter o teu próprio domínio e um alojamento pago onde o alojar, o domínio custa menos de 10 euros por ano.
O alojamento pode ser partilhado como o Hostgator para ir depois evoluindo consoante o projeto for andando.
No total, penso que se sai a menos de 10 euros por mês ambas as coisas, se não tiver dinheiro para pagar tens duas opções:
  1. Para de sair às sextas-feiras para umas cervejas com os amigos, não saias para jantar uma noite por semana ou leva uma sandes de casa para o trabalho em vez de almoçar no restaurante.
  2. Faz qualquer pequeno trabalho onde te dêem esse dinheiro para o pagar.
Quer tenhas 15 ou 50 anos de idade, quer vivas em Portugal, no Brasil ou nos Estados Unidos, podes receber 10 euros por mês sem qualquer problema se realmente quiseres. Quem não o fez é porque não quer realmente fazer esse pequeno sacrifício e esse tipo de pessoas nunca conseguirão nada.
2. PRECISO DE COMPRAR UM TEMPLATE PAGO, COMO MUITOS BLOGGERS RECOMENDAM?
Não, podes fazê-lo com qualquer modelo para começar.
Normalmente utilizo temas da Mytheshop, mas não é necessário. Neste momento não deves investir dinheiro se este não abunda, sendo melhor guardá-lo para outras acções na página.
Também não precisas de plugins pagos, podes fazer tudo com o editor visual do wordpress e plugins gratuitos e, assim que começares a gerar rendimentos. Podes considerar melhorar os teus processos e a forma como trabalhas com novos plugins, etc.
3. PRECISO DE COMPRAR FERRAMENTAS COMO AHREFS, SEMRUSH OU SIMILARES?
Há muitas ferramentas como Ahrefs, Keywordbox, Semrush ou similares.
São ferramentas muito importantes porque dão uma grande vantagem competitiva sobre as pessoas que não as utilizam, mas também tendem a ter um custo elevado.
Se estiveres a começar e não puderes pagar este tipo de ferramentas, há sempre uma opção que te permite experimentá-las durante alguns dias de graça ou por muito pouco dinheiro.
Recomenda-se que quando puderes pagar estas ferramentas, as utilizes ou partilhes com um amigo que também esteja a começar, pois elas ajudá-lo-ão a melhorar os teus websites e a encontrar melhores oportunidades.

3. Criação do website

Esta parte é onde tens de prestar mais atenção e dar o melhor de ti, quanto mais atenção prestares, melhores resultados obterás com o teu website.
Neste momento, deves fazer o seguite:
  1. Fazer uma análise de palavras-chave para ver o tipo de conteúdo que o teu website deve ter.
  2. Fazer um pequeno estudo em cada post para ver que informação cada um deve conter e o que os utilizadores procuram.

4. Escrever o conteúdo

Se não tivermos muito dinheiro para investir, temos de arregaçar as mangas e escrever todos os dias até termos terminado o nosso website.
A primeira página com a qual obtive rendimentos escrevi quase tudo sozinho durante o primeiro ano, quando começou a gerar dinheiro o que fiz foi contratar um escritor para me ajudar e pudemos acelerar o ritmo da publicação.
A melhor coisa a fazer é estabelecer um objectivo, por exemplo, escrever um artigo por dia ou durante o fim-de-semana escrever 4 artigos, e mantermo-nos fiéis a esse ritmo, aconteça o que acontecer, não desistas e continua a trabalhar mesmo que as semanas passem e o teu website ainda não tenha visitantes.
A coisa mais normal no mundo é acabarmos por ficar fartos de escrever artigos todos os dias e vemos que dificilmente as pessoas entram no site, mas à medida que os meses passam se fizermos tudo bem, veremos como cada vez mais pessoas começarão a entrar e o efeito bola de neve começará.

5. Conseguir backlinks para o teu site

O ponto final deste artigo e um dos mais importantes se quisermos que o nosso website tenha resultados o mais rapidamente possível.
Esta é a construção de links. Há quem invista milhares de euros por ano nas suas páginas para obter links da melhor qualidade possível, mas quando comecei, fiz tudo manualmente, contactando outros websites.
Tudo depende do assunto do teu site. Não é o mesmo que um site de informação onde outros sites podem estar mais dispostos a deixá-lo escrever um artigo no seu blogue do que se for um negócio online onde na maior parte do tempo não te ligarão nenhuma.
Há muitas maneiras de conseguir backlinks com diferentes estratégias, aqui deixo-vos alguns guias onde falam das mais utilizadas, muitas vezes coincidem, mas cada uma explica com diferentes dicas e maneiras de o fazer:
Com estes três guias terás muitas estratégias para começar. No meu caso o tema do guest post funcionou muito bem, mas depende muito do teu tema e do quanto trabalhaste no teu website para o tornar visualmente apelativo.

Conclusão

Em 2021 podes começar a ganhar dinheiro com websites a começar do zero e com pouco dinheiro, embora alguns de nós investam valores que podem parecer grandes, mas é porque têm muito outros projectos e delegam muito do trabalho que de outra forma seria impossível. Mas também porque têm um bons rendimentos, mas todos nós temos de começar do zero em algum momento.
O que tens de fazer se quiseres realmente consegui-lo é chegar ao trabalho hoje, deixar de passar o dia a ler blogs ou ver vídeos do youtube e começar agora. Não esperes mais porque o passo mais importante é sempre começar. Muitas pessoas permanecem num estado de aprendizagem permanente ao longo da vida.
Se tiveres quaisquer perguntas sobre nichos, podes deixá-las nos comentários abaixo, eu tentarei responderei assim que possível.

Um comentário

  1. Luis Rodriguez Abril 20, 2021

Deixa o teu comentário