valor de um blog

Como calcular o valor de um blog



Calcular o preço de venda de um blog é menos complicado do que possa parecer à primeira vista. As razões para vender um blog são normalmente a perda de motivação, falta de tempo ou quaisquer outros inconvenientes que não permitem continuar a blogar. Em certos casos (não muitos) a intenção inicial é mesmo criar um blog para vender depois.

Embora vender o blog seja uma boa opção se este estiver abandonado, há que ter em conta se haverá alguém interessado em comprá-lo uma vez que isso poderá não um bom investimento para ninguém.

valor de um blog

Quanto vale um blog?

Para o vendedor, um blog pode ter um valor emocional. Na maioria dos casos são investidas imensas de horas de trabalho na sua criação e gestão, e com a passagem do tempo vai-se ganhando algum carinho pelo projecto. Mas o comprador não valoriza isso. Em caso algum te irá pagar as horas de trabalho investidas.

No entanto, haverá alguns casos em que pode ser rentável criar um blog para o vender posteriormente por um valor elevado.

Mas afinal o que é que um comprador tem em conta quando pretende comprar um blog?

  • Rendimentos mensais recorrentes superiores a 50 euros por mês.
  • Mais de 1.000 pessoas registadas como subscritores no blog.
  • Antiguidade – mais de 3 anos indexado nos motores de busca.
  • Ter muitos backlinks de qualidade (p.ex. ligações de universidades ou jornais digitais).
  • Incluir um domínio genérico e “fácil” de posicionar nos resultados de pesquisa (p.ex. “carros.com”).
  • O blog está bem posicionado em várias palavras-chave de uso comercial (p.ex. “comprar sapatos”).

 

Faz algum sentido comprar um blog?

Um blog com apenas 100 visitas por mês não tem qualquer valor (para além do valor sentimental que tem para o vendedor). Mas até mesmo para chegar a esse número pode ser necessário investir algum tempo. Só que o teu tempo (neste caso) não tem valor. Mas nem sempre é preciso criar um blog do ponto zero. Uma boa opção é comprar um blog já existente para poder avançar mais rápido para a fase de crescimento. Mas para além do factor tempo existem outras razões para a compra de um blog:

  • Alta afinidade do meio com os próprios produtos e serviços que permitem chegar ao público-alvo de forma mais directa.
  • Aumento de cobertura na área temática como forma de melhorar o posicionamento nesse segmento e trabalhar a reputação online como blogger.
  • Serviço adicional para os clientes através da difusão de notícias sobre as suas empresas e produtos (mantendo sempre uma percentagem elevada conteúdos não comerciais).

 

Calculo do valor do blog se este já estiver a gerar rendimentos

Vamos falar sobre números. O cálculo do preço de venda de um blog pode ser muito parecido ao de qualquer empresa tradicional. Uma das fórmulas básicas multiplica o rendimento mensal x 24 meses. Noutros casos também se pode negociar 36, mas isso depende muito do interesse do comprador. Finalmente é o comprador que dá um valor de “mercado” e que decide com a sua oferta o que realmente vale o blog nesse momento.

Digamos que um blog tem um lucro líquido (depois de descontados todos os encargos) de 50 euros mensais. Um preço potencial de venda poderia ser 1.200 euros (50 euros x 24 meses). Os rendimentos podem vir dos anúncios online ou quaisquer outros tipos de produtos que sejam vendidos através do blog. O mais importante para o cálculo de valor de um blog são os rendimentos que este possa vir a ter para o novo proprietário.

 

Cálculo do preço de venda do blog se não existirem rendimentos recorrentes

Mas também no caso de não haver ainda rendimentos recorrentes é possível fazer uma estimativa do seu valor. Digamos que um blog tem 1.000 páginas vistas por dia. Com um novo design pode-se colocar 4 áreas para a publicidade. Isto dá-nos um número na ordem das 120.000 impressões publicitárias mensais (1.000 páginas vistas x 30 dias x 4 banners). Sendo um pouco optimista em relação ao rendimento que os anúncios podem ter, vamos estimar uns 0,50€ eCPM, o que representa 50 cêntimos por cada 1.000 impressões publicitárias (tão pouco é ser optimista? Sim, é verdade. Estou mesmo a ser optimista). Ora isto dá-nos uns 60 euros teóricos de rendimento por mês. Aplicando a formula anterior podemos ter um preço de venda na ordem dos 1.440 euros. Mas e dado que isto é uma estimativa, se fosse eu a comprar não faria uma primeira oferta superior a 700 euros.

 

Surpreendido? Tenho pena se pensavas que tinhas um blog que valia mais. Mas a realidade é esta.

Já alguma vez vendeste ou compraste um blog? Quais foram os critérios mais relevantes para calcular o preço de compra de um blog?



Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.