marketing online

Como aumentar o teu valor de mercado para encontrar trabalho com a ajuda do marketing online



Não percas o tempo a encher o teu currículo com coisas obsoletas. Concentra-te nestes três pilares se queres realmente aumentar o teu valor como profissional.

Actualmente ninguém é indispensável neste mundo, embora alguns o sejam mais do que outros. Tudo depende do valor que sejas capaz de acrescentar a uma empresa sempre que os seus interesses se sobreponham à tua oferta.

marketing onlineMuitos gostariam de trabalhar no fascinante mundo do marketing online. Apesar da maioria de nós ter consciência que as coisas não funcionam assim, ainda domina o sonho de trabalhar a partir de casa ou de qualquer praia do mundo, juntamente com a ideia que o dinheiro vai entrando na conta bancária mesmo quando estamos a dormir.

Até os menos românticos se sentem atraídos por esta área. Ter algo de nerd tornou-se subitamente atraente porque estar online é fazer parte do futuro e estar offline significa viver no passado. Mas também não é bem assim, todos o sabemos.

É verdade que todos os que trabalham nesta área são uns felizardos. É um grande privilégio poder fazer aquilo de que se gosta. A principal razão para conseguir entrar neste mundo está na criação de um valor de mercado através de diferentes factores. Na área da Internet devias trabalhar os 3 pilares seguintes.

 

Não pares de aprender e de fazer formação contínua

Tudo parte do conhecimento. O conhecimento é a moeda do novo século. Dado que o conhecimento está disponível para qualquer um, um factor adicional que pode marcar a diferença é a rapidez de assimilar novas informações, e mais importante ainda: conseguir colocá-las em prática.

Se fizeres as bem as coisas estás a aprender todos os dias algo de novo. Quer seja porque leste algum artigo, viste algum vídeo, ou porque fizeste algo que colocou os neurónios do teu cérebro em movimento.

Alguém irá querer contratar-te ou colaborar contigo porque sabes mais do que ele e/ou tens mais experiência dentro do campo que lhe interessa. O tempo vale ouro e é pago para atingir os objectivos o mais rápido possível.

 

Cria um blogue e uma comunidade em volta dele

O teu conhecimento pode servir como base para a criação de um blogue. Também pode ser um processo em paralelo. Significa que conforme fores aprendendo coisas novas as vais partilhando no teu espaço pessoal.

  • Marca pessoal: um possível benefício que obténs com a desenvolvimento de um blogue é a criação de uma marca pessoal dentro da temática onde vais publicando. Lembra-te que a reputação online não é um fim em si, mas a consequência de um bom trabalho. Antes de pôr as mãos à obra, pensa bem se uma marca pessoal é realmente um activo que precisas porque às vezes poderá vir a ser uma desvantagem.
  • Geração de tráfego: manter um fluxo contínuo de visitas no blogue significa poder dar-lhe visibilidade a qualquer nova iniciativa. Isto pode servir não só para ti, mas também para anunciantes, colaboradores ou empresas que te venham a contratar. Um blogue conhecido é um activo de peso. Eu pessoalmente daria preferência (em pé de igualdade entre pessoas com as mesmas qualificações) a alguém que tivesse um website que pudesse ajudar a lançar novos projectos.
  • Lista de subscritores: tirar o máximo proveito do tráfego de um website pode ser feito através da captação de novos subscritores. Desta forma dependes menos do Google e és capaz de gerar visitas de forma massiva (em função da quantidade de pessoas inscritas na tua lista) sempre e quando tu quiseres. Os subscritores são o activo mais valioso que qualquer blogueiro pode ter.

encontrar trabalho

Trabalha a tua rede de contactos online e offline

O teu valor de mercado aumenta igualmente através da quantidade e qualidade dos contactos que tiveres online e offline. Uma presença forte nas redes sociais com muitos seguidores (reais) é bom, mas no mundo offline é ainda melhor.

Não te concentres em encher o teu currículo com trabalhos desinteressantes em grandes empresas, mas que nada acrescentam de valor real. Muitas vezes trabalhar em empresas mais pequenas pode-te enriquecer mais a nível dos conhecimentos adquiridos e dos contactos que vais criando.

Os contactos que vais criando ao longo dos teus estudos ou da tua carreira profissional ajudam a aumentar o teu valor de mercado. No final, são as pessoas que acabam por ter mais influência sobre o sucesso ou sobre o fracasso, pelo que é sempre boa ideia manter um networking orientado para a obtenção de resultados a médio e longo prazo.



Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.