Como aumentar as vendas no YouTube sem anúncios

Conseguir ter milhares de subscritores no YouTube não é tarefa fácil, mas se há tanta gente a conseguir, também tu pode lá chegar. Hoje quero ensinar não só como podem conseguir mais subscritores, como também trago vários conselhos para que consigas aumentar as vendas no YouTube sem anúncios.
Claro que é possível, lembra-te que o YouTube é uma plataforma com uma comunidade muito fiel e se fores autêntico, consistente e planeares uma boa estratégia, os teus assinantes não hesitarão em comprar os teus produtos ou adquirir os teus serviços. Para isso, temos de optimizar o perfil e os vídeos, mas não te preocupes, não é nada que não possamos fazer.
Como aumentar as vendas no YouTube

Conteúdo estratégico para aumentar as vendas no YouTube

A primeira coisa que deves fazer para aumentar as vendas no YouTube sem anúncios é estabelecer uma estratégia, de forma a que o conteúdo faça sentido. Uma boa estratégia é a base para alcançar os vossos objetivos. Sem ela, estaríamos a dar passos e a fazer testes falsos para ver se funciona.
Quando tivermos uma estratégia clara e definida, concebida após um estudo e análise prévia, a margem de erro é menor, teremos muito mais hipóteses de sucesso e menos confusão ao levar a cabo as ações necessárias. Para desenvolver uma estratégia no YouTube, devemos considerar 2 pontos fundamentais:
  1. A quem nos dirigimos: a nossa buyer persona. Aquela pessoa específica que queremos que nos compre. Para tal, temos de avaliar não só quem é, mas que pesquisas faz, como pesquisa, se pesquisa diretamente no YouTube ou se pesquisa artigos onde podemos ligar o vídeo. Um estudo aprofundado do nosso cliente ideal irá poupar-nos muitas tentativas e erros.
  2. O que vão obter do nosso canal: não queres fazer apenas um “info-comercial” e colocá-lo no YouTube. Devemos educar o público. O YouTube é uma plataforma de entretenimento e conhecimento. As pessoas querem aprender enquanto assistem a um vídeo divertido.

Faz com que encontrem para aumentar as vendas no YouTube sem anúncios

Há duas maneiras de conseguir que as pessoas encontrem os nossos vídeos:
  • Optimização de motores de busca para o YouTube (SEO).
  • Visualização de grupos.
Uma boa optimização do nosso conteúdo irá posicionar-nos como uma das primeiras opções quando os utilizadores efetuam uma pesquisa. Isto significa que ganharemos uma maior vantagem sobre os nossos concorrentes, o que nos trará mais visibilidade. Dominar o SEO inclui compreender não só o que o público procura, mas também como te procuram. Identificar que palavras ou frases-chave estão a utilizar no YouTube e noutros motores de busca para encontrar respostas e depois criar vídeos com base nessas palavras e frases-chave ou utilizá-las para segmentar.
Nota: para isso podes usar a extensão “vidIQ” do Chrome, que te ajudará a saber quais as palavras-chave com maior liderança, menor competição, ranking de pesquisa e muitas mais opções para classificar os teus vídeos e optimizar o SEO de forma mais eficiente.
Quanto mais conteúdo criares, mais serás capaz de criar grupos de reprodução de temas semelhantes, de forma a que os utilizadores fiquem mais tempo a ver os vídeos e assim o YouTube poder confiar mais no teu conteúdo. Isto fará com que o YouTube saiba a quem mostrar os teus vídeos e o teu canal será recomendado às pessoas certas.

Chamada à ação para aumentar as vendas no YouTube sem anúncios

Para gerar leads no YouTube deves estar sempre em sintonia com o que o teu público procura no YouTube. Assim que começares a criar conteúdos que o teu público vai querer consumir, eis o que se segue.

Adiciona uma chamada para a ação no canal do YouTube

A primeira forma de começar a gerar potenciais clientes no canal YouTube é dar bom uso ao design do canal. O banner exibido no topo da página do canal, quando bem configurado pode ter ligações para o teu website e perfis sociais.
Usa um design que atraia a atenção e convide as pessoas a visitar o teu website. Se tiveres mais canais, faz sempre da sua página a protagonista, é aí que podes fazer a venda. Se não tiveres um website e pretendes vender através do WhatsApp ou outros meios de comunicação, faz com que este link se destaque.

Redireciona o teu público da forma correta

As chamadas à ação devem estar presentes nos vídeos, na descrição, no próprio vídeo e, se possível, no título. Se quiseres que vão à tua landing page para preencher um formulário ou diretamente à página de vendas, menciona-o exata e claramente no vídeo e não te esqueças de colocar o link na descrição.
Não coloques o link para o teu website, porque quando entrarem, terão de procurar onde se encontra o formulário ou a página de vendas. E lembra-te de o colocar no início da descrição, onde é mais visível.

Aumenta os teus comentários

Aqui vou dar-vos duas dicas, que podem parecer muito simples, mas que serão muito úteis. O primeiro é publicar um comentário com uma breve descrição e o link para o qual pretendes redirecionar os teus visitantes. E a segunda é, ao responder aos comentários, dar mais informações.
Não te limites a dizer obrigado, deves também convidá-los a continuar a ver os vídeos, a visitar as tuas redes sociais, blogue, website, produtos, etc.

Tirar o máximo partido dos Cartões do YouTube

Ao configurar o vídeo para ser carregado para o YouTube, adiciona outros vídeos relacionados com o que estás prestes a carregar, desta forma, vais manter as pessoas interessadas no teu canal. Quando fizeres a configuração, um pequeno ícone aparecerá no canto superior direito do vídeo.
Lembra-te que temos de conseguir que as pessoas passem tempo nos nossos vídeos para que o YouTube nos posicione melhor e recomende os nossos vídeos às pessoas certas.

Deixa o teu comentário