nicho de mercado

Como atrair mais tráfego para o seu blogue ou website



Tem um blogue, ou um site, mas não tem visitas? Então é tempo de fazer algo a esse respeito! Muitas pessoas são seduzidas pela ideia de que um negocio na Internet é o equivalente a ganhar dinheiro rapidamente. Entram nesta verdadeira “febre do ouro” do século XXI e depois ficam desiludidas ao descobrir que não é tão fácil assim ganhar dinheiro na Internet. As páginas dos seus sites acabam perdidas no deserto virtual da web. No entanto, existe remédio: Existem métodos provados para atrair tráfego para a sua página. Neste artigo partilho 4 estratégias efectivas que lhe poderão atrair muitas visitas e dar às suas páginas a visibilidade que ainda não tiveram.

Os negócios na Internet estão no auge. Não é de estranhar, já que oferecem um sem número de vantagens quando comparadas com qualquer outra alternativa offline:

– Um investimento inicial relativamente baixo

– A possibilidade de estabelecer-se a partir de casa

– Não existem limitações geográficas

– A possibilidade de alcançar todo o mercado global

– A possibilidade de estabelecer sistemas electrónicos de cobrança que permitem ganhar dinheiro 24 horas por dia

– Pode controlar a partir de qualquer lugar, apenas precisa de ter um computador e uma ligação à Internet

O facto de um site ser tão fácil de implementar também levou à ideia equivocada de que a Internet seja o grande boom do século XXI. Milhares de pessoas são seduzidas a “tentar a sua sorte” nesta febre do ouro moderna. As estatísticas demonstram que diariamente são criadas mais de 120.000 blogues e 80.000 domínios novos.

No entanto, os que realmente conseguem sobressair no mundo da Internet, são igualmente aqueles que como em qualquer outra área estão dispostos a trabalhar e a “suar” para que o seu negócio resulte.

Para ter êxito na Internet há que estar disposto a investir muito tempo, dinheiro e esforço, já que a Internet requer conhecimentos e habilidades que a grande maioria não possui.

Ainda assim, e apesar da curva de aprendizagem ser bastante abrupta, é bastante viável gerar rendimentos através de um simples computador ligado à Internet.

A primeira barreira é de índole tecnológica. Da mesma forma que se deve instalar uma loja ou oficina num negocio tradicional, há que ter uma plataforma virtual na qual se possam oferecer os nossos produtos e/ou serviços.

Uma vez superado o primeiro obstáculo, aproxima-se o segundo:

Como conseguir que essa página nova não esteja abandonada no deserto virtual da Internet?

Basicamente existem 2 alternativas para atrair visitas:

– Publicidade paga:

Traz visitas de boa qualidade à sua página e os resultados vêm-se a curto prazo.

– Publicidade gratuita:

Mostra resultados a médio prazo. É gratuita e muito efectiva.

Neste artigo quero mencionar 4 métodos gratuitos para atrair mais tráfego:

1. Um bom SEO:

SEO é a sigla para “Search Engine Optimization” ou “optimização para motores de busca”. Tem que ver com o posicionamento natural ou orgânico de um site e é o conjunto de técnicas e estratégias que se empregam para posicionar uma página web nas páginas de resultados de um motor de busca.

Se conseguir que o seu negocio online apareça na primeira página de um motor de pesquisa para um termo de pesquisa determinado, irá ser um tremendo beneficio para o seu negocio. O primeiro lugar no Google normalmente atrai 42% das visitas das pessoas que procuram informação nesse motor de pesquisa.

O SEO é um processo complexo que mostra resultados a médio prazo, mas realmente vale a pena pela qualidade das visitas que depois são dirigidas à nossa página.

2. Escrever artigos:

Uma das melhores formas de se dar a conhecer na web e de criar credibilidade é através de artigos que logo se enviem para diferentes directórios de artigos.

Desta forma, os artigos trabalham como verdadeiros “agentes secretos” 24 horas por dia, 7 dias por semana. São vistos por outras pessoas e publicados nos seus blogues e páginas web, atingindo-se assim uma difusão viral através da web. O efeito é de médio prazo, mas é bastante efectivo para conseguir atingir um bom posicionamento na web.

3. Escrever uma newsletter:

Enviar uma newsletter semanal aos seus subscritores com um bom conteúdo que realmente traz valor acrescido, irá fazer acontecer duas coisas:

A. Irá fazer crescer a sua credibilidade junto dos seus subscritores que assim irão ter mais confiança para lhe comprar produtos.

B. Os subscritores vão começar a partilhar a sua informação com os amigos e conhecidos. Cada vez que enviar uma nova newsletter, irá ver um auge no número de subscritores na sua página.

4. Entrevistar especialistas:

Na Internet, como em todas as áreas da vida, é importante o conceito bíblico de reconhecer a necessidade de trazer valor e de “semear” antes de poder ganhar algum beneficio ou poder “colher”.

A melhor forma de o fazer será entrevistando convidados especialistas no nicho de mercado do seu negocio na Internet.

Não estará apenas trazendo informação importante para os seus subscritores, mas também se está a expor aos seguidores desse dito especialista. Assim estará a alcançar um público cada vez maior com o seu negocio e este melhorará notavelmente o seu posicionamento na web.



Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.