velocidade de carregamento

Como a velocidade de carregamento de página melhora uma estratégia digital



velocidade de carregamentoA velocidade de carregamento de um website deve ser um dos factores que não podemos esquecer numa estratégia digital.

Controlar a velocidade de carregamento de um website é um ponto essencial para não ter uma taxa de rejeições elevada, e mais ainda quando o objectivo é aumentar a taxa de conversão dos visitantes.

O problema é que os usuários têm expectativas cada vez maiores, e esperam que os sites abram num segundo ou menos. Mas vamos ver quais os aspectos que podem influenciar uma boa estratégia digital.

 

Como influenciar a taxa de conversão

Os objectivos de um negócio dependem da capacidade de converter visitas em clientes. É preciso cuidar dos elementos visuais com chamadas para a acção, ter uma boa navegação e um bom design, pois são factores que contribuem para ter melhores taxas de conversão.

No entanto, não iremos conseguir ter os mesmos resultados se nos esquecermos da velocidade de carregamento do site, uma vez que corremos o risco dos nossos visitantes abandonarem o site antes sequer de terem visto alguma coisa.

 

Segundo o Kissmetrics:

1 segundo de atraso no tempo de carregamento resulta numa perda de 7% em conversão.

Mas se falarmos de tráfego móvel, a taxa de conversão aumenta 27% reduzindo o tempo de carregamento em 1 segundo.

 

Como influenciar o ROI

O ROI ou retorno do investimento, não é uma palavra na moda, mas é um dos factores chaves para a tomada de decisões de uma empresa. É o número que indica se um projecto vai ou não ter lucro.

Vejamos alguns dos exemplos sobre como a velocidade de carregamento pode afectar o ROI de uma empresa.

 

Amazon

Segundo a Fast Company:

A Amazon calcula que 1 segundo de atraso no carregamento pode custar até 1.6 mil milhões de dólares em vendas anuais.

 

Google

O Google também refere que atrasar a velocidade de carregamento em quatro décimas de segundo pode-se traduzir numa diminuição de 8 milhões no volume de pesquisas.

 

Como tem influência no SEO

Outro factor a considerar na optimização de um website é a velocidade de carga. Já em 2010 a Google anunciava que isto teria impacto nos rankings de pesquisa.

A velocidade pode não ser o foco principal dos esforços de SEO, mas ainda assim, devia ser um dos mais importantes, uma vez que pode ajudar a posicionar um site nas primeiras páginas de resultados e aumentar o tráfego orgânico.

 

Como influencia o tráfego móvel

A velocidade de carregamento de uma página no smartphone é mais importante do que nunca. Os hábitos de consumo mudaram e o usuário que navega através de dispositivos móveis precisa de velocidade e não pode esperar que as imagens ou o texto carreguem para poder decidir se vai comprar ou não.

Como seria de esperar, é muito importante para o Google o tempo de carregamento nos dispositivos móveis, pelo que já foi lançado há algum tempo o projecto AMP (Accelerate Mobile Pages), que consiste basicamente num código HTML reduzido e optimizado para dispositivos móveis.

 

Como controlar a velocidade do teu site

Estas são algumas ferramentas te irão ajudar a detectar se a tua página está a carregar bem e rapidamente, a verificar os erros e o que está a atrasar o carregamento da página.

 

Page Speed Insights

A ferramenta de velocidade de carga do Google é uma das mais completas. Podemos visualizar como é mostrada a nossa página através do computador e do smartphone. Para além disso, é dada uma pontuação de zero a cem a cada ponto analisado. São também bastante úteis os conselhos técnicos e os pontos-chave a optimizar. Não ignores os elementos a corrigir. É uma ferramenta gratuita.

 

GTMetrix

Se queres um diagnóstico da velocidade de carregamento do teu site com informação detalhada, então esta é a ferramenta ideal. Classifica a tua página de A a F, em função de diferentes factores (CSS, elementos Java Script, tamanho das imagens…) e da concorrência. É baseada na tecnologia de PageSpeed e Yahoo! YSlow. É também gratuita.

 

Monitis

Analisa de forma instantânea a velocidade de carregamento dos elementos que compõem a tua página em diferentes localizações pelo mundo: Europa, Estados Unidos e Asia. Também é grátis.

 

Woorank

Apresenta um interface simples e intuitivo. Permite realizar uma análise exaustiva da tua página em relação à concorrência e fornece um relatório com os principais aspectos técnicos, não apenas a nível de velocidade de carga. Também existe para ambientes móveis. É pago.

 

Pingdom

Uma das melhores ferramentas. Basta indicar o URL e irás obter um relatório sobre a velocidade de carregamento, o tamanho da página e uma valorização de zero a cem. Oferece dados como o tamanho e o tempo de carga. Também é pago.

 

Como vês, a velocidade de carregamento de um website influencia directamente a experiência do usuário, o que se traduz num maior ou menor número de conversões. Isto faz com que seja um dos principais factores para ter sucesso na internet.



Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.