Blogger ou WordPress? Qual a melhor opção para começar um blog?

Blogger ou WordPress? Qual a melhor opção para começar um blog?



Muito se tem escrito sobre o tema Blogger (o gestor de blogs do Google) e WordPress, que é um líder indiscutível neste segmento. Mas de qualquer forma, diga-se em abono da verdade que as duas plataformas são excelentes para todos quantos se pretendem iniciar no mundo dos blogs e de quem pretende ganhar dinheiro na net. Foi principalmente com estas plataformas que os utilizadores da Internet tiveram finalmente a oportunidade de criar os seus próprios espaços de expressão, comunicação, difusão de pensamento e de dar a conhecer novas ideias (para além de ganhar dinheiro).

Um principiante pode aprender facilmente como utilizar tanto o Blogger como o WordPress, independentemente do seu nível de conhecimento no uso destas tecnologias. É certo que o Blogger difundiu melhor a ideia de que é possível criar um blog em 3 passos (e é realmente assim). Deve então optar por uma destas duas plataformas para começar o seu novo blog. Se nunca instalou um script e não faz a mínima ideia como instalar o WordPress, a opção certa é o Blogger, mas se tiver já algum conhecimento técnico, a opção certa é indubitavelmente o WordPress, em minha opinião (há literalmente milhares de tutoriais que ensinam a instalar o WordPress).

A vantagem do Blogger perante o WordPress é ser o filho mimado do Google e os seus conteúdos serem indexados mais rapidamente. Os seus domínios são muito conhecidos (“onomedoseublog.blogspot.pt”) e não é necessário pagar pelo alojamento e pelo nome do domínio. O aspecto negativo é não ser possível ser personalizado tanto como o WordPress e isso é uma óbvia limitação quando se quer criar algo maior.

A vantagem do WordPress é ter milhares de plugins para instalar (seo, artigos relacionados, publicidade, etc.) e o seu código é realmente fácil de alterar, bastando ter alguns conhecimentos de HTML e CSS para criar ou modificar um tema ao nosso gosto ou necessidade. Tem milhares de temas gratuitos e pagos, e imensos recursos gratuitos que ajudam a melhorar qualquer blog, apenas a dois cliques de distância.



Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.