Bancos de imagens grátis e pagas para usar no teu projeto online

Se estás aqui à procura de informações sobre bancos de imagens grátis, é porque já te apercebeste da importância das fotografias na tua página para dar uma imagem mais profissional do teu trabalho.
O teu website é exatamente o mesmo que uma loja aberta 24 horas por dia ao público e se alguém passar pelo teu negócio e vir uma fachada feia e desarrumada, provavelmente nem sequer considerará entrar para comprar alguma coisa.
Bem, isto é a mesma coisa: tens de selecionar bem as imagens que vais utilizar no teu projeto web, porque elas vão dar-te uma imagem profissional e séria. Por isso e graças a este post, vais conhecer alguns sites para as encontrar.
Antes de vos apresentar os melhores bancos de imagens gratuitos e pagos, quero explicar quais são os principais benefícios da utilização de fotografias profissionais e de qualidade no vosso projeto online:
  • Estás a mostrar uma boa presença online. Se utilizares imagens pixelizadas, de má qualidade e de baixa qualidade, isso vai assustar os visitantes.
  • Dás uma imagem profissional quando um potencial cliente visitar o teu website.
  • É mais provável obter leads, subscritores e clientes através do teu site, o que se traduz em fiabilidade, marca pessoal e aumento das vendas.
Depois disto, terás de ter em conta que existem bancos de imagens gratuitos e pagos. Portanto, é provável que se utilizares fotografias de bancos livres de royalties, estas também serão utilizadas por outros websites ou bloggers nas suas páginas, e algumas poderão mesmo ser repetidas, dando pouca originalidade.
Dependendo do tipo de projeto e das expectativas que tens nele, pode ser uma boa ideia comprar algumas imagens de bancos de fotografias pagos.
O que não é nada mau, porque desta forma poderás diferenciar-te da concorrência e não terás de pagar valores exorbitantes, pois estes portais têm ofertas e pacotes interessantes.
Finalmente, antes de começarmos, uma boa alternativa seria o Canva, porque na sua versão paga tem um enorme banco de imagens.
bancos de imagens

Tipos de Licenças de Imagem

Depois de teres compreendido os principais prós e contras da utilização de imagens de stock gratuitas e pagas, tens de compreender que existem diferentes tipos de licenças para utilizar essas imagens, uma vez que na rede vais encontrar fotografias livres de direitos de autor e outras com direitos de autor.
Em resumo, quero mostrar-vos o que são estes tipos:
  • Imagens em que o autor dá autorização por escrito.
  • Imagens que têm uma Licença Creative Commons que lhe permite fazê-lo.
  • Imagens de primeira qualidade pagas.
Quando vês imagens com a categoria “Creative Commons“, significa que são fotografias que podes utilizar livremente no seu projeto, mas tendo em conta os limites de utilização que estabeleceste por defeito.
Por conseguinte, podes utilizar o seguinte tipo de imagens:
  1. Todos aquelas em que o autor te tenha dado autorização por escrito. Não importa o formato da imagem. O importante é que o possas provar no caso de uma futura reclamação por parte do proprietário.
  2. Aqueles que têm a classificação de licença Creative Common CC0; isto é, uma licença de domínio público: Sem Direitos Reservados, que podes utilizar livremente no teu projeto web.
  3. Imagens Premium, que são aquelas que se podem adquirir em bancos de de imagem especializados e pago, que veremos mais tarde, um a um.
Agora, vou dizer-te nesta secção quais são os melhores bancos de imagens gratuitos que podes utilizar para começar a descarregar fotografias de alta qualidade para o teu negócio digital.
Vamos começar?

Bancos de imagens grátis

Pixabay

O Pixabay é um dos melhores sites de imagens grátis que podemos encontrar na Internet para obter fotografias profissionais de alta qualidade para utilizar no nosso site.
É um portal online que está em várias línguas, uma das quais é o português, e para além de podermos descarregar imagens, também podemos descarregar ilustrações, vectores e vídeos.
Com a grande maioria dos recursos não é necessário nomear o autor, basta olhar antes se é uma licença CC0, ou seja, se pode utilizá-la gratuitamente para uso comercial e se não precisa de reconhecimento.
Esta é sem dúvida uma das melhores opções que podemos optar por descarregar imagens de alta qualidade grátis para utilizar no nosso projeto online.

Pexels

Pexels é outro portal onde também podemos descarregar uma quantidade quase ilimitada de imagens.
Todas as fotos podem ser utilizadas gratuitamente para uso comercial e não comercial.
A atribuição não é obrigatória. Não é necessário dar crédito ao fotógrafo ou ao Pexels, mas é sempre apreciado.
Pode editar as fotografias. Seja criativo e edite as fotografias como quiser.
Além disso, na homepage, existe uma compilação dos melhores fotógrafos, pelo que tem acesso às melhores imagens tiradas por estes profissionais.
Pode também ver as fotos mais populares, pesquisar por categoria e até descarregar vídeos para usar no teu website.

Unplash

Unplash é outro fornecedor gratuito de imagens, neste caso em inglês, onde pode descarregar imagens de alta resolução, ordenadas por “Coleções“.
Da mesma forma, todas as fotos podem ser utilizadas gratuitamente, quer seja para fins comerciais ou não-comerciais. Não é necessário pedir permissão ou nomear o fotógrafo.
Pode também descarregar as imagens noutra secção da sua página inicial: “Explorar“, por diferentes categorias: comercial, natureza, mulheres, tecnologia, alimentação, viagens, etc.
Outro banco de imagens gratuito alternativo e muito bom a ter em conta.

Flickr

Outro dos grandes portais web em português que podemos encontrar para descarregar imagens grátis é o Flickr.
Para além disso, outra característica interessante desta plataforma é poderes registar-te para guardares as suas próprias fotos para partilhar com a comunidade de fotógrafos que fazem parte deste website. Assim, para além de procurar imagens que desejas publicar na tua própria conta, este é o seu lugar para te dares a conhecer.
Naturalmente, terás de ter em conta a opção de descarregar imagens com a licença Creative Commons CC0 se as vais utilizar no teu website.

Gratisography

Gratisography é um dos portais online mais particulares onde podes descarregar imagens grátis, uma vez que atrai muita atenção, especialmente se estiveres à procura das composições mais criativas, originais e abstratas.
Permite a pesquisa de fotos por categorias.
E também, podes descarregar as imagens sem teres de te registar e utilizá-las no teu projeto online, como especificado no seu regulamento.

Freerange

Freerange é um portal em inglês para descarregar imagens gratuitamente sem necessidade de atribuição. Também podes contribuir carregando as tuas próprias fotos para obter rendimentos através da publicidade do Adsense. Podes ver a sua política aqui.
Na página inicial, podes encontrar fotos de qualidade, graças ao sistema de pesquisa que permite escolher entre fotos e ilustrações, e também encontrar imagens através dos blocos principais (novas fotografias, populares ou por categoria).
Para descarregar as fotos, terás de te registar no website com antecedência, e depois podes escolher entre ser membro ou contribuinte como fotógrafo.

StockSnap.io

StockSnap.io é outro motor de pesquisa de imagens gratuito muito poderoso, com muitas fotos profissionais que podemos utilizar livremente no nosso projeto, uma vez que são regidas pela licença Creative Commons CC0.
O website permite-nos explorar imagens precisas no motor de busca ou através das principais categorias disponíveis (negócios, natureza, pessoas, design, viagens…). Podes ver todas as fotos ou escolher a que quiseres na secção “Tendências”.
Tem também uma série de filtros para encontrares uma nova foto ideal; assim podes filtrar pela maioria das visualizações, mais descargas, favoritos, por datas, etc.

Imagens do Google

Quem não conhece o famoso motor de pesquisa de imagens do Google?
É ótimo para descarregar imagens gratuitamente, mas é preciso ter cuidado, pois é preciso ter em conta a atribuição de cada uma delas.
Aqui fica um pequeno resumo do que podes encontrar neste motor de busca:
  • Marcado para reutilização com modificações: Podes utilizar estas imagens como quiseres e também podes fazer modificações.
  • Marcadas para reutilização: Utiliza estas imagens tal como as descarregas mas ão as podes modificar.
  • Marcado para reutilização não-comercial com modificações: As imagens descarregadas com esta opção, podem ser livremente utilizadas e modificadas, mas não podem ser utilizadas para fins comerciais.
  • Marcado para reutilização não-comercial: Podes usar estas imagens  tal como foram descarregadas, mas não para uso comercial.
Uma vez conhecendo quais são os direitos de utilização das imagens que vais descarregar a partir do Google, vais certamente tirar melhor proveito desta plataforma para o teu projeto digital.

Freepik

Freepik é uma plataforma a ter em conta para descarregar imagens gratuitas pois tem um grande número de fotos. Está em espanhol e é simples de navegar.
Também podes descarregar vectores, fotografias de stock, PSD e ícones gratuitos para utilizar no teu website.
Para além do motor de busca principal, tens um browser muito poderoso para encontrar qualquer formato que necessites, o qual divide cada secção ao máximo, e um filtro muito poderoso na barra lateral direita que permite procurar imagens mesmo por cor.

Pik Wizard

Pik Wizard é um novo portal de imagens que permite descarregar imagens fantásticas gratuitamente sem a necessidade de te registares no website.
Tal como acontece com outros fornecedores como o Pixabay, quando pretendemos descarregar uma imagem, esta diz-lhe exatamente necessita de atribuição ou se pode ser utilizada para fins comerciais.
Recomendo que guardes esta página nos teus favoritos, porque tem uma grande galeria de imagens, especialmente de pessoas, que não é tão fácil de encontrar para usar livremente.

Os melhores bancos de imagem Premium

Bem, já vimos a lista dos maiores e mais conhecidos bancos de imagens gratuitos; por isso agora vamos ver, um a um, quais são os melhores bancos de imagens premium que podes utilizar para pesquisar fotos exclusivas com uma qualidade profissional.
Vamos lá!

Adobe Stock

Adobe Stock é uma das melhores plataformas onde podes descarregar imagens pagas para o teu website criadas pela malta da Adobe: sim, os criadores do Photoshop.
Podes facilmente encontrar fotos por categoria, mas também podes pesquisar vídeos, modelos e Desenhos 3D.
Tem também a opção de experimentar um download gratuito de 10 imagens.
O melhor desta plataforma é estar totalmente preparada para trabalhar com aplicações Adobe Creative Cloud, e assim podes optar por diferentes planos de preços.

Shutterstock

Shutterstock é outro dos melhores portais para descarregar imagens premium.
Podes escolher entre mais de 247 milhões de fotografias pagas, vectores, ilustrações, vídeos e faixas de música para utilizar no teu projeto digital.
Além disso, tem a opção de personalizar as imagens que descarregas, tudo graças ao poderoso editor on-line, o que te permitirá fazer modificações ao teu gosto.

iStock

iStock é um fornecedor de fotografias e vectores que faz parte da Getty Images. Aqui podes encontrar um número quase infinito de imagens profissionais e de qualidade para o teu website.
Esta plataforma tem uma funcionalidade muito interessante, uma vez que permite criar “Placas” para guardar as imagens e videoclipes favoritos que vais vendo.
Para pôr as mãos nestes materiais, podes escolher qualquer uma das suas múltiplas opções de preços.

123RF

123RF é outra opção poderosa para adquirir imagens premium de alta qualidade para o teu projeto digital.
Tem milhões de fotos, vídeos e áudios bem separados em categorias, e com preços muito mais baratos do que a concorrência.

CanStockPhoto

Outra alternativa a considerar é o CanStockPhoto.
Este portal online tem mais de 42 milhões de fotos profissionais a um preço que é também bastante acessível em comparação com outras plataformas, tais como o 123RF.
Além disso, se subscreveres o website, podes ter um download gratuito todas as semanas e aceder a descontos quando comprares créditos.

Dreamstime

Uma opção muito interessante, com mais de 91 milhões de recursos para download premium é a Dreamstime, que já conta com 23 milhões de utilizadores.
Podes comprar tudo, desde imagens de stock a vídeos, vectores e áudios.
Além disso, o portal está em diferentes línguas, pelo que podemos facilmente colocá-lo em português para o tornar ainda mais utilizável.
Os preços são bastante competitivos e têm também imagens gratuitas com a licença Creative Commons CC0.

Gettyimages

Outro fornecedor online que oferece uma vasta gama de imagens de stock premium para descarregar para o teu projecto online é a Gettyimages.
Este portal oferece diferentes planos de compra de acordo com as necessidades do utilizador, embora não seja o mais barato, mas os materiais são muito profissionais.
Para além de fotos, têm vídeos de alta resolução 4k, o que torna bastante interessante a inserção de materiais de alta qualidade no teu projeto online.
Vale também a pena mencionar o método de filtragem das imagens ou vídeos que procuramos, o que torna a vida muito mais fácil.

Depositphotos

Depositphotos é um grande portal de fotos e imagens vectoriais onde podes escolher entre mais de 80 milhões de imagens e vídeos de alta qualidade.
Têm um plano flexível que podes tentar por $29 por mês, e que inclui o download de 30 imagens e vectores, e por $1 a mais por cada imagem adicional.
Acrescenta também que tem um filtro bastante trabalhado que nos permite encontrar fotografias e vectores por categoria, cores, tamanho e orientação da imagem, e até filtrar por tipo de pessoas (idade, sexo e etnia). Uau!

500px

500px é uma plataforma online em inglês, com uma grande comunidade por detrás, que oferece milhões de imagens profissionais de muito alta qualidade.
Podes filtrar as pesquisas pelas principais categorias estabelecidas na página inicial (pessoas, paisagens, natureza, cidade e animais).
Parece que agora o mercado da 500px está fechado, pois pertence à Getty Images e VCG; portanto, a partir de agora, se quiseres comprar as suas incríveis imagens, terás de passar por estes portais, como explicam aqui.

Pond5

Finalmente, quero apresentar este portal onde podemos escolher a nossa língua, que tem muito conteúdo premium para além de fotografias, como por exemplo vectores, ilustrações, maquetas, sons, modelos 3D e os últimos vídeos em 4k e 360VR.
Pond5 é uma excelente opção se quiseres inserir conteúdo de alta qualidade no teu website ou blog.
Tem dois planos principais de adesão, com um preço mensal e um anual.

Conclusões finais

Como podes ver, dependendo do tipo de imagens que pretendes implementar no teu projeto online, podes escolher uma ou outra, uma vez que tem muitas possibilidades.
E certamente há muitos outros bancos de imagens de imagens gratuitas e pagas, mas neste post quis fazer uma compilação do melhor que se pode encontrar na rede.
Se queres ser original e não queres ver imagens repetidas que são descarregadas gratuitamente em outros blogs para além dos teus, então tens de pensar em comprar um pacote de imagens premium…
O bom das fotos pagas é que estão muito bem segmentadas, pelo que não terás problemas em encontrar uma imagem profissional de alta qualidade para o teu website ou blogue.
Por outro lado, se decidires utilizar apenas imagens gratuitas, lembra-te de olhar com muito cuidado para o tipo de licença para não receberes uma queixa por infração de direitos de imagem.
No final, cabe-te a ti decidir se queres utilizar imagens gratuitas ou de alta qualidade no teu negócio digital; há muitos recursos.
E quanto a ti, utilizas um banco de imagens específico nos teus projetos?
Quer partilhá-lo connosco?

Deixa o teu comentário