palavras-chave long tail

As palavras-chave long tail são a chave para posicionar bem os teus artigos



palavras-chave long tailHá quem pense que o SEO perdeu importância depois da aplicação dos últimos algoritmos do Google, mas se pensarmos bem, é algo que continua a ser importante porque as pessoas pesquisam os temas através de palavras-chave nos motores de busca.

 

Palavras-chave Long Tail

As grandes empresas podem dar-se ao luxo de trabalhar com palavras-chave genéricas ou principais. Eles dispõem de recursos para poder optimizar as suas páginas on e off page, mas com essas palavras a concorrência é muito grande e é muito difícil para nós conseguir disputar os primeiros lugares nos resultados de pesquisa do Google.

Um dado a ter em conta é que as palavras-chave geram aproximadamente 70% do tráfego de pesquisa.

Uma estratégia que pode funcionar bem, se tivermos alguma paciência, é a usar palavras-chave mais longas, as denominadas palavras long tail que incluem pelo menos três palavras. Isso permite-nos conseguir bons resultados mais facilmente.

 

Como trabalhar com palavras-chave long tail

Não basta começar a escrever artigos sem um rumo definido. Em primeiro lugar devemos fazer um estudo prévio. Tens de ser capaz de definir o tipo de conteúdo com que vais trabalhar e de saber os objectivos a atingir com os artigos que fores escrevendo.

Há que ter em conta algo que em princípio pode não parecer importante: os usuários gostam que os seus termos de pesquisa estejam reflectidos nos posts.

Começa por investigar quais serão as palavras-chave que vais utilizar. Para isso tens várias ferramentas apropriadas, como por exemplo o próprio planeador de palavras-chave do Google. Depois podemos trabalhar as palavras fornecidas pelo Google com outras ferramentas tipo ubersuggest.

Assim podemos passar de uma palavra-chave demasiado genérica, como por exemplo “dieta paleo” para outra long tail com a qual conseguirás ser muito mais específico e posicionar-te muito melhor tipo “dieta paleo ganhar massa muscular“.

Agora apenas tens de começar a escrever um título enriquecido com a tua palavra-chave. Para além disso, deves ter em conta que não é apenas o Google a utilizar palavras-chave em questões de busca e posicionamento: O Facebook, YouTube e as principais redes sociais também o fazem.

Deves ter em conta duas coisas fundamentais. A primeira é que os resultados das tácticas de SEO não são imediatos e precisam pelo menos de 6 meses para ser algum resultado. A outra é algo que o Google gosta, e que também nós devíamos valorizar, ou seja a experiência do usuário.



Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.